Rede de Diaconia



ID: 2898

As Instituições Diaconais no Contexto Brasileiro: Desafios e Possibilidades

Encontro Nacional On-line

21/09/2021

 

 

As Instituições Diaconais no Contexto Brasileiro:
Desafios e Possibilidades

 aaa

A Rede de Diaconia convida as equipes de gestão, equipes técnicas e pessoas das instâncias de governança das instituições diaconais para participar do Encontro Nacional On-line da Rede de Diaconia, que acontece na próxima quarta-feira, dia 22 de setembro de 2021, entre 13h e 17h.

Não há limite de participantes por instituição! 

 

 

 

Programação:
13h – Acolhida e meditação
13h20 - As OSCs e o Contexto da Política de Assistência Social, com Erica Monteiro do Bomfim Bordin - Assistente social. Mestre e doutora em Serviço Social pela PUCRS. Realiza Estágio Pós Doutoral no PPGSS/PUCRS como bolsista PNPD/CAPES atuando como professora colaboradora e pesquisadora. Principais experiências profissionais como técnica, gestora, pesquisadora e assessora no campo das Organizações da Sociedade Civil).
15h10 – Intervalo
15h30 – Oficinas temáticas: Cada participante pode se inscrever em uma oficina no respectivo link de inscrição. Sugerimos o diálogo entre pessoas da mesma instituição para participação em oficinas diferentes.

 


 

 

Aprimorando as ferramentas para lidar com a pandemia
A proposta da oficina é criar um espaço seguro para as pessoas que atuam nas organizações e oferecer ferramentas, técnicas de autocuidado e, principalmente, auxiliá-las para que sejam capazes de reconhecer conscientemente as reações do corpo em tempos de pandemia.
Assessores:
Luiz Alves, coordenador da Instituição Diaconal Centro para Crianças e Adolescentes na periferia de São Paulo (SP).
Paulo Carvalho, trabalhador autônomo e voluntário na Instituição Diaconal Centro para Crianças e Adolescentes na periferia de São Paulo (SP).
 

 


 

 

Promotoras Legais Populares - PLP's: uma alternativa de superação a violência doméstica

A violência doméstica é um fenômeno complexo e presente no cotidiano, que tem sido agravada no cenário de pandemia. As PLP's são lideranças comunitárias que buscam alternativas de enfrentamento e superação deste tipo de violência.
Vamos conhecer o projeto, a proposta e a atuação destas mulheres?
Assessora:
Graciela Cornaglia, mestra em Educação, Promotora Legal Popular e militante do movimento de mulheres.
 

 


 

 

Técnica de Redução de Estresse
A Técnica de Redução do Estresse – TRE consiste numa sequência de exercícios corporais que ativam tremores espontâneos no corpo. Os tremores são um recurso natural do organismo para equilibrar o sistema nervoso e relaxar.
Para fazer a vivência, recomendamos que a pessoa use roupas adequadas para exercícios físicos, tenha um colchonete ou manta, espaço para deitar no chão e celular ou computador com câmera, pois será utilizada durante a oficina.
Assessoras:
Simone Grube, facilitadora de TRE no Centro Social Heliodor Hesse e voluntária no projeto de TRE na Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Carla Jandrey, facilitadora de TRE e coordenadora da Diaconia da IECLB.
Mariane Schneider, facilitadora de TRE e atuante no CRAS de Imigrante/RS.
 

 

 

 

 

Como cultivar o relacionamento com pessoas doadoras e potencializar a sua captação de recursos
Nesta oficina vamos partilhar experiências de relações mais duradoura com as pessoas que doam para a sua organização. Apresentaremos técnicas, ferramentas e ideias para aumentar a taxa de retenção e a maximização dos seus esforços de captação de recursos.
Assessoras:
Isabella Onzi Flores, assessora de Relacionamento com Pessoas Doadoras de FLD-COMIN-CAPA, mestre em captação de recursos pela Social Change School e mãe de planta e do seu gato Buzz.
Paula Martins, coordenadora de Engajamento Público de FLD-COMIN-CAPA, especialista em marketing de causa, com MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais, e aprendiz de dança de salão.

Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br