Paróquia Norte - Rio de Janeiro

Sínodo Sudeste



Rua Sobragi , 88 Ilha do Governador - Tauá
CEP 21920-150 - Rio de Janeiro /RJ - Brasil
Telefone(s): (21) 3269-6708 | (21) 3269-6708
rjnorte@gmail.com
ID: 356

Paróquia Rio de Janeiro-Norte: 50 anos de participação na Missão de Deus

20/08/2023

50 anos de Missão
50 anos de Missão (1)
50 anos de Missão (11)
50 anos de Missão (10)
50 anos de Missão (9)
50 anos de Missão (8)
50 anos de Missão (7)
50 anos de Missão (6)
50 anos de Missão (5)
50 anos de Missão (4)
50 anos de Missão (2)
50 anos de Missão (3)
50 anos de Missão (12)
50 anos de Missão (13)
1 | 1
Ampliar

Celebramos na manhã do dia 20 de agosto de 2023 o jubileu de 50 anos de participação na Missão de Deus da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro-Norte. A presidente da Paróquia, Sra. Bettina M. Ruppelt, começou a sua acolhida lembrando a música composto por Jaci Correa Maraschin, que nos diz:

Eis a igrejinha, de torre acompanhada,
abrem-se as portas,
de gente não tem nada.
Eis a igrejinha, de torre acompanhada,
abrem-se as portas,
ó que gentarada!
Bom dia, bom dia, bom dia!

Alegrei-me quando me disseram:
vamos, vamos à casa do Senhor.

(Letra e música: Jaci Correa Maraschin)

Em seguida, ela recebeu a cada pessoa com muita alegria com uma saudação de agradecimento!
Agradecendo a cada pessoa que aceitou o convite de Deus e celebrou em conjunto o Culto de Ação de Graças do Jubileu dos 50 anos da Missão de Deus na Paróquia Rio de Janeiro-Norte.
Agradecendo a pessoa que lá estavam presencialmente, aos que nos assistiam pelas mídias sociais, às que gostariam de estar aqui, mas não puderam. E que segundo ela, “tenho certeza estão celebrando conosco onde estiverem.”
Em especial, ela agradeceu a presença do Pastor Sinodal Marcos J. Ebeling, do Sínodo Sudeste; dos Pastores Rolf Schünemann e Jan Meyer, que atuaram na Paróquia; e dos pastores e as comunidades vizinhas Francisco dos Santos (Paróquia Esperança), Marcio Simões da Costa (Paróquia Martin Luther) e o PPHmista Alesandro Binow (Paróquia Esperança, atuando em Rio das Ostras) e a todos os pastores e pastoras que guiaram as pessoas na Missão de Deus durante estes 50 anos.
Bettina ainda lembrou e agradeceu a todas as pessoas que derem e dão os seus dons como presbíteros na condução e liderança. E a todos os membros das Comunidades Bom Pastor e Castelo Forte e da Paróquia, que com muito esforço e fé tornaram possível a construção dos templos e a realização das atividades como os encontros da OASE, Culto das Crianças, Ensino Confirmatório, Momentos de Oração, Estudos Bíblicos, momentos de confraternização.
Além das paróquias vizinhas, com as quais compartilhamos a Missão Vem Comigo, como a Paróquia Bom Samaritano, tivemos a presença de irmãs e irmãos das Comunidades em Nova Friburgo e Petrópolis.
Bettina ainda agradeceu, “às pessoas que com carinho e afeto preparam por longos meses o momento tão especial de celebrar 50 de participação na Missão de Deus.”
Nas palavras dela, “hoje será um dia de reencontros, de lembranças, de agradecimento pelas graças que recebemos de Deus.”
Destacamos da pregação do P. Sinodal Marcos, o histórico das comunidades e o chamado às pessoas para continuarem a ser benção no local onde elas servem a Deus. Sua pregação teve por base a passagem bíblica de Números 6.22-27, a Benção Sacerdotal. Dois pontos foram destacados por ele em sua pregação: “(01) Como é bom receber a benção de Deus. Ouvir vai em paz, segue o teu caminho, eu cuido de ti!” Pois, se somos comunidades de Jesus e podemos nos reunir para celebrar na casa de Deus, devemos agradeceu a Ele pela existência da comunidade! Para ele, é importante agradecer a Deus pelos espaços que temos onde celebrar e ser igreja de Jesus. (02) A benevolência de Deus não para em nós! Com isso, Pastor Marcos, destacou que somos discípulos de Deus e Ele se serve de cada pessoa batizada para alcançar as que moram ao redor do seu espaço de culto! Nossa missão é se aproximar daquelas que procuram e desejam um espaço tão lindo, como os das Paróquia Rio de Janeiro-Norte. Deus acompanha e abençoa as pessoas de diversas formas, seja no culto, na conversa na rua, no trabalho e na vida cotidiana. Pois, Ele coloca as pessoas para serem anjos bons, conforme a interpretação de Martin Lutero.
Segundo o Pastor Marcos, o desafio que se coloca é sermos igreja luterana na diáspora, mas também se aproximar das pessoas que querem ouvir a Palavra de Deus.
Após a pregação, foi aberto um momento para a partilha da palavra. A Paróquia recebeu lindos testemunhos vindos de pastores e pastoras que atuaram aqui. Destacamos alguns pontos:
- Pastor Rolf, numa mensagem profunda sobre o seu histórico de serviço à Palavra de Deus, lembrou dos momentos que antecederam sua chegada à paróquia, os primeiros atendimentos realizados usando o transporte público da capital. Após 40 anos de dedicação ao serviço a Deus, ele trouxe em seu corpo as marcas do seu ministério, usando as mesmas botas utilizadas no trabalho de concretagem e edificação da Comunidade Bom Pastor, na década de 80. Certamente um belo testemunho que vai além de marco temporal, e serve de inspiração no presente e nos leva em direção ao futuro.
- Pastora Ramona enviou mensagem escrita e que foi lida pela presidente da Paróquia, Bettina, no culto. Ela destacou que a “24 anos que estive com vocês! Fáceis de contar, pois cheguei à Paróquia Norte do Rio de Janeiro em julho de 1999, grávida do Pedro Gabriel. E o desafio de casa nova se tornou em bênção da acolhida!”
Segundo ela, “foram anos de desafios, sim, mas de enorme crescimento, do trabalho, e também da alma, e da família! Em 2002, nasceu a Vitória, batizada em um Dia da Igreja, no Acampamento dos Escoteiros, tendo ao fundo o Dedo de Deus!”
Além disso, segundo ela, “das andanças pelas Comunidades guardo boas recordações. Penha, onde nos reuníamos em casa de família, sempre cheia e acolhedora; Jacarepaguá – Praça Seca – em construção, ensinando cuidado e acolhida, pois nem bem estava pronta e já outros podiam vir ali celebrar; Ilha do Governador, com suas delícias, abraços. Tenho fotos! Da OASE, dos almoços, das celebrações, dos tantos encontros que construíram esta história. E fico feliz quando vocês mandam mais algumas!”
- Pastor José, enviou um vídeo a partir da Alemanha, onde atua atualmente. Agradeceu a Paróquia pelos anos de serviço a Deus e da qual ele também fez e faz parte da história. Com base nas palavras do Salmo 106, ele lembrou a Paróquia e seus membros que eles fazem parte da ação misericordiosa de Deus, vivem e são igreja de Jesus Cristo.
- Pastora Carla, expressou sua gratidão e se colocou em oração com as pessoas pelo Jubileu e expressou: “Me senti muito bem na paróquia, foi um tempo bem legal! Sou agradecida por terem me acolhido e pela caminhada conjunta.”
- Pastor Jan, lembrou sua passagem pela paróquia, e pelo carinho com que foi recebido pelos membros da Paróquia. Sua atuação se deu durante a pandemia de COVID-19, o que foi um fator desafiante, mas que não o desanimou a servir a Deus. Do seu período, destaca-se a assistência espiritual proporcionada pelos Momentos de Oração e Reflexão e os cultos online, atividades que permaneceram na Paróquia. Não se pode deixar de mencionar as difíceis perdas de perdas de pessoas durante esse período, sobretudo, do Sr. Guilherme Reichwald.

Ao final da palavra aberta, o atual pastor, Éder Beling, agradeceu a cada pessoa presente e aos belos testemunhos de vida e dedicação a Deus. Conclamando as pessoas a manterem firmes a sua fé, a sua doação, os seus dons, e a vida ao serviço a Deus e sua missão.

Como sinal de unidade e união entre as comunidades e paróquias, foram convidadas pessoas e lideranças que estavam presentes oriundas do Rio de Janeiro. Cada pessoa recebeu a tarefa de levar junto aos seus locais uma vela e uma cruz de crochê, como sinal da esperança em Deus pelos 50 de participação na Missão de Deus, nos lembrando da missão conjunta que todas as comunidades e pessoas compartilham.
Cada família presente no culto foi agraciada com a mesma lembrança para levarem a luz de Cristo à suas casas e famílias.
O dia continuou com o almoço servido pela Paróquia, no qual as pessoas vivenciaram a comunhão de Deus ao redor da mesa.

O dia foi marcado pelas palavras agradecimento e benção, onde as pessoas puderam compartilhar suas memórias, resgatar a vivência e estar junto!

 

Pelo texto: Bettina M. Ruppelt, Éder Beling, Presbitério da Paróquia Rio de Janeiro-Norte

 

Data e fatos sobre a Paróquia e suas comunidades

Em 12 de agosto de 1973, o Pastor Robert H. Fedde foi instalado como primeiro pastor regular da Missão Suburbana.
Os primeiros cultos na nova área missionária foram celebrados na Ilha do Governador, no dia 19/08, e na Vila Valqueire, 14/09, na cidade do Rio de Janeiro, e em outros municípios do Estado do Rio de Janeiro, como Jardim Primavera (Duque de Caxias), em 02/09; no templo da Igreja Presbiteriana (Nilópolis), em 30/09; e em Resende, em 26/10.

Em 2023, por ocasião do Jubileu de 50 anos de missão das Comunidades da Paróquia, foram recebidas 90 novas Bíblias com Livro de Canto da IECLB através de uma doação do Fundo de Bíblias da IECLB. Sendo que 50 permaneceram na Comunidade Bom Pastor e 40 na Comunidade Castelo Forte.

Comunidade Castelo Forte, Vila Valqueire
Em 25 de maio de 1978, o assunto da pauta foi justamente a aquisição de um terreno para a construção da Igreja na Vila Valqueire. Pois, os cultos ocorriam na casa do Sr. Peter Geisel.

Em 22 de outubro de 1982 foi adquirido o terreno situado à Rua Luís Beltrão, nº 1052.
Em 1993, nos fundos do terreno, foi construído um salão paroquial, que serviu de local de celebração até que o novo templo pudesse ser concluído. Nesse ínterim, um incêndio destruiu parte da casa que servira de local de cultos (1996).
A pedra fundamental foi lançada em 07 de junho de 1998. Mesmo não estando concluído o templo, em 02 de dezembro de 2001, dois jovens, Matheus Lucas Gutbrodt e Anderson Walter Trindade, este membro do Ponto de Pregação Bom Mestre, foram ali confirmados.
Com o auxílio da GAW (Gustav-Adolf Werk) a obra pôde ser parcialmente concluída e, em 14 dezembro de 2002 o novo templo foi consagrado ao Senhor. Na dedicação, tivemos a presença da Pastora Christild Graff, do Decanato de Schweinfurt (parceria já existente há pelo uns 30 anos). Os paramentos da Santa Ceia da Castelo Forte foram presentes do Decanato de Schweinfurt pela dedicação do templo da comunidade. O mobiliário do templo da Comunidade foi comprado a partir de uma oferta em âmbito Sinodal destinada para esse fim.

Comunidade Bom Pastor, Tauá, Ilha do Governador
Por volta de 25 de outubro de 1974, o núcleo da Ilha do Governador celebrava em uma casa alugada, situada na Rua Orestes Rosólia, no 124, Jardim Guanabara.
Nessa época foram adquiridos dois terrenos na Estrada da Porteira, no bairro Bancários.
As celebrações se faziam em uma casa cedida pela Sra. Joana Baumgart, à Rua Pejuçara, lote 76, no Cocotá.
De 1979 até julho de 1980 não houve atendimento pastoral, a comunidade se manteve unida, realizando seus cultos em uma casa alugada à Rua Manuel Marreiros, no Tauá.
Em 1981, a Comunidade foi acolhida pelo casal Denecke, em sua residência, à Rua Manuel Magioli, no 41, ali permanecendo até que o anexo construído no terreno da Rua Sobragí, no 88 fosse concluído.
Em 1983, vende-se o terreno no Bancários e se adquire no Tauá.
A pequena cruz móvel e a igrejinha de madeira, em que se depositam as ofertas, acompanharam a comunidade em boa parte dessas mudanças.
O lançamento da Pedra Fundamental se deu em 24 de junho de 1984, sendo o primeiro culto ali realizado em 30 de setembro de 1984.
No dia 29 de novembro de 1986, foi realizado o primeiro culto no templo da Comunidade, na mesma ocasião em que foi celebrada a ordenação ao ministério pastoral do P. Rolf Schünemann.
Muito do que hoje se vê no templo foi doado por membros e por outras comunidades. Assim, pia batismal e púlpito foram confeccionados pelo pai do Presidente Frederico Arentz, em 1988; os vitrais que adornam o altar, foram doados pela família Willrich; e ainda neste mesmo ano, foram doados o quadro de hinos, pela Comunidade Martin Luther, e o tapete, pelos confirmandos; as placas de identificação da Comunidade foram doadas pela família Arentz, em 1990; um órgão eletrônico, foi doado pelos confirmandos de 1992. Os bancos da comunidade foram doados pela Paróquia de Nova Friburgo. Em 2005, a comunidade recebeu a doação de um piano, da Sra. Érika Adele Hochwart e sua filha Monika.

Inforamações e dados retirados de: COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA DO RIO DE JANEIRO, MÖLLER, Margret (Org.). 180 anos de história e fé. [Rio de Janeiro], s. n., [2007]. p. 65-76.

Dados e fatos da Comunidade Castelo Forte atualizados a partir de relato de Márcia Kirsch.


Autor(a): Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro - Norte
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Norte (RJ)
ID: 71084
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br