Meditação da semana

O caminho da cruz

29/02/2024

A cruz é o símbolo maior dos cristãos e das cristãs. Por isso a encontramos em toda parte onde se reúnem. A cruz sempre acompanha a mensagem do Evangelho. Para onde se leva a Palavra de Deus, leva-se também a cruz. Isso é assim, porque houve uma primeira cruz. Houve a cruz de Gólgota. Na verdade houve muitas cruzes, porque os romanos gostavam de crucificar. Mas a cruz de Gólgota tem um significado especial. Ela tornou-se o símbolo da nossa fé, porque ali pregaram e ergueram o Filho de Deus.

Naquela primeira cruz, houve muita maldade: a maldade dos chefes que tramaram a morte; muito cinismo: o cinismo de Pilatos que lavou as mãos; muita crueldade: a crueldade dos soldados que tinham prazer no martelar os pregos; grande injustiça: a injustiça de crucificar um inocente; grande sofrimento: sofrimento físico e espiritual; um grande engano: o engano de crucificar o Filho de Deus. Mas naquela cruz, também houve muita fé: a fé de Jesus no Pai Celeste; muito amor: o amor de Jesus por todos nós; muita resistência e luta: a resistência contra o mal, até o último alento; e houve morte: morte, derrota, desânimo, humilhação, medo e choro – morte de muitas faces.

Naquela cruz, houve também vitória: houve a Páscoa, a ressurreição, a vitória da vida sobre a morte, a morte que tem mil faces. Houve a vitória sobre a morte que se apresenta com o rosto da maldade, da crueldade, do cinismo, da injustiça, do sofrimento, do engano, da humilhação, do fracasso. A morte que usa mil disfarces.

A morte foi vencida pela fé, pelo amor, pela resistência contra o mal. A dor foi vencida pela alegria do domingo de Páscoa. Nem o cinismo de Pilatos, nem as manobras dos falsos líderes, nem a crueldade dos soldados, e nem a grande pedra diante do túmulo puderam silenciar a verdade e destruir a vida que estava com Cristo.

O símbolo da Cruz que sempre acompanha a mensagem cristã lembra aquela primeira cruz. Por isso está em toda parte onde cristãos e cristã se reúnem: - está no alto das torres das nossas igrejas, porque nas igrejas reúnem-se pessoas que expressam a sua fé no crucificado; - está nas capas das nossas bíblias e dos nossos hinários, porque neles se lê e se canta o amor de Jesus por todos nós; - está nos nossos cemitérios, porque fala da vida que vence a morte.

Realmente, desde a Páscoa, a morte não mais está com a última palavra. A morte foi vencida com seus muitos disfarces e suas mil faces. Assim crendo, ensaiamos um novo caminhar. Amém.

Oração: Bondoso Deus, guia nossos passos na caminhada de fé para que possamos olhar para a cruz de Cristo e sentir o Seu amor incondicional por cada um de nós. Que este amor nos leve para a acolhida, solidariedade, perdão, inclusão. Amém.

Pa. Louvani Kuhn Hirt
Pastora na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Rolante
 

REDE DE RECURSOS
+
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br