Sínodo Vale do Itajaí



Rua Theodor Kleine , 46 (1º andar) - Fortaleza
CEP 89060-070 - Blumenau /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3322-1364 | (47) 9965-13000 | (47) 3222-3067
secretaria@sinodovaledoitajai.com.br
ID: 21

A boa nova do menino Jesus

14/12/2006

 

Não vamos permitir que a correria de final de ano
nos roube o tempo para meditar sobre a boa nova do menino Jesus.


“O povo que andava em trevas viu grande luz., e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. Porque Tu quebraste o jugo que pesava sobre eles... porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os Seus ombros; e o Seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Isaías 9.2,4a e 6.


O profeta Isaías fala da diferença que a vinda de Jesus produz na vida de cada pessoa. Todos os anos comemoramos o Natal. E parece que cada vez mais rapidamente, pois, quando nos damos conta, já é, novamente, Natal. Ainda bem que há a época do Advento, um período de preparação para essa data de significado tão importante para a fé cristã. O período de Advento quer preparar nosso coração e mente para receber a visita de Jesus em nossa vida. Não vamos permitir que a correria de final de ano nos roube o tempo para meditar sobre a boa nova do menino Jesus.


A visita de Jesus ao nosso mundo produziu a diferença entre a morte e a vida, entre o caos e a esperança, entre a tristeza e a alegria. Vamos abrir a porta de nossa vida, a porta de nosso coração para a visita de Jesus. Deus visitou o mundo através de Seu Filho Jesus Cristo. Deus não é um Deus distante e oculto, mas próximo, que se tornou humano para viver em nosso meio e se revelou como Deus amoroso, pronto para acolher quem a Ele busca.
 
Interessante é analisar os atributos que o profeta Isaías dá a Jesus: seu nome é Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.
 
Buscamos orientação a apoio em quem realmente podemos confiar? É interessante observar como seguidamente enfrentamos dificuldades na hora de tomar decisões. A Palavra de Deus, porém, fala-nos de alguém que é Maravilhoso Conselheiro: Jesus Cristo, que tudo conhece e que tudo pode. Jesus é o Filho de Deus, o único que compromete sua vida com o seu conselho. Por isso, multidões o seguiram e o seguem: Ele tem autoridade! Suas orientações para a nossa vida têm como objetivo o nosso bem. Ele jamais nos decepcionará. No Natal, nosso Deus Conselheiro vem nos visitar presenteando-nos com sua sabedoria e inspiração em todos nossos momentos de nossa vida.
 
Afirma-se que Jesus é Deus Forte. Seus parâmetros não são humanos, mas divinos! A sua força está demonstrada na sua história e no seu ministério. Ele nasceu, viveu e morreu para demonstrar o seu amor por nós. Não ficou morto, Ele ressuscitou e venceu a morte. Ele vive e reina para sempre como o único Senhor. Todas as coisas estão sob seu domínio. Esse é o nosso Deus: o Deus forte! No Natal, nosso Deus Forte vem nos visitar presenteando-nos com uma fé inabalável e forças para superar nossas dificuldades e desafios diários.
 
O profeta ainda nos diz que Jesus é Pai da Eternidade. Parece estranha esta afirmação, não é mesmo? Estamos acostumados a ver Jesus como o Filho. Com esse título está sendo dito que, em primeiro lugar, Jesus é Deus Eterno. Nunca houve um tempo em que Jesus não tivesse existido (Jo 1.1). Em segundo lugar, que a qualidade da relação de Jesus conosco se expressa de uma forma paternal, revelando assim o Deus Pai, pois Jesus é a imagem do Deus Pai invisível. É em Jesus que nós experimentamos concretamente o amor de Deus Pai. Jesus, que se fez pessoa para conviver conosco, mostra-nos o amor do Pai Eterno. Na época de Natal, Jesus nos lembra de que somente Ele pode suprir as nossas necessidades de proteção, cuidado e sustento.
 
E, finalmente, o profeta o denomina de Príncipe da Paz. A promessa de Deus é que Seu enviado vem para reinar, vem para inaugurar um novo reino, um reino de paz. E Ele, na sua própria pessoa, traz a paz. Todos que se submetem ao Seu governo, em todos os tempos e lugares, experimentam essa paz. Onde Jesus é acolhido, reina a paz. E isso Ele consegue removendo a causa de todas as guerras: o pecado humano. Quando esta causa é removida, então pode haver verdadeira paz. Contudo, para que o pecado humano seja removido precisa haver aproximação entre Deus e o ser humano. E esta é a obra que Cristo veio realizar. Advento é a lembrança da promessa sempre viva, da qual podemos já agora tomar um pouco parte. A promessa divina de salvação porque um menino nos nasceu e seu nome é Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Natal é a concretização dessa promessa, pois o próprio Filho de Deus esteve em nosso meio promovendo vida em abundância. Vamos abrir nosso coração para acolher o Menino Salvador, abrir nossa mente para o divino mistério da encarnação, abrir nossa vida para Aquele que veio para salvar tudo o que estava perdido e transformar toda guerra e separação em paz e reconciliação. Amém.


Pastor Samuel Gausmann - Pomerode (SC)

 


Autor(a): Samuel Gausmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8277

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br