IECLB e Comunhão de Igrejas Luteranas da América Central - CILCA


ID: 2717

Igreja luterana ganha primeira bispa na Nicarágua

06/12/2004

No último domingo, 5 de dezembro, os bispos Medardo Gómez, presidente da Comunhão de Igrejas Luteranas da América Central (CILCA), e Martín Barahona presidiram o ato de ordenação da bispa Victoria Cortés.

A consagração da primeira bispa luterana da América Central foi realizada na Igreja Fé e Esperança, de Manágua. A reverenda Cortés foi eleita bispa na última assembléia extraordinária da Igreja Luterana Fé e Esperança, realizada no dia 30 de outubro passado.

Cortés, de 60 anos de idade, 21 deles dedicados ao trabalho na missão, chegou à Nicarágua em 1983 para socorrer os seus irmãos refugiados da guerra de El Salvador.

Ela tem se dedicado ao estudo teológico e disse que sua luta deve-se à opção que fez pelos pobres. Cortéz também acompanha pacientes de Aids, tarefa pastoral para a qual está capacitando 32 pastores e jovens de 44 igrejas no país.

Cortés declarou à ALC que a outorga desse cargo de grande responsabilidade é uma bênção de Deus. Essa honra não é somente para mim, mas para milhares de mulheres que trabalham na igreja e não são visíveis nas tarefas que desempenham,afirmou.

Recordou que as mulheres têm sido objeto e não sujeitos, e disse que ser bispa a enche de orgulho. A partir da minha fé venho lutando para que as mulheres leiam a Bíblia e vejam que é mentira que nós, mulheres, somos inferiores, arrolou. Cortés também se destaca por sua luta contra o machismo.

Fonte: ALC Notícias - Trinidad Vásquez
 

Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br