Rede de Diaconia



ID: 2898

Grupo Gestor da Rede de Diaconia avalia encontros regionais e projeta ações futuras

A segunda reunião presencial de 2023 aconteceu em Porto Alegre

19/09/2023

Grupo Gestor da Rede de Diaconia
Seminário Nacional de Diaconia
Visita à instituição Lupi
1 | 1
Ampliar

 

O grupo Gestor da Rede de Diaconia realizou, entre os dias 17 e 19 de setembro, a sua segunda reunião presencial do ano, em Porto Alegre. Dentre os assuntos em pauta, o grupo pode partilhar a avaliação dos encontros das articulações Sul e Norte, realizadas em agosto, e das participações no Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje) e no Seminário Nacional de Diaconia. O grupo ainda projetou ações futuras com base no Projeto Político Pedagógico da Rede.

Participaram da reunião representantes dos diferentes segmentos de atendimento das instituições que integram a Rede de Diaconia, representantes de conselhos e grupos nacionais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) que atuam na área da diaconia, além de representantes da Secretaria de Ação Comunitária da IECLB, que compõem o Grupo Gestor.

A partir dos relatos de participantes dos encontros regionais das articulações Sul e Norte, o Grupo Gestor fez uma breve avaliação sobre o atual momento da Rede. Foi unânime a impressão de que os encontros proporcionaram momentos ricos de vivências e partilhas entre os participantes. Outro ponto positivo foi a forma participativa e colaborativa com que os encontros se desenrolaram.

A representante do segmento criança e adolescente do Rio Grande do Sul, Karina Nunes, observou que os encontros das articulações Norte e Sul aproximaram as instituições que compõem a Rede de Diaconia. “Foi bem legal, saímos muito felizes. Foi importante planejar o encontro em grupo, programar bem o momento de partilha. Vínhamos de um distanciamento entre as instituições, que foi ajustado”, ressaltou.

Da mesma forma, o representante da Articulação Norte no Grupo Gestor, Luiz Alves, manifestou sua alegria de como os encontros foram conduzidos. “A metodologia utilizada, com um programa participativo, com divisão de tarefas e protagonismo das pessoas participantes possibilitou a partilha da autonomia da rede. A realização do encontro da Articulação Norte no espaço da Associação Albergue Martim Lutero, uma instituição diaconal, deu outro tom para o encontro”, avaliou.

A participação da Rede de Diaconia no 25º Congrenaje também esteve entre os relatos. Luiz Alves, que esteve responsável pelo estande da Rede no congresso em Domingos Martins (ES), manifestou sua gratidão pela oportunidade de vivenciar o Congrenaje, onde pode interagir com as pessoas jovens e perceber a potência da Juventude Evangélica. “Nos diálogos com o público do Congrenaje, deixei claro que a Rede estava lá para somar e que precisamos da juventude com seus conhecimentos na diaconia institucionalizada”, expôs.

O grupo também avaliou como muito positiva a participação no Seminário Nacional de Diaconia, realizado pelo Conselho Nacional de Diaconia (Conad) da IECLB, nos dias que antecederam a reunião. Na visão do grupo, a participação proporcionou uma aproximação e tempo de partilha com pessoas que representam a diaconia comunitária nos 18 sínodos da IECLB. Apesar de diferenças na forma de atuar e de públicos, os participantes entendem que foi importante o conhecimento e o reconhecimento entre as pessoas.

A revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Rede, iniciada na reunião do Grupo Gestor realizada em junho, teve continuidade, após as inclusões e ajustes sugeridos no Encontro Nacional de 2022. Integrante do PPP, o Plano de Ação da Rede para o biênio 2023 – 2024 foi monitorado e complementado com ações definidas pelas instituições em seus encontros regionais. Entre as ações planejadas, o Grupo Gestor definiu que até o final deste ano serão priorizadas a comunicação e a formação.

O planejamento do 4º Encontro Nacional da Rede de Diaconia, que acontecerá de 20 a 22 de setembro de 2024, em Afonso Cláudio (ES) também esteve na pauta. Ainda foi discutida a participação da Rede nas comemorações dos 200 anos da presença luterana no Brasil, fortalecendo, ainda mais, a articulação.



Visitas a entidades diaconais
A tarde do dia 18 foi dedicada à visitação a três espaços em Porto Alegre em que a diaconia ocorre em sua essência. Os dois primeiros locais visitados foram o Centro Educacional Evangélico Luterano (Cedel) e a Instituição Lupicínio Rodrigues, ambas unidades vinculadas à Comunidade Evangélica de Porto Alegre (Cepa). Oportunidade em que o grupo pode conhecer espaços onde acontecem as ações diaconais, que permitiu maior aproximação e ver, no concreto, o que é relatado nos encontros e reuniões. 

O Espaço Colaborativo do Fórum de Mulheres Negras na Economia Popular e Solidária, onde são comercializados os produtos artesanais dos grupos, foi o terceiro local visitado. Cabe ressaltar que a aproximação das instituições da Rede com empreendimentos da Economia Solidária vem sendo pautada como uma possibilidade de aprendizado mútuo e que pode fortalecer tanto a Rede quanto os grupos.

Os três dias de encontro do Grupo Gestor foram avaliados como muito ricos. Mário Ângelo, representante do segmento criança e adolescente de Santa Catarina e Paraná, sintetizou o sentimento geral do grupo, que se despediu após o almoço do dia 19. “Foi muito especial e importante estar com vocês em Porto Alegre. Volto com forças renovadas para praticar diaconia”, sublinhou.


Créditos do texto: Dirci Bubantz/GT de Comunicação

Revisão: Édson Luís Schaeffer/Pella Bethânia/GT de Comunicação (Jornalista - MTB/RS 17.725)
 

A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br