200 anos de Diaconia – uma história de fé e serviço!

02/04/2024

 

Diaconia é serviço de amor cristão

Nos últimos dois séculos, a diaconia experimentou transformações profundas, espelhando as mudanças sociais, culturais e religiosas que marcaram esse período. Desde sua origem, a prática diaconal precisou se adaptar aos desafios de cada época e às necessidades emergentes. Houve momentos de avanço e transformação positiva, mas também períodos de dificuldades e fraquezas, que foram superados pelo trabalho baseado no amor de Cristo.

 

Enquanto celebramos dois séculos de história e serviço diaconal, nos comprometemos a seguir adiante, mantendo viva a tradição de servir com humildade, compaixão e dedicação. Assim, continuamos o legado de Cristo, que veio não para ser servido, mas para servir como exemplo supremo de amor e serviço desinteressado (Mateus 20.28).

 

Material para o Dia Nacional da Diaconia

Seguindo o exemplo de Jesus Cristo, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) promove ações diaconais nos diferentes âmbitos da Igreja. No 3º Domingo da Páscoa, chamado de Misericordia Domini (A misericórdia do Senhor), a IECLB celebra o Dia Nacional da Diaconia. A data é também uma oportunidade para refletir sobre a importância da Diaconia e o seu objetivo de transformar realidades de dor e sofrimento.

 

A Coordenação de Diaconia da Secretaria da Ação Comunitária da IECLB elaborou um caderno com vários conteúdos muito interessantes para ajudar a refletir e a celebrar. No Caderno, você encontra

  • Linha do tempo com os principais aspectos da ação diaconal no Brasil
  • Proposta Litúrgica para o Dia Nacional da Diaconia, que será celebrado no dia 14 de abril 2024 – Domingo da Misericórdia
  • Artigo do Prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto, que reflete sobre duas questões ligadas à diaconia: a questão eclesiológica (Igreja de Jesus Cristo) e a questão histórica (200 anos de diaconia).

 

Acesse o Caderno em formato PDF na área de DOWNLOAD e celebre a Diaconia!

REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br