Paróquia Bom Pastor - Brusque/SC

Sínodo Vale do Itajaí



Avenida Monte Castelo , 25 Centro
CEP 88340-000 - Brusque /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3351-1968
secretaria@ieclbrus.com.br
ID: 427

Comunidade de Brusque completa 150 anos com programações festivas

17/04/2013

Culto 150 anos
DSC_0037
DSC_0022
DSC_0001
DSC_1060
DSC_1000
1 | 1
Ampliar

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brusque completou 150 anos de história no dia 17 de abril. Um culto no domingo que antecedeu a data, na Paróquia Bom Pastor, marcou o início das comemorações e reuniu a comunidade, ministros e autoridades eclesiásticas e civis. A pregação foi dirigida pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich.

“A Igreja faz a diferença no mundo. Nela podemos nos aconchegar com as nossas dúvidas e necessidades. Podemos chegar desarmados e ‘de mãos vazias’ e receber a força que vem de Deus. Na comunidade cristã podemos reconhecer que todos somos pecadores e carecemos da graça, do perdão e do amor de Deus. E, por isso, precisamos viver como irmãos e irmãs. A força da Igreja é a palavra e o amor” Agradecemos a Deus por todas as pessoas que, nestes 150 anos foram consolados e fortalecidos. Pelos que entenderam que o amor e o serviço cristão são mais fortes do que o poder dos homens”.

História
A história da Comunidade de Brusque também remonta à data de 4 de agosto de 1860, quando lá chegaram os primeiros imigrantes e, entre eles, muitos evangélicos luteranos. A Comunidade Evangélica foi fundada no dia 17 de abril de 1863, pelo pastor Rudolph Oswald Hesse. Até fins de 1864, Brusque recebeu atendimento pastoral de Blumenau. Tornou-se sede paroquial em princípios de 1865, quando recebeu o primeiro pastor residente. O pastor Johann Anton Heinrich Sandreczki atendeu aquela comunidade até 1889.

A antiga Comunidade de Brusque foi divida em novos campos de trabalho no decorrer de sua história, que hoje compreendem as paróquias de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema-Porto Belo, Brusque-Bom Pastor, Brusque-Martin Lutero, Brusque-Unidos em Cristo, Navegantes e a Comunidade Missionária em São João Batista.

Jantar de Aniversário
Na quarta-feira, dia 17, dia do aniversário, aconteceu um jantar comemorativo aos 150 anos, no Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque. O evento reuniu lideranças das comunidades e paróquias de Brusque, assim como autoridades do Sínodo Vale do Itajaí e da sociedade civil. A noite contou com a animação da banda Paradigmas do Louvor.

O presidente da Paróquia Bom Pastor, Sérgio Kuchenbecker, abriu o jantar e relatou a trajetória da comunidade. Ele aproveitou o momento para enfatizar a importância da Igreja para a formação dos cidadãos de Brusque. O pastor sinodal Breno Carlos Willrich também esteve presente e parabenizou a cada luterano que, a partir dos ensinamentos na comunidade luterana, puderam fazer a diferença.

O presidente da Câmara Municipal de Brusque, Guilherme Marchewsky, lembrou que na sessão legislativa do dia anterior, a Igreja foi homenageada com a Comenda do Mérito Institucional. O prefeito de Brusque, Paulo Eccel presenteou a Igreja Luterana com uma placa em memória à história e à contribuição dos luteranos para a formação do município.
 


Autor(a): Tobias Mathies, jornalista do Sínodo Vale do Itajaí
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí / Paróquia: Brusque - Bom Pastor
Área: Celebração / Nível: Celebração - Jubileus
ID: 20763

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br