Meditação da semana

A quietude da Quaresma

22/02/2024

Na quietude deste período da Quaresma, somos chamados e chamadas a contemplar o profundo amor de Jesus, expresso através de seu serviço desinteressado, mas intencional, seu amor diaconal. Em Marcos 10.45, encontramos estas palavras que ecoam através dos séculos, convidando-nos a mergulhar na essência do ministério de Cristo: Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

Neste tempo de reflexão e preparação, somos convidados e convidadas a olhar para dentro de nós mesmos, para examinar nossas vidas à luz deste amor sacrificial. Jesus, o Filho de Deus, escolheu o caminho da humildade, do servir, da verdade e da diaconia demonstrando que o verdadeiro poder reside no ato de servir aos outros. Ele não veio para ser glorificado em palácios terrenos ou ser servido por uma corte de seguidores, mas sim para se colocar ao serviço da humanidade, para lavar os pés dos discípulos, para curar doentes e para alimentar pessoas famintas.

Assim, na quietude desta Quaresma, queremos seguir os passos de Jesus, despojando-nos de nossa vaidade e egoísmo, a nos inclinarmos em direção a quem vive em necessidade e opressão ao nosso redor. Este é um tempo de jejum não apenas de alimentos, mas também de egoísmo, um tempo de renúncia também da indiferença aos sofrimentos alheios.

Que possamos, na quietude da Quaresma, buscar a transformação de nossos corações, para refletir cada vez mais o amor diaconal de Jesus em nossas vidas cotidianas. Que possamos encontrar a verdadeira alegria e realização, não na busca incessante de nossos próprios interesses, mas sim no serviço, seguindo o exemplo daquele que veio não para ser servido, mas para servir e dar sua vida por nós.

Oração
Deus de amor
Na quietude da Quaresma, preenche nossas vidas com tua graça
Na quietude da Quaresma, o nosso louvor a ti seja o amor a quem necessita
Na quietude da Quaresma, ensina-nos a ouvir tua voz
Na quietude da Quaresma, motiva-nos a seguir teus passos
Na quietude da Quaresma, permite-nos usar nossas mãos para abençoar e cuidar
Na quietude da Quaresma, inquieta nossos corações para amar e viver diaconia.
Em nome de Jesus. Amém

Diác. Dr. Dionata Rodrigues de Oliveira
Assessor teológico de formação e diaconia do Sínodo
 

REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br