Sínodo Vale do Taquari



Avenida 1 Oeste , 41 Centro Administrativo
CEP 95890-000 - Teutônia /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3762-2988 | (51) 3762-2987
pastorsinodal@sinodotaquari.org.br
ID: 22

Seminário das Diretorias Paroquiais

Sínodo Vale do Taquari reúne Presbíteros paroquiais

27/02/2013

A Casa Sinodal acolheu na última quarta-feira, dia 27 de fevereiro, catorze das quinze diretorias paroquiais do Sínodo Vale do Taquari. O encontro já integra o planejamento das atividades há alguns anos, fazendo parte do PAMI aplicado à entidade sinodal. O Plano de Ação Missionária da IECLB requer este tipo de encontros. Permite que haja o estabelecimento da caminhada missionária da Igreja. Permite também unidade do trabalho e a mobilização para programas comuns, como os seminários de presbíteros, Dia Sinodal da Igreja, e a divulgação dos diversos cursos de formação previstos para 2013 em âmbito sinodal.
Antes mesmo da meditação, o presidente do Conselho Sinodal, Sr. Sérgio Hagemann, motivou os presentes para que partilhassem, a título de Testemunho, momentos importantes vividos pelas paróquias nos últimos meses. Dentre outros, receberam destaque: a previsão da inauguração do templo da Comunidade de Pontes Filho, mais nova comunidade do Sínodo, em abril próximo; a celebração dos 150 da Comunidade de Novo Paraíso, uma das comunidades mais antigas do Sínodo, em 17 de fevereiro; o investimento do trabalho em formação musical de adolescentes e jovens da Paróquia Teutônia Norte, que conta com mais de 80 participantes; comemoração dos 100 anos da OASE do grupo da Comunidade Corvo em Colinas em 30 de maio; a Comunidade de Boa Esperança está terminando seu planejamento do Pami e a Paróquia Martin Luther de Cruzeiro do Sul conseguiu trocar o veículo; todas as pessoas convidadas para integrar o novo presbitério de Lajeado aceitaram a tarefa e estão motivados para o trabalho; a Comunidade Martin Luther da Paróquia Conventos (área Forquetinha), com apenas 12 famílias-membro, conseguiu renovar a liderança; o Colégio Evangélico Alberto Torres inaugurou prédio novo, com investimento de recursos próprios, no último dia 23 de fevereiro; o grupo de OASE de Lajeado também comemora seus 100 anos em 7 de maio; Ministra assumirá de forma integral novo CAM criado na Associação Pella Bethânia no início de março; acontecerá reunião em Bom Retiro do Sul para tentar viabilizar a criação do primeiro grupo da Legião Evangélica no Sínodo; Teutônia Centro está iniciando o planejamento do PAMI; as lideranças de Arroio do Meio também foram renovadas e vão investir na recuperação dos vitrôs dos templos; Ministro assume trabalho no Dohms de Taquari; em culto em Porto Alegre, no dia 23 de fevereiro, foram ordenados/as mais 7 pastores/as na IECLB.
O pastor vice-sinodal Leonídio Gaede destacou, na meditação a partir do tema do ano de 2013 - Ser, Participar, Testemunhar - Eu vivo Comunidade, que queremos unificar nosso discurso e nossa prática missionária no Sínodo e na IECLB. Usando como símbolos os elementos necessários para a pescaria - vara, linha e anzol - sugeriu que em nossa prática missionária trocássemos o anzol pelo ima, quer dizer, que nosso testemunho chame para a inclusão comunitária.
Além de estudar o significado de presbítero – presbitério (dirigido pelo presidente), o pastor sinodal Marcos Bechert apresentou a proposta de recuperação da Subsistência Ministerial preparada pelo Grupo de Trabalho instituído pela direção da Igreja para este fim. As Paróquias terão prazo até o fim de abril para discutir a proposta, quando o resultado deverá ser remetido ao Sínodo, que o remeterá à Secretaria Geral até o final de maio. O Conselho da Igreja apreciará e decidirá sobre o assunto em agosto, que em setembro deverá ser publicado para que possa ser incluído nos orçamentos de 2014. O XXIX Concílio, a ser realizado em outubro de 2014, deverá tomar a decisão final sobre a proposta. Várias dúvidas foram levantadas em relação à proposta: 1. Qual o critério usado para estipular o básico em 1600 UPMs? 2. O Sínodo deverá optar e encaminhar uma proposta única ou poderá simplesmente reencaminhar as propostas das paróquias? 3. Se o índice de correção usado na IECLB é o do IEPE, porque há tanta diferença entre este é o da correção efetivamente aplicado? 4. Do valor da SM, qual de fato é o valor que cabe ao/à ministro/a e qual o valor dos encargos? 5. A tabela de comparação da Subsistência com equivalentes da sociedade considera apenas o valor que cabe a ministro/a descontando também valor do 13º, etc ou não? Caso isto não tenha sido feito, a tabela é injusta e não cumpre com sua função. 6. Qual é o valor de aumento que respinga nos compromissos do CAM com o aumento da SM? Paróquias pequenas terão que aumentar o valor da contribuição dos membros. Isto significa aumento do dízimo, da AMA e da reserva ministerial. 7. As Paróquias tem liberdade de construir propostas alternativas? Ainda outras dúvidas fizeram com que o grupo decidisse que, para uma discussão séria, deveria ser realizado um seminário específico para estudar o assunto antes de apresentá-lo ao Conselho Paroquial, onde deveriam participar tesoureiro, secretário e presidente de cada Paróquia, além de ministros/as.
O seminário das diretorias paroquiais ainda contemplou a apresentação dos principais programas de formação do Sínodo: 1. 16 de março: assembleia de todos os/as participantes dos setores e grupos envolvidos num trabalho de coordenação sinodal, com a participação do Secretário de Missão da IECLB, preparando já o planejamento de 2014, na Casa Sinodal. 2. 20 de março: seminário de presbíteros recém-eleitos no Colégio Teutônia, programa que contará neste ano com a participação também dos grupos de OASE. 3. 11 de abril: Assembleia Geral Extraordinária para discussão sobre o Projeto de Formação do Sínodo. A formação foi eleita como prioridade absoluta do Sínodo em 1999, sendo que desde 2004 contamos inclusive com um CAM com ministro ordenado para a sua coordenação do Projeto. 4. 11 de abril: lançamento do 7º Dia Sinodal da Igreja. 5. 19 de maio: 7º Dia Sinodal da Igreja sob o tema do Ano com enfoque na Missão, em Estrela. 6. 19 de maio: lançamento da Campanha Vai-Vem em Estrela; 7. 6 de julho: seminário de Presbíteros sob o tema da Missão. 8. 5 de setembro: palestra pública - Simpósio Internacional 500 anos da Reforma, em Lajeado. 9. Em data a ser definida: Seminário Viver comunidade é cuidar da vida - com o objetivo de estabelecer um plano de trabalho preventivo em situações de catástrofes e emergências, em local a ser definido, sob iniciativa do Conselho Intersinodal de Diaconia. 10. Curso Vida no limiar da morte, em cinco etapas a partir de junho. 11. Início da 4ª turma do Curso Básico de Teologia, a partir do segundo semestre. Nesta apresentação não foram incluídos os programas e seminários de cada setor de trabalho.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br