Cuidado com a Criação



ID: 2691

GT Resíduo Zero realiza reunião on-line com participação de representantes do GT Juventudes & Justiça Ambiental

Durante reunião, foram partilhadas experiências vivenciadas na campanha “Juventudes & Justiça Ambiental”

29/09/2022

No dia 26 de setembro, se reuniu novamente o Grupo de Trabalho que tem se dedicado, desde que a moção foi aprovada em assembleia Sinodal em maio, a realizar e executar um plano que promova a redução de geração de resíduos em eventos do Sínodo. O GT agora se intitula como “Resíduo Zero”. A definição do novo nome aconteceu na reunião anterior, a partir de uma sugestão do Sr. Johannes Gerlach, membro do programa ambiental “Galo Verde” do Sínodo Vale do Itajaí, que auxiliou o grupo a respeito da condução e do andamento do projeto.

A reunião contou com a participação dos jovens Bárbara Venturini (Sínodo Rio Paraná) e Natan Schumann (Sínodo Rio dos Sinos), integrantes do GT da campanha “Juventudes & Justiça Ambiental”, que compartilharam um pouco sobre suas experiências no trabalho e de seu conhecimento como pessoas jovens no movimento ecológico.

Bárbara compartilhou que foram meses de trabalho até que se iniciou a divulgação de uma campanha; colocou ainda que antes de ter um lançamento, há muito estudo e uma busca por conhecimento. Também levou ao grupo o questionamento: “O que são resíduos? Como os reduzimos a zero?”, que instiga a buscar conhecer o que será trabalhado antes de colocar tarefas em prática.

Natan iniciou sua fala comentando sobre o quão polêmica a questão ambiental é, e como as ações propostas impactam as pessoas. Também trouxe a ideia de sempre partilhar a palavra de Deus junto das ações que serão executadas. Ele destacou que é importante trabalhar o que a palavra de Deus nos ensina em ações práticas.

Bárbara também foi perguntada sobre sua experiência em um evento da Federação Luterana Mundial (FLM), que ocorreu em El Salvador com a temática “Justiça ambiental”, juntamente às Igrejas Luteranas da América Latina e da Zona Caribenha. Ela compartilhou que o evento proporcionou identificação e surpresa, pois comentou que normalmente se pensa que não há grande alcance e possibilidades com o trabalho executado, mas se percebe, então, que está se iniciando um possível movimento que virá a se tornar grande. Também comentou sobre a possibilidade de parcerias com associações e cooperativas que trabalham coleta e trabalho criativo com os resíduos gerados, como, por exemplo: associações que recolhem óleo para fazer sabão e associações que criam itens de decoração a partir de materiais reciclados. Natan complementou a oportunidade de renda que os resíduos geram para as comunidades e para cooperativas que buscam trabalhar essa questão ambiental.

Natan também comentou como as ações práticas criam momentos especiais ao reunir as pessoas, pois é uma forma de se engajarem e trabalharem juntos em uma missão importante. Bárbara complementou, comentando a importância de trabalhar a missão de Deus juntamente à justiça climática, pois quando se pensa na missão de Deus, nos colocamos como cocriadores da natureza. Ela relembrou a importância da abordagem na hora de explicar e influenciar pessoas a aderirem a ideia de conscientização, e como a ideia bíblico-teológica é interessante, pois ressalta então a ideia inicial da palavra de Deus. Para finalizar a reunião, o GT definiu quais os próximos passos a serem dados para a continuidade da tarefa dada ao GT, conforme a moção aprovada.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br