IECLB e Igreja Evangélica Luterana no Norte da Alemanha



ID: 2733

Comitiva sinodal está na Alemanha em programa de intercâmbio com a Igreja do Norte da Frísia.

09/05/2014

Mapa da Igreja do Norte da Alemanha
Localização do Sínodo do Norte da Frísia, na Igreja do Norte da Alemanha
Comitiva do Sínodo Vale do Itajaí na sede do Sínodo do Norte da Frísia
1 | 1
Ampliar

Uma comitiva do Sínodo Vale do Itajaí está na Alemanha desde ontem, dia 8, participando de um intercâmbio com o Sínodo do Norte da Frísia, na Igreja do Norte da Alemanha. A primeira reunião aconteceu na manhã de hoje, no Christian Jensen Kolleg, em Breklum, quando foram recebidos pelo pastor sinodal Kay Ulrich Bronk.

O contrato de parceria do Sínodo Vale do Itajaí é com o Sínodo do Norte da Frísia. De acordo com o pastor Clóvis Horst Lindner, ambos são muito semelhantes. Atualmente o ente alemão congrega em torno de 100 mil membros e 66 pastorados.

“As diferenças também logo aparecem. A sede sinodal é composta de 55 funcionários. Tem departamento de Recursos Humanos, setor para o cuidado de creches e jardins de infância, sistema central de contabilidade para todas as paróquias, centro financeiro, departamento de tecnologia da informação para coordenar o sistema paroquial”, descreve o pastor Clóvis.

Ele ainda afirma que em primeira mão parece uma estrutura gigante, mas que, como Igreja, o Estado exige muitas ações. “Esta estrutura é pequena para a tarefa gigantesca de administrar um orçamento anual de 12 milhões de euros, algo em torno de R$ 37 milhões.

Num segundo momento, o arquiteto do Sínodo, Pieter Dubbeldam falou do principal problema que são os imóveis tombados pelo patrimônio histórico. De acordo com ele, mais de 80% dos templos e metade das casas pastorais, algumas igrejas datas do século 12, inclusive. “O dinheiro necessário para a recuperação, restauração e manutenção desses prédios gira em torno de alguns milhões de euros. Um dinheiro que esta Igreja não tem. Porém, o estado cobra a manutenção deste patrimônio”.

O tema central desta edição do intercâmbio é Sustentabilidade. A comitiva é integrada pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich, os pastores Clóvis Horst Lindner e Jorge Ruchs Hirt. Karina Marquardt Willrich, Ivanete Bruns e Silvana Kindel completam o grupo, representando as lideranças comunitárias. O grupo segue na Alemanha até o dia 22 de maio. 

O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br