Tema do Ano da IECLB



Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 3251

Apresentação do Tema do Ano 2022

25/11/2021

 

TEMA: Amar a Deus e as pessoas

LEMA: Não amemos de palavra, nem da boca para fora, mas de fato e de verdade (1 João 3.18).

Estes são Tema e Lema Bíblico da IECLB para o ano 2022. Ao longo do próximo ano iremos refletir juntos sobre o centro da vivência da fé cristã. Tema e Lema nos remetem diretamente ao grande mandamento do amor, ratificado por Jesus como o resumo de todos os mandamentos: “Jesus respondeu: — O principal é: ‘Escute, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e com toda a sua força.’ O segundo é: ‘Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.’ Não há outro mandamento maior do que estes” (Marcos 12.28-31). O lema bíblico de 2022 extrai as consequências concretas do grande mandamento do amor para a vida em comunidade: “Não amemos de palavra, nem da boca para fora, mas de fato e de verdade” (1 João 3.18). Amar só é possível porque Deus nos amou primeiro, e de forma incondicional. A experiência de termos sido amados, capacita a corresponder, amando a Deus e as pessoas.

Expressar o Tema e o Lema Bíblico através da arte visual sempre é um grande desafio. Neste ano a arte estampada no cartaz também quer auxiliar na interpretação e aprofundamento do Tema. Um breve comentário: a cor de fundo do cartaz é um verde azulado, uma tonalidade que transmite serenidade, paz, esperança. Ao centro vemos um quadrado azul-marinho com os dizeres “amar a Deus e as pessoas”. O conteúdo desta frase é expressa pelo símbolo de um coração. Quando olhamos melhor, vemos que este coração se transforma em uma mão. É um coração-mão, indicando que o amor se transforma em ação concreta. O coração-mão não é frio e cinzento, mas alegre e entusiasmado, o que denotam as cores que o compõe. O significado das cores pode ser conferido nas listras que emergem do canto inferior esquerdo do cartaz. São verbos no imperativo que propõe viver o amor-ação de forma concreta em nossos relacionamentos na comunidade, na família e na sociedade. São eles: acolher, servir, ensinar, pacificar, dialogar. Manifestam, portanto, o mesmo que o Lema Bíblico estampado no canto superior esquerdo do cartaz.

A cada ano a IECLB também disponibiliza um caderno de estudos com subsídios para a reflexão acerca do Tema e Lema do Ano para diversas faixas de idade. Em 2022, a fundamentação bíblico-teológica pode ser conferida no texto base sobre o Tema e na meditação sobre o Lema Bíblico. Além disso, um subsídio ajuda a refletir o relacionamento entre a missão da igreja e o grande mandamento do amor, apontando para a campanha Vai e Vem. Os verbos enumerados acima são refletidos nos diversos subsídios. Na segunda parte do caderno de estudos a Rede Sinodal de Educação oferece subsídios para a reflexão de Tema e Lema nas escolas. São subsídios excelentes também para o trabalho com crianças, adolescentes e jovens na comunidade. Todos os materiais estarão à disposição no formato impresso e no formato digital – este no portal luteranos (https://www.luteranos.com.br/organizacao/tema-do-ano). Subsídios muito importantes são novamente as músicas especialmente compostas para o Tema do Ano. Além do vídeo da música oficial, também estarão à disposição várias músicas e as partituras correspondentes para uso no culto, nos grupos e, especialmente, no corais e grupos de canto. Ao longo do ano estes recursos estarão disponíveis no portal.

Desejamos que o Tema e Lema do Ano 2022 redunde em bençãos em nossas comunidades, instituições e escolas.

P. Dr. Paulo Afonso Butzke/NPA da IECLB


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br