Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Projeto Saúde Comunitária do Vale do Taquari ganha registro em vídeo

08/08/2019

Lançamento de vídeo do Projeto Saúde Comunitária do Vale do Taquari
Lançamento de vídeo do Projeto Saúde Comunitária do Vale do Taquari
Projeto Saúde Comunitária do Vale do Taquari
1 | 1
Ampliar


No dia 8 de agosto, ocorreu em Teutônia (RS), no Sínodo Vale do Taquari/Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), o 16º Encontro de Saúde Comunitária do Vale do Taquari. No evento, que contou com um público de cerca de 140 pessoas, foi exibido um vídeo sobre o Projeto Saúde Comunitária (PSC). O projeto vem sendo desenvolvido desde 2003, em conjunto pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e Sínodo Vale do Taquari, com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia. O PSC tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das comunidades do Vale do Taquari, nas quais o CAPA atua.

No vídeo, mulheres que participam dos 16 grupos de saúde comunitária dos municípios de Teutônia, Westfália, Paverama e Cruzeiro do Sul, integrantes da equipe técnica do CAPA e pastores do Sínodo Vale do Taquari, contam a história do PSC, relatam experiência pessoais e falam sobre a importância do projeto, a partir das transformações que ele tem provocado.

O vídeo, que será exibido também nas próximas reuniões de cada grupo de saúde comunitária e disponibilizado em CDs, emocionou a plateia. As imagens e produção são do aluno Victor Castilhos, por meio do projeto de extensão dos cursos de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) Assessoria de Comunicação ao Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, coordenado pela professora Ângela Felippi.

Após a exibição, o engenheiro agrônomo do CAPA, Lauderson Holz, palestrou sobre a homeopatia animal e vegetal, sistema alternativo de tratamento de doenças, uma das temáticas abordadas nas reuniões dos grupos de saúde comunitária. Holz falou sobre a história da homeopatia, como utilizá-la em animais, plantas e solo, princípios, exemplos de medicamentos homeopáticos e como prepará-los. Conforme Holz, “a homeopatia pode ser utilizada onde houver energia vital”. O público também pôde esclarecer dúvidas e compartilhar seus conhecimentos sobre o assunto.

Além disso, o evento contou com a fala da enfermeira Grasiela Michels e do assessor técnico e coordenador em exercício do CAPA, Augusto Weber, do secretário de agricultura de Teutônia, Márcio Mügge e do pastor sinodal Gilciney Tetzner e da pastora Cristiane Echelmeier, que deixaram suas saudações e mensagens às pessoas presentes. Houve ainda a venda de produtos da Cooperativa Ecovale e, ao final, foi servido um café.

Texto e fotos: Kimberly Lessing, Comunicação CAPA Santa Cruz do Sul


Veja vídeo na midiateca logo abaixo.
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br