Mensagem para o Dia de Finados

01/11/2022

 

O ser humano, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação. Nasce como a flor, e murcha; foge como a sombra, e então desaparece”. (Jó 14.1).

Flores e folhas. É com elas que Jó compara a nossa vida. Nascemos na primavera, murchamos e padecemos no inverno. Trazemos cores vivas, damos frutos, provocamos brilho no olhar das outras flores que estão no jardim e, então, aquela bela flor murcha, seca e morre. A flor compartilha do seu bom perfume, contagia aqueles e aquelas que estão ao seu redor com seu bom cheiro até o dia em que começa a enfraquecer e a dar sinais de que o tempo passa muito mais rápido do que imaginamos.

Jó, porém, não fica apenas na morte: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Eu o verei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim.” (Jó 19.25).

Esta é a nossa certeza como cristãos: mesmo que a morte procure eliminar as cores e a beleza da vida, a vida sempre triunfará novamente, pois Cristo ressuscitou. Ele mesmo é árvore derrubada e que brotou novamente ao terceiro dia. Ele mesmo é a única e verdadeira esperança para todos nós que aguardamos ansiosamente a ressurreição dos mortos. Ele é a única e verdadeira resposta para a morte, pois Cristo é vida, e vida em abundância.

Na morte, a planta é posta em sono profundo, como um tronco recém-cortado. Mas no retorno de Cristo dos céus os mortos nele brotarão novamente para uma nova existência e glória.

Portanto, neste 02 de Novembro de luto, dor e saudade, lembremos das palavras de Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Crês isto?” (João 11.25-26). Quem tem Cristo tem a vida que dura para sempre. Nesta promessa podemos nos segurar. Deus, em seu Espírito Santo, nos dá o verdadeiro consolo a partir da sua Palavra.

Que Deus ajude a todos nós a permanecermos firmes e inabaláveis até que chegue o dia do Senhor. Sê fiel até à morte e eu te darei a coroa da vida.

Oração:

Deus onipotente e eterno, que pela morte de teu Filho aniquilaste o pecado e a morte e por sua ressurreição recuperaste inocência e vida eterna, para que nós, livres do temor da morte, vivamos em teu reino: dá que assim creiamos de todo o coração e nessa fé sempre te louvemos e te sirvamos. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.¹


P. William Felipe Zacarias

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz - Sapiranga/RS


¹ MANUAL DE OFÍCIOS. 2. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2006. p. 37


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Espiritualidade
Testamento: Antigo / Livro: Jó / Capitulo: 14 / Versículo Inicial: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 68509
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br