Sínodo Vale do Taquari



Avenida 1 Oeste , 41 Centro Administrativo
CEP 95890-000 - Teutônia /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3762-2988 | (51) 3762-2987
pastorsinodal@sinodotaquari.org.br
ID: 22

Forquetinha sedia Dia Sinodal da Pessoa Idosa

Encontro no âmbito do Sínodo Vale do Taquari aconteceu no dia 30 de abril

30/04/2014

Sob o tema “Fé e Felicidade na Terceira Idade” aconteceu mais um encontro sinodal da pessoa idosa do Sínodo Vale do Taquari na Comunidade de Forquetinha no dia 30 de abril de 2014. Inspirada no tema do ano da IECLB “Vidas em Comunhão”, a Pa Rosângela Stange, coordenadora de Gênero da Secretaria Geral da IECLB, refletiu sobre a espiritualidade nos tempos modernos de homens e mulheres.

“A exemplo da história dos discípulos de Emaús, também nós continuamos a caminho depois da Páscoa rumo à comunhão”, falou Jair Dragon, pastor local que dirigiu a meditação inicial. Ethel Hack e Maria Ermi Bastos Praia, em nome da coordenação sinodal da Pessoa Idosa, acolheram os diversos grupos das comunidades. Também o pastor sinodal Marcos Bechert saudou os presentes, dizendo que a Páscoa não levou as dores embora. “Mas a Páscoa nos possibilita levantar o tema da dor, sofrida também por Jesus. A partir da fé aprendemos que a vida em comunhão dá espaço para conversar sobre as nossas dores, primeiro passo da cura.”

A pastora Rosângela desenvolveu a temática a partir do lema do ano, de Jeremias 29.7: “Procurai a paz na cidade para onde vos desterrei, e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz”. Motivou os participantes a passear, em pensamento, pelas cidades de origem e pela história passada. “Mas ninguém deve ficar preso ao passado, nem às lembranças, nem apenas esperar a morte chegar, mas engajar-se pela vida presente”. Um exemplo ilustrou seus pensamentos: o homem que se aposentou e ficou o dia inteiro sentado na calçada, sem sequer tirar o pijama, parecendo que estava esperando a morte chegar. Depois de enamorar-se, conseguiu ter nova perspectiva. O pijama passou a ser usado realmente só para dormir. A pastora desafiou: “Chegar à terceira idade é oportunidade para fazer e realizar novas coisas”.

Alertou: “O corpo sente o envelhecimento e é necessário adaptar-se ao novo ritmo”. A família muda, a panela fica menor porque a casa esvaziou, pois os filhos seguem sua vida e a morte arranca pessoas amadas. “É preciso reaprender a viver.” Neste sentido, paz não é só ausência de conflito, mas é buscar a boa convivência com família, com as pessoas que vivem ao nosso redor e na comunidade. A fé em Deus nos capacita para isto, portanto também devemos cuidar da boa relação com Deus. A tarefa de buscar a paz é uma tarefa que Deus nos deu. Ele também nos dá as ferramentas para isto, destacando a fé. Esta quer ser vivida em comunidade, pois “uma brasa só não faz churrasco”. Naturalmente esta comunhão não é fácil, pois exige esforço de nós.
A palestrante compartilhou que em recente pesquisa foi constatado que 70% das pessoas da terceira idade estão satisfeitas com sua vida, das quais a metade o atribui à sua fé. “Isto é bonito, porque as pessoas reconhecem o que Deus tem feito”.

Na pergunta sobre o que cada um e a Igreja poderia fazer para fortalecer a comunhão, algumas pessoas se manifestaram dizendo que é preciso incentivar mais a participação de pessoas jovens na Igreja, incentivar os homens a participar dos encontros, incentivar uma melhor comunicação entre as pessoas na comunidade, pois muitas vezes não se fica mais sabendo o que acontece. É necessário falar mais com as pessoas, tirar as pessoas do seu isolamento. Também a oração pela outra pessoa precisa ser recuperada. Na área da comunicação, um grande problema nos grupos é que a maioria não presta atenção naquilo que se fala. Foi lembrado que os grupos da IECLB são ecumênicos e as pessoas de outras igrejas se sentem bem participando dos encontros. “A fé é tudo, a partir dela irradiamos esperança e amor”, falou uma participante. As crianças precisam de bons exemplos e tempo para a convivência, tarefa que a vovó e o vovô não podem deixar de fazer. “Tem tanta coisa boa pra fazer na terceira idade, razão pela qual a vovó continua com a tarefa ensinar a fé aos seus netos”, disse outra participante. A palestrante emendou: “Podemos ser luz neste mundo, pois a pessoa da fé não cai no fundo do poço, mas nos braços de Deus”. A solução dos problemas de disciplina nos grupos tem que ser resolvidos no próprio grupo.

Integrantes do Conselho Sinodal da Pessoa Idosa concluíram que o encontro sinodal nos quer motivar para nossos compromissos na Comunidade, porque os idosos tem muita responsabilidade. A experiência com Deus é um testemunho que os grupos de pessoa idosa podem dar à comunidade.

O almoço foi preparado pela equipe da Comunidade de Forquetinha. O encontro teve sequência na parte da tarde com apresentações artísticas do Grupo Essência Nativa, grupo de danças gauchescas com vínculo com a Comunidade Evangélica de Forquetinha. Na sequência o “Lustige Volkstanzgruppe” apresentou danças folclóricas alemãs. A parte artística encerrou com a apresentou do grupo “Amigos da Escola”, que culminou com uma integração entre os mais de 300 participantes do encontro.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Eu lhes dou forças e os ajudo.
Isaias 41.10
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br