Vivência Comunitária


ID: 2936

Kerb acontece na Comunidade em Igrejinha

Uma das mais tradicionais festas da cidade aconteceu no último sábado, 04 de fevereiro

09/02/2023

1 | 1
Ampliar

No último 04 de fevereiro, no Pavilhão Evangélico de Igrejinha, ocorreu mais uma edição de uma das mais tradicionais festas da cultura teuto-brasileira: o Kerb.

Conforme relatos de pessoas da comunidade, embora seja uma tradição tipicamente associada à cultura alemã, essa festa nasceu aqui, no Brasil, entre os colonos alemães. Em alguns casos, comemorava-se a inauguração do templo religioso ou a fundação da comunidade; em outros, o término da colheita.

Um dado curioso é que, para que mais pessoas pudessem participar, evitava-se que as datas conflitassem; desse modo, quem recebia a festa, em outro momento, poderia usufruí-la como visitante, em outra localidade. Conta-se que, antigamente, além da fartura de alimentos e dos vários dias de festa, ao final do culto, a banda típica conduzia as pessoas até o salão de festa. Essa, invadia a madrugada, de modo que, enquanto os adultos se divertiam, ofereciam-se quartos para que as crianças pudessem descansar. A participação na festa propriamente dita, aliás, começava com a Confirmação, pois, a partir daí, os adolescentes passavam a desfrutar de alguns privilégios restritos aos adultos.

Nos últimos anos, em função da pandemia do coronavírus e de outras dificuldades, o Kerb de Igrejinha não aconteceu ou ocorreu na modalidade drive thru. Dessa vez, no entanto, a Diretoria Paroquial optou por retomar a modalidade tradicional, o que se mostrou um grande acerto. A festa, que contou com pratos típicos e música ao vivo, foi muito elogiada, apontando para a possibilidade de ampliá-la em 2024, ano que marca o bicentenário da imigração alemã em nosso país.

Cat. Me. Daniel Ricardo da Costa
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br