Cuidado com a Criação



ID: 2691

Pentecostes e Meio Ambiente!

02/06/2022

 

“No começo, Deus criou os céus e a terra. O Espírito de Deus se movia por cima das águas” (Gênesis 1.1-2). Em 2022, o Dia Mundial do Meio Ambiente coincide com o Domingo de Pentecostes. As datas têm sua importância não somente no calendário cristão, mas também no propósito de Deus para e por nós. Não devemos ignorar que o cuidado com o meio ambiente é uma ação do próprio Espirito Santo a se mover em nós falando numa só linguagem, o amor. Sim! É o amor do Deus que criou todas as coisas em perfeita harmonia, para que todos os seres vivos tenham vida em abundância. Isso quer dizer que Deus colocou cada planta em sua região específica para produzir alimento, remédio, abrigo e sombra. Determinada planta pode crescer e se multiplicar em um lugar, contudo não consegue viver e produzir sementes alguns metros acima de sua altitude ou fora do seu ambiente natural. O mesmo acontece com os animais, de tal forma que muitos acabam em risco de extinção. Tal é a natureza que - com tantos detalhes, caprichos e belezas - somente revela que Deus é extremamente amoroso e preocupado com “todos” os seres vivos. Nenhum ser humano será capaz de recriá-la com tanto equilíbrio e perfeição. Um amor tão imenso - que cria tudo pensando em seus filhos, suprindo todas as necessidades para nos alimentar e abrigar, preocupando-se com o nosso corpo, mente e espírito no passado, no presente e no futuro - não pode ser ignorado ao nos apossarmos destes recursos naturais sem darmos a devida atenção à ecologia, com o zelo e proteção de tudo que nos é disponibilizado para sobrevivermos. Em Pentecostes, lembramos que Deus uniu todas as nações num só entendimento. Ou seja, o reconhecimento do seu amor profundo. Tal amor que nos une e fortalece em volta de Jesus é o mesmo amor que nos une também em torno da criação. Tal amor nos desafia a falar a todos da gratidão, do cuidado, da proteção do Criador e, ao mesmo tempo, pedir cuidado pelos seres criados. Então, a vinda do Espírito Santo aponta à questão ambiental, onde numa única língua e entendimento declaramos que Deus nos presenteou com a natureza criada por sua voz e mão e por ela somos responsáveis.

Com o Grupo Anima de São Leopoldo, “Como é Bonito, Senhor”.
 


Autor(a): Carla de Conto Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Sustentabilidade / Nível: Sustentabilidade - Justiça socioambiental
Testamento: Antigo / Livro: Gênesis / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 2
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 67195

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um coração puro é aquele que observa e pondera o que Deus diz e substitui os seus próprios pensamentos pela Palavra de Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br