Sínodo Vale do Taquari



Avenida 1 Oeste , 41 Centro Administrativo
CEP 95890-000 - Teutônia /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3762-2988 | (51) 3762-2987
pastorsinodal@sinodotaquari.org.br
ID: 22

Pontes Filho tem igreja: Culto festivo e homenagens marcam inauguração

Comunidade Luz de Pontes Filho no Vale do Taquari inaugurou no sábado, dia 13, sua igreja e reuniu autoridades e membros.

13/04/2013

Alguns dos colaboradores que receberam a homenagem
Coral da OASE
Coral Ecumênico Jovem
Culto festivo integrou a programaçaõ e lotou a igreja
Desenlace da fita marcou a inauguração oficial
Edit Brune Pott também foi homenageada
Fechamento da urna do templo foi um dos atos da inauguração
Inauguração - grande número de membros e autoridades
Prefeito Renato Altmann de Teutônia destacou a união da comunidade
Pastores Marcos Bechert e Valmir Frank proferiram a mensagem religiosa
1 | 1
Ampliar

Dia 13 de abril está marcado na história da localidade de Pontes Filho. Uma das comunidades mais jovens da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, criada em 17 de novembro de 2008, a Comunidade Luz de Pontes Filho inaugurou sábado a sua igreja em cerimônia que reuniu membros e autoridades.
O ato solene iniciou com o fechamento da urna do Templo, contendo jornais da semana; fotos de membros que contribuíram com a construção do templo; fotos da construção da igreja; fotos da localidade; cédulas de dinheiro; relação dos atuais membros; entre outros. A urna será aberta futuramente, para que as futuras gerações tenham conhecimento de como era a época da inauguração do templo.

Em seguida, o pastor sinodal Marcos Bechert e o pastor da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Boa Nova, à qual a Comunidade pertence, Valmir Frank, proferiram uma breve mensagem religiosa, com bênção das chaves. O ato oficial de inauguração foi realizado logo após, quando o membro que deu o maior lance no leilão da porta, Sony Gräbin, fez o desenlace da fita inaugural.

Posteriormente, houve culto festivo ministrado pelo pastor Valmir Frank e contou com a apresentação dos três corais da comunidade: Coral Misto, Coral da OASE e Coral Ecumênico Jovem.

História

Durante o culto festivo, foi relembrada a história da Comunidade. O processo de criação da Comunidade iniciou em 2007, quando a locali¬dade ainda fazia parte da Comunidade Cruz, de Linha Clara. Durante 30 anos, Pontes Filho pos¬suía um ponto de pregação. A primeira diretoria foi instalada em 17 de novembro de 2008, data de fundação da comunidade.

A partir daí, surgiu o desejo de construir a igreja, cujas obras iniciaram em maio de 2012, com recursos provenientes de membros, de outras comunidades, empresas, entre outros. Também houve um auxílio importante da Gustav Adolf Werk (Obra Gustavo Adolfo), instituição da Igreja Evangélica Luterana da Alemanha, que tem como uma das missões subsidiar comunidades em formação. Ainda houve apoio da Administração Municipal de Teutônia.

Para a obra, foi utilizada como base a antiga escola, que funcionava junto à extinta Sociedade Educacional e Cultural Manoel Ribeiro Pontes. A comunidade conta com 102 membros.

Homenagens

O culto festivo também foi marcado por homenagens. Foram homenageados todos aqueles que contribuíram, de uma e outra forma, na construção do templo: membros, empresas, instituições, entre outros. Todos receberam um mimo. Também foi homenageada Edit Brune Pott, que foi uma das que mais batalhou para a concretização da obra.

Livro

Outro momento marcante foi o lançamento do livro “Pontes Filho: resgate histórico de uma comunidade”, escrito e produzido por pessoas com raízes na comunidade. A publicação traz o registro histórico da localidade, relação de todos que auxiliaram na construção do templo, além de fotografias de algumas famílias que compõe a comunidade atualmente.

Concretização de um sonho

O presidente da comunidade, Jaime Strate, observou que a inauguração da igreja foi a concretização de um sonho da localidade. “Desde que fundamos a comunidade, queríamos construir a nossa igreja. Para nós é uma vitória realizar esse sonho. Somos uma comunidade pequena, mas isso não impediu de nos unirmos para construir a igreja. Pontes Filho merece esse lugar para nos reunirmos e louvarmos a Deus”, destacou.

União de esforços

O prefeito Renato Airton Altmann parabenizou a comunidade por essa iniciativa. “Vocês mostraram que com união e empenho de todos é possível fazer grandes obras, como essa casa de Deus. A vida em comunidade precisa de união. E vocês são prova disso. A Comunidade de Pontes Filho também está mostrando o quanto o interior está se fortalecendo cada vez mais”, salientou.

Altmann aproveitou a oportunidade para comunicar que está em tramitação final no Congresso Nacional o título que confere a Teutônia a denominação de “Capital Nacional do Canto Coral”, destacando que as comunidades interior contribuem ativamente com essa atividade.

Texto publicado na Folha Popular de Teutônia no dia 16 de abril de 2013
 


Autor(a): Folha Popular de Teutônia
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Taquari
ID: 20528

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br