Galo Verde - Gestão Eclesiástica Sustentável no Portal Luteranos



- Brasil
ID: 2882

Responsabilidade missionária diante das mudanças climáticas

Testemunho de fé para proteger o meio ambiente

21/07/2023

Da direita para esquerda: Pastor Enno Haaks, Secretário-Geral da Gustav-Adolf-Werk e Johannes Gerlach, coordenador do Galo Verde.
Programa Ambiental Galo Verde
1 | 1
Ampliar

 

A Obra Gustavo Adolfo (Gustav-Adolf-Werk) da Alemanha fez um breve artigo sobre o Programa Ambiental Galo Verde, que tem como coordenador e incentivador o físico Johannes Gerlach. Pela relevância do assunto, o Portal Luteranos traz a tradução desta matéria.

 

Johannes e o Galo Verde
Publicado em: https://glaube-verbindet.gustav-adolf-werk.de/2023/07/johannes-und-der-galo-verde/


Johannes mora em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, Brasil. Ele é alemão e decidiu emigrar para o Brasil, depois de se afastar da política na Alemanha (mais sobre sua comovente biografia: https://de.wikipedia.org/wiki/Johannes_Gerlach). No Brasil, o ex-físico de radiação se dedicou inteiramente à proteção ambiental.


Nós o conhecemos no Concílio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que aconteceu em Cacoal/Rondônia, em outubro de 2022. Não foi à toa que a Igreja se reuniu nesta região do Sínodo da Amazônia. Para muitos, foi a primeira vez em que visitaram uma região onde, há 40 anos, ainda havia mata virgem. Entrementes a região é caracterizada pela cultura da soja e pela criação de gado - com as respectivas consequências.


“Se a temperatura global aumentar em média 2,5 graus, isto significa que, na Amazônia, a temperatura será de cerca de 6 °C mais quente. Quem ainda consegue viver a 50 °C ou mais?” pergunta Johannes. “O corpo humano não foi programado para essas temperaturas! Devemos agir mais!”

Johannes, que também tem curso de especialização pela Faculdade Luterana de Teologia (FLT), está convencido de que, a partir da fé cristã, devemos nos empenhar para proteger o meio ambiente. Neste sentido, foi cofundador do Programa Ambiental Galo Verde na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Entrementes as lideranças da Igreja também apoiam esta iniciativa. Muitas pessoas estão conscientes das consequências dramáticas da destruição ambiental e do desmatamento na floresta amazônica.

“Porém”, conforme Johannes, “ainda há muitas pessoas na sociedade brasileira que não querem admitir que uma mudança climática está acontecendo, e nem os efeitos em suas próprias vidas.” Em determinadas esferas políticas, ainda há muitas pessoas de que ratificam este entendimento.

A Associação Galo Verde, que está ligada ao Sínodo Vale do Itajaí, com sede em Blumenau/SC, busca apoiar uma mudança de consciência na sociedade por meio de projetos, palestras e participação em diferentes níveis. “A próxima meta que estabelecemos é ter um representante do Galo Verde em cada Sínodo.” Infelizmente, o trabalho ainda é pouco conhecido. E também muito poucas iniciativas são apoiadas para, por exemplo, aproveitar melhor a energia solar ou para realizar ações de plantio de árvores. Esta é a nossa tarefa!, afirma Johannes. Ele também vê neste trabalho uma responsabilidade missionária para toda a Igreja.

Johannes apoia com convicção um projeto atual de GAW (Gustav-Adolf-Werk) para a Faculdades EST de São Leopoldo/RS. GAW pretende auxiliar com €19.000 para a instalação de um sistema de energia fotovoltaica.
 

A Faculdades EST em São Leopoldo existe desde 1946. No início, as aulas eram ministradas apenas em alemão. A Faculdades EST é agora reconhecida pelo Estado; as aulas são ministradas em português e a EST forma não apenas Ministros e Ministras, como também oferece formação em outras áreas. Apesar disso, o número de alunos tem diminuído. As despesas administrativas são elevadas. A economia de energia está se tornando um tema cada vez mais primordial. Por conta disto, a EST pretende futuramente produzir ela mesma toda a energia de que necessita. As primeiras placas solares já foram instaladas. Para atingir os 100% da demanda, o sistema deverá ser ampliado.
 

Mais informações sobre o Galo Verde no Brasil: https://www.facebook.com/programagaloverde/

Tradução: Margret Reus

Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.
Filipenses 2.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br