Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Bromélias da Vida

Grupo de Terapia e Mútua-Ajuda da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Agudo-RS

18/11/2019

01
1
2
3
4
5
6
7
8
9
1 | 1
Ampliar

A Comunidade, na sua caminhada de missão e comunhão com suas famílias membros, se defronta com os mais diversos aspectos que envolvem a vida existencial das pessoas, desde os os aspectos religiosos e espirituais, como econômicos sociais e de natureza íntima e pessoal, envolvendo saúde, convivência e trabalho. A partir desta análise, percebemos que muitas pessoas, mulheres, estavam envolvidas no tratamento de saúde, especialmente com o câncer, (mama, colo de útero e pele). Estes números nos deixaram inquietos e nos motivaram a reunir mulheres que estavam envolvidas com esta dificuldade. A partir daí, elaboramos um pequeno programa para a criação de um Grupo de Terapia e de Mútua-Ajuda, dando início ao Bromélias da Vida, em 17 de outubro de 2014.

Entendemos que as pessoas-mulheres envolvidas neste processo de cuidado da saúde e com a doença do câncer, têm enormes dificuldades para o enfrentamento do problema, que vão desde busca por exames para um diagnóstico, enfrentamento do diagnóstico e da doença em si. Há necessidade de a pessoa ter uma capacidade estrutural, emocional, de fé e de conteúdo muito grande. Bem como uma condição de apoio e compreensão, especialmente dos mais próximos, familiares, colegas de trabalho, amigos, os quais passam a ser instrumentos de ajuda e não de atrapalho, no embate contra a doença.

Percebemos que as pessoas acometidas com o câncer possuem, com ressalvas e limites, acolhimento pelos profissionais de saúde e pelas instituições que se envolvem no tratamento, tanto particulares como por convênios e pelo Sistema único de Saúde – SUS. Mas este envolvimento e tratamento se dão muito pela observância técnica da administração dos exames, medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Percebemos que as pessoas acometidas com a doença têm muito mais necessidades, que vão além das dores físicas, as quais necessitam ser consideradas, atendidas e compreendidas. E é neste processo que o Grupo de Terapia e Mútua-Ajuda entra com sua proposta de auxílio e cuidado.

A Igreja, como Comunidade de fé, onde se dá o encontro fraternal e a oração comum, é lugar onde as pessoas expressam, através das palavras e de atitudes concretas, o seu desejo de que o seu irmão e irmã alcancem o bem-estar integral da vida. Diante disso, desperta o compromisso de estar ao lado dos que sofrem, doentes e excluídos. Demonstrando, através de sua ação, gestos de colaboração, solidariedade e cuidado.

Neste contexto, ser solidário não significa ser apenas colaborador na partilha de coisas materiais. Vai além, é estar solidário com as necessidades integrais do ser humano. É ser voz, dos que não tem voz, é ser luz para os que não podem ver a luz, é ser mão que acolhe, abraça, defende e cuida para aqueles cujas mãos estão enfraquecidas. É ser companhia aos que estão na solidão, é ser amparo aos que estão doentes. É ser instrumento para o resgate da esperança, para os que perderam a esperança. É ser instrumento de Cristo, que ajuda, protege e cuida, como se fosse o próprio Deus. É ser testemunha viva do amor de Cristo. “Alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também na revelação de sua glória vos alegreis exultando” lº Pe 4.13”. Martim Lutero aconselhava: ”Não desanimes ante uma batalha perdida. Resta-nos sempre a força da oração, de onde nascem a esperança e um espírito de resoluta resistência”.

O grupo Bromélias da Vida tem por objetivo ser um instrumento de apoio e fortalecimento da fé e o estabelecimento de laços de comunhão como testemunho do amor de Deus, proporcionando espaço onde as mulheres podem partilhar sua caminhada de vida e sua luta contra o câncer e outras enfermidades. Além de proporcionar que vínculos de amizade, confiança, apoio, afeto e solidariedade se criem e se fortaleçam.

A Bromélia é uma flor muito linda, tem muitas espécies diferentes, é resistente e necessita de muito pouco para sobreviver. Persiste às dificuldades e é capaz de guardar água entre as suas folhas e acolher entre elas outras vidas, como pequenos insetos que nela buscam alimentos e abrigo. Assim, surgiu o nome do Grupo Bromélias da Vida.

Os encontros (reuniões) acontecem uma vez ao mês, ou quando o grupo achar por bem se reunir. São dirigidos por coordenadoras, tendo como moderador e acompanhante o pastor. Acontecem em forma de partilha e confiança, entre as/os participantes. É aberto a qualquer pessoa que se interesse com a temática, seja ela em tratamento ou não, o critério é a confiança e o comprometimento com a causa, manter o sigilo com o que for partilhado, ser responsável e motivadora da esperança e ter fé.

O Grupo das Bromélias da Vida também participa de encontros com outros espaços e grupos, de OASE, LELUT, Trabalhadoras Rurais, entre outros. Trabalhando também na divulgação e no apoio às iniciativas de prevenção, organizando palestras e o Culto da Saúde. Estando sempre disposto a caminhar no auxílio, no cuidado e na prevenção do câncer, levando informação e partilhando as nossas experiências.

Contatos do Grupo Bromélias da Vida
(55) 3265-1195 - Secretaria da Comunidade Ev. Conf. Luterana de Agudo
(55) 99708-7686 - Coordenadora- Adreane
(55) 99677-1032 - Secretária - Marlene
  


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
REDE DE RECURSOS
+
Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br