Sínodo Vale do Taquari



Avenida 1 Oeste , 41 Centro Administrativo
CEP 95890-000 - Teutônia /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3762-2988 | (51) 3762-2987
pastorsinodal@sinodotaquari.org.br
ID: 22

Pastoral Rural do Sínodo Vale do Taquari avalia suas atividades

06/06/2013

Pastoral Rural (1)
Pastoral Rural (2)
Pastoral Rural (3)
1 | 1
Ampliar

No dia 6 de junho reuniu-se a Pastoral Rural, setor do Sínodo Vale do Taquari, na Casa Sinodal. Estiveram presentes o agrônomo Lauderson Holz, as monitoras Marlene Gaede e Ilza Meyer, Melissa Froehlich e Grasiela Michels, todos do Capa Núcleo Santa Cruz que atua também no vale do Taquari, os vogais Edit Pott e Silvério Brune, coordenador P. Huberto Kirchheim, pastor vice-sinodal Leonídio Gaede e pastor sinodal Marcos Bechert.

Depois de acolher o grupo, o coordenador convidou o pastor sinodal para dirigir a reflexão, baseada no texto bíblico da criação, Gênesis 1.1-2.4. A dinâmica incluiu palavras chaves desta confissão de fé, acentuando a unidade entre Criador, ser humano, animais e a terra. Foi destacado que cada vez mais devemos ressaltar que dominar significa cuidar da continuidade da integridade deste conjunto.

A saída da monitora Marlene Gaede, que transferirá residência para a região do litoral Norte a partir de julho, implicará em modificações na equipe local de acompanhamento aos grupos de saúde comunitária. É compromisso do Capa dar continuidade a este trabalho, que ficará sob a responsabilidade de Grasiela Michels e Melissa Froelich. Durante o mês de junho estará sendo feita a avaliação do trabalho para prestação de contas ao financiador, que quer sobretudo saber do impacto que o trabalho causa. Esta avaliação será descritiva, visto que ali aparecem mais os testemunhos. No último ano, por exemplo, uma senhora descreveu que, com a mudança do seu hábito alimentar em consequência do estudo e da prática nos grupos de saúde, passou a ir ao médico uma vez por semestre ao invés da consulta mensal que fazia anteriormente.

Dentre as principais atividades relatadas, foi mencionado que houve renovação do convênio com a prefeitura municipal de Westfália. O diálogo da equipe com o prefeito Sérgio Marasca foi acompanhado de representantes de grupos de saúde comunitária do município e teve boa repercussão na reunião da Câmara de Vereadores. A nova administração de Cruzeiro do Sul não renovou o convênio e o grupo está sendo assistido a cada dois meses até conseguir nova parceria, uma vez que há muito incentivo por parte da igreja local. Em Teutônia o convênio vence em agosto e para a sua renovação está sendo preparado relatório.

Vários seminários e iniciativas para a produção e o consumo de alimentos orgânicos com a participação e coprodução do Capa foram partilhados. Destaque-se que a mudança para a produção orgânica não depende somente do agricultor, mas sobretudo do mercado urbano consumista. Portanto, deve-se também ter o consumidor como foco do trabalho. Vê-se que a articulação da agroecologia avançou muito nos últimos anos, inclusive com a parceria de pessoas vinculadas a Emater e outros entes, inclusive os cursos de formação.

Foi feito também relato do 2º. Encontro da Terapias Alternativas, realizado em Vila Pavão e Pancas no Espírito Santo nos dias 31 de maio a 2 de junho. Os Grupos de Saúde Comunitária partilharam sua experiência. Viram que na região do Espírito Santo há experiências muito interessantes, desde o trabalho com plantas medicinais até acompanhamento de pessoas com problemas, contando com auxílio das comunidades locais da IECLB e também de prefeituras municipais. Do sul participaram o P. Leonídio Gaede, Marlene Gaede, Grasiela Michels, Claire Schlabitz, Siegfried Schlabitz, todos do Núcleo do Capa local, além de Cleci Koch de Erval Seco e Juliana Mazurana da Fundação Luterana de Diaconia. Ressaltaram que o encontro foi importante para que também outras pessoas que realizam trabalhos comunitários na área da saúde sejam reconhecidos e valorizados na Igreja.

O grupo agradeceu pelo trabalho realizado pela monitora Marlene Gaede e pelo apoio que recebeu do pastor Leonídio Gaede, coordenador de formação do Sínodo e pediu a Deus que os guarde no novo Campo de Trabalho.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A vida cristã não é mais do que Batismo diário.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br