Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Conclusão do Curso de Facilitadores da TRE - Técnica para a Redução do Estresse

19/12/2019

5° módulo do curso de TRE
Grupo de OASE Paróquia do ABCD que fez TRE
Curso de TRE
Participantes do curso de TRE
Participantes do curso fazendo TRE.
1 | 1
Ampliar

O ritmo acelerado de trabalho, de estudo e outras responsabilidades afetam o nosso bem estar. Agitação, ansiedade, dificuldades para dormir, irritabilidade, desânimo são sintomas dessa sobrecarga. Para melhorar a qualidade de vida e reduzir os efeitos do estresse, há uma técnica integrativa chamada TRE – Técnica de Redução do Estresse que oferece resultados positivos para liberar tensões acumuladas no dia a dia.

A TRE foi desenvolvida pelo assistente social, mestre em psicologia e consultor internacional na área de estresse e estresse pós-traumático, David Berceli PhD, no contexto do atendimento a populações expostas a estressores extremos (terremotos, enchentes, tsunamis, guerras civis etc.). A TRE oferece as ferramentas necessárias para que a pessoa possa, após uma situação estressora, resgatar um estado de bem estar. A técnica permite, através de exercícios corporais simples, reprocessar as respostas do sistema nervoso autônomo a situações desestabilizadoras, permitindo que a pessoa possa relaxar novamente após uma experiência de estresse agudo. A experiência de David com esta técnica mostrou que os exercícios também são eficientes para lidar com o estresse do cotidiano, com as situações de violência e com a promoção da saúde.

Em 2019, a IECLB, por meio da Coordenação de Diaconia da Secretaria da Ação Comunitária/Secretaria Geral, promoveu um curso de capacitação em TRE com a participação de 21 pessoas. O curso, com carga horária de 174 horas distribuídas entre cinco módulos presenciais, práticas individuais e conduções de grupos formais e informais de TRE nos contextos de projetos sociais e comunitários, recebeu assessoria do Dr. Marcelo Augusto do Amaral, médico em Brasília/DF e referente para a TRE no Brasil.

“Eu e minha família participamos de algumas sessões grupais de TRE aqui na Paróquia do ABCD e gostamos muito, principalmente pela sua eficácia, trazendo resultados positivos de relaxamento e bem-estar. Da mesma forma, outras pessoas relataram algo semelhante. Estamos felizes com a técnica e com a continuidade das sessões no ano que vem.” (P. Alberi Neumann).

A TRE é uma técnica integrativa simples, mas com resultados profundos. Ministros, Ministras, educadores e educadoras de instituições diaconais têm mais um recurso para cuidar das pessoas promovendo bem estar e qualidade de vida, vida abundante (Jo 10.10).
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
REDE DE RECURSOS
+
Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br