Paróquia em Vila Velha

Sínodo Espírito Santo a Belém



Rua Francisca Guimarães , 730 - Alvorada
CEP 29117-020 - Vila Velha /ES - Brasil
Telefone(s): (27) 3326-4979 | (27) 9966-50940
vilavelha@luteranos.com.br
ID: 136

O povo de Deus precisa de boa memória!

01/07/2010





“Darei graças por tudo o que Ele tem feito; pois o SENHOR nos abençoou ricamente, ele mostrou grande bondade para com o seu povo por causa da sua compaixão e do seu grande amor”. (v. 7)

O povo de Deus precisa de boa memória!

O texto de Isaías, escrito provavelmente por volta dos anos 520 a 400 a. C, surgiu numa situação muito difícil para o povo de Israel. Os babilônicos vieram, deportaram as lideranças do povo, dividiram famílias, destruíram relações de amizade, saquearam propriedades e demoliram o templo. Tentaram, assim, riscar da memória de Israel o Deus que ouve o clamor do povo e mobiliza pessoas para livrá-lo da aflição. Vivia-se um tempo de apreensão, de insegurança e de medo. E aos poucos surgia entre eles a pergunta existencial: “Onde está Deus?”

O profeta Isaías, por sua vez, ajuda a enfrentar essa situação desesperadora, lançando um olhar ao passado desse povo. Esse exercício de memória enfocou a lembrança de como Deus, em vários momentos, teve amor e compaixão com eles. Com isso, Israel é ajudado a encontrar motivos para ser grato a Deus, para render-lhe louvor e manter acesa a chama da esperança, mesmo em meio às dificuldades.

Podemos reaprender com Israel a olhar para o nosso passado e nele descobrir como Deus tem mostrado amor e compaixão em nossa vida pessoal e familiar, bem como em nossa comunidade religiosa e civil. Aprendemos, desta forma, o que é fundamental para o povo de Deus, em todos os tempos e lugares: Não se lhe permite "esquecer" os feitos de Deus na história, sob pena de se instalar em nós o espírito da ingratidão! O povo de Deus precisa, sempre, de boa memória. Ele tem um passado para lembrar e uma história carregada de bênçãos a contar.

Prezado leitor/a! Olhemos para o passado, pessoal e comunitário, assim como fez o povo de Israel no exílio. Esse exercício nos ajudará a encontrarmos respostas para as perguntas angustiantes que nos são feitas por outros, ou por nós mesmos, e a manter acesa a chama da esperança. Que Deus sempre nos conceda uma boa memória dos seus feitos. Amém.

Oração: Misericordioso Deus! Concede-nos, no dia-a-dia, uma boa memória! Livra-nos do esquecimento de que somos tua criação e termos recebido de tuas mãos corpo e alma, olhos e todos os membros, inteligência e todos os sentidos, e ainda os conserva; também nos deste roupa, casa e lar, família, terra, trabalho e todos os bens; tens nos protegido de todos os perigos e nos guardado de todo o mal. E faz tudo isso unicamente por ser nosso Deus e Pai bondoso e misericordioso, sem que mereçamos, ou sejamos dignos. Amém.

P. Alberi Neumann



Autor(a): Paróquia em Vila Velha-IECLB
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém / Paróquia: Vila Velha (ES)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7744

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br