IECLB e Igreja da Noruega



ID: 2713

IECLB participa da Conferência de Líderes na Noruega

22/11/2007

1 | 1
Ampliar

  
O pastor 1º vice-presidente da IECLB e coordenador da Missão Global, Homero Severo Pinto, participou entre os dias 18 a 22 de outubro da Conferência da Rede de Líderes de Igrejas e da Assembléia de Conselho na Noruega, a convite da Sociedade Missionária Norueguesa (SNM) daquele país (www.nms.no), com quem a IECLB mantém convênio.

“Estiveram presentes muitos outros representantes de igrejas-parceiras”, relatou o pastor Homero. “Vieram lideranças do Japão, África do Sul, França, Egito, Madagascar, Camarões, Tailândia, Paquistão, Laos, Estônia, Taiwan, Hong Kong, entre outras. No total, o grupo era formado por 19 representantes de diversos países”, disse.

A cada três anos, a SMN promove um encontro com as igrejas parceiras. Além da troca de experiências e visita as comunidades, o grupo discutiu temas como Missão e meio ambiente; China e o mundo – desafios locais e globais; Sustentabilidade e desenvolvimento de pequenas comunidades; Transparência e corrupção; Plantando igrejas na Tailândia e Noruega.

Como parte da programação, os visitantes também estiveram na cidade de Algord, local em que acontece o projeto Plantando Igrejas. Conforme o pastor Homero, “esse projeto assemelha-se muito com a criação e o trabalho que acontece nos pontos de pregação nas comunidades da IECLB”. Também foi visitada a Escola de Teologia e a sede administrativa da SMN, na cidade de Stavanger. O grupo de visitantes também participou do Encontro do Conselho da SMN, para o qual todas as igrejas foram convidadas, com participação ativa nas votações.

“Tive ainda a oportunidade de visitar e pregar em uma comunidade, na cidade de Avaldsnes, cerca de 70 quilômetros de Stavanger. A pregação foi em português, traduzida para o norueguês. Depois do culto, almocei com uma família local, cuja filha, Mona Dysjeland, trabalha na Faculdade de Teologia Evangélica (Fatev) em Curitiba, como pastora e professora de missiologia.”

O último item da agenda, cumprido no dia 22, foi um encontro com as chefias e funcionários na sede da organização. “Tivemos cinco reuniões e conversamos com todos”, disse o pastor Homero. Atualmente, a SMN divide seus programas em três áreas prioritárias: 1. Evangelismo; 2. Diaconia e desenvolvimento; e Desenvolvimento de lideranças e de organizações. No final, o secretário geral da SMN, Kjetil Aano, disse várias palavras mas, especialmente sobre a IELCB: “a parceria entre a SMN e a IECLB tem influenciado muito o nosso trabalho. O contato tem sido enriquecedor e eu agradeço pela comunhão desses anos de convênio.”


   


Autor(a): Portal Luteranos - IECLB
Âmbito: IECLB
Área: Ecumene / Organismo: Igreja da Noruega
ID: 2308
Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br