Paróquia em Tangará da Serra

Sínodo Mato Grosso



Rua Ramon Sanchez Marques , 833 S
CEP 78300-000 - Tangará da Serra /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 3326-9435 | (65) 9904-9589
ieclbtangaradaserra@hotmail.com
ID: 156

Visita alemã à Paróquia de Tangará da Serra

07/07/2011

1 | 1
Ampliar

Entre 30 de junho e 4 de julho, estiveram entre nós, na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Tangará da Serra, Wolfgang Buchholz e Harry Kabelitz, como parte de uma delegação de seis pessoas  vindas do distrito de Syke-Hoya/Alemanha em parceria com o sínodo Mato Grosso. Neste ano a parceria completou seu 20° aniversário. Foram cinco dias de intenso convívio, comunhão e reflexão, no qual pudemos aprofundar e reforçar o tema do ano “Paz na criação de Deus: esperança e compromisso”. O programa realizado segue abaixo:

Quinta-feira – chegada da delegação com almoço em meio às belezas naturais do “Salto das Nuvens”. Na parte da tarde os alemães foram recebidos com uma faixa em frente à igreja, com direito a canto em alemão e português e um delicioso café da tarde servido pela OASE.

Sexta-feira – pela manhã estivemos com o Sr. Cabral e sua esposa Elaine Brinker, que nos ministraram uma verdadeira aula sobre o tema reciclagem, trazendo, inclusive, informações regionais, nacionais e globais. Além disso, Cabral fez uma explanação sobre os diversos projetos que dirige na área e os empreendimentos em vista. Depois visitamos o lar do casal onde pudemos experimentar além do aconchego de sua casa, admirar os móveis dispostos nos mais diversos cômodos feitos a partir de madeira de demolição. À tarde conhecemos ainda a fábrica onde estes móveis são produzidos, bem como a loja onde são vendidos.

Sábado – na parte da manhã, em visita à família Rambo, em Deciolândia, acompanhamos o processo de armazenamento de grãos. À tarde, depois de um delicioso churrasco, primeiramente acompanhamos a colheita de algodão e milho, bem como nos inteiramos de todo o processo de produção dos mesmos, e, depois, visitamos uma usina hidrelétrica de pequeno porte e represa, maravilhados com a queda d’água de uma cascata com mais de 100 metros de altura. À noite nos reunimos em comunidade para culto com Ceia do Senhor, seguido de apresentação e conversação com os alemães, coroado com uma sopa de anholine para podermos nos refazer do frio congelante da noite.

Domingo – na parte da manhã visitamos a maior feira livre de agricultores da cidade. Lá, percebemos que a feira não é somente um local de venda e troca, mas um local para reencontrar amigos, trocar idéias e conviver com as diferenças. A tarde foi livre e à noite tivemos um momento de avaliação.

Segunda-feira – na parte da manhã ficamos chocados e nos sentimos desafiados ao perceber as condições precárias de uma casa para idosos. À tarde conhecemos o maravilhoso trabalho realizado pela APAE com 165 portadores de necessidades especiais, que inclui até mesmo equoterapia. Já no fim da tarde pudemos conhecer o trabalho realizado pela Casa da Criança, junto a crianças em situação de risco.

Cabe lembrar que esta programação foi coroada com o acolhimento ocorrido nas casas das famílias da comunidade em momentos de alegria, carinho e partilha.

Enfim, este intercâmbio a partir da parceria entre o distrito Syke-Hoya e o sínodo Mato Grosso, que neste ano comemora seu 20° aniversário, coloca questões pontuais em relação ao meio ambiente e o cuidado que temos com nossos irmãos e irmãs na ordem do dia, ou seja: “Paz na criação de Deus”. Ao mesmo tempo este intercâmbio exemplifica e faz-nos perceber, conforme relatado na mensagem da XIV Assembléia Sinodal, “... que em Cristo somos um, mesmo com irmãos e irmãs a 11 mil km de distância, demonstrando a riqueza da comunhão na igreja de Cristo”.

P. Elisandro Rheinheimer
Fotos: Vali Stallbaum e Elaine Brinker













 


Autor(a): P. Elisandro Rheinheimer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
ID: 6569

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br