IECLB e Conselho Mundial de Igrejas



ID: 2701

Logomarca da 11ª. Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas - Karsruhe, 2022

23/08/2022

 

Concebido como uma expressão visual do tema da assembléia, o desenho do símbolo também foi inspirado pelas expressões dinâmicas e variedade do movimento ecumênico em sua busca pela unidade cristã e pela promoção da justiça e da paz.

Inspirada pelo tema O amor de Cristo conduz o mundo à reconciliação e à unidade, toda a irmandade do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) se reunirá para oração e celebração na 11ª Assembléia. Ganharemos energia renovada para continuar o trabalho do CMI muito tempo após o evento em si. Portanto, sempre que você usar o símbolo de montagem, você também deve deixar espaço para incluir o logotipo oficial do CMI, como mostrado no cartaz .

O símbolo é composto de quatro elementos:

- A cruz: o tema da assembléia é uma afirmação de fé de que o amor de Cristo transforma o mundo através do poder vivificador do Espírito Santo. A cruz, que tem um lugar de destaque no símbolo, é uma expressão do amor de Cristo e uma referência ao primeiro artigo da Constituição do CMI.

- A pomba, um símbolo universal de paz e reconciliação, representa o Espírito Santo e também alude a profundas expressões bíblicas de esperança.

- O círculo, todo o mundo habitado (oikoumene) traz o sentido de unidade e propósito comum, assim como um novo começo. O círculo também é inspirado pelo conceito de reconciliação. Como cristãos, fomos reconciliados com Deus através de Cristo, e como igrejas, somos agentes de perdão e amor, tanto dentro de nossas comunidades quanto fora delas. O movimento ecumênico respondeu ao chamado à unidade e reconciliação através de seu trabalho determinado e de suas ações em prol de uma sociedade mais justa e participativa e do cuidado com a criação de Deus.

- A viagem: todos nós viemos de diferentes lugares, culturas e igrejas; percorremos caminhos diferentes para responder ao chamado de Deus. Estamos todos em uma peregrinação durante a qual nos encontramos e nos juntamos a outros em uma jornada de justiça e paz. Os diferentes caminhos representam nossas diversas viagens, o movimento, a liberdade e o dinamismo da vida que impulsiona o CMI e suas igrejas-membro ao redor do mundo.
 

O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br