Meditação da semana

Saúde! Te desejo saúde!

14/03/2024

Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. João 3.14-15

Jesus tentou, mais de uma vez, mostrar um novo caminho espiritual para o Nicodemos. Esse não compreendeu o que é nascer de novo. Também ficou ‘boiando’ quando Jesus fala do Vento-Espírito que sopra onde quer. Então Jesus apelou para uma história conhecida do Nicodemos. A história das serpentes no deserto, no caminho do povo para a terra de Canaã. (Números 21) O povo já tinha sido libertado da escravidão do Egito. Mas reclamava da falta de água e comida no deserto. Reclamava que tinham de comer o maná o tempo todo. Então muitas cobras apareceram colocando todos em perigo de vida. Deus mandou Moisés fazer uma cobra de bronze e erguê-la bem alto para que todos que olhassem para ela fossem curados do veneno das cobras.
Todos nós certamente já ficamos doentes e tivemos que ir ao médico. Me sinto mal, tenho dores, e procuro o Posto de Saúde ou o Hospital. O médico me consulta e me examina. Pergunta sobre meus sintomas: o que você está sentindo?

O povo de Deus estava doente. Quais os sintomas? Queixa, reclamação, insatisfação. Qual era a doença: o pecado, o afastamento de Deus, a desconfiança de que Deus não seria capaz de cuidar do povo no deserto.

É hora de começar o tratamento. Como remédio Deus dá os mandamentos e as leis, os sacrifícios e rituais. Assim obedecendo aos Mandamentos deveria voltar a confiança em Deus, a gratidão ao Senhor, o cuidado com a vida, a paz e a harmonia entre as pessoas.

Nicodemos foi criado no sistema das leis e dos rituais. Mas ele sentia que a doença do pecado não estava se curando desse jeito. Ele sentia um vazio em seu coração. Ele queria encontrar paz e perdão.

O remédio amargo dos Mandamentos não estava resolvendo a situação. Só ajudava a mostrar os problemas e aumentavam os sintomas: havia pessoas orgulhosas que se achavam melhores e mais santas que os demais pecadores. A religiosidade foi só de aparência. Os fariseus e mestres não praticavam a justiça e a honestidade.

Então Deus mudou o tratamento e passa a receitar a fé na Graça, no amor imerecido de Deus. O novo remédio está no olhar para a cruz de Cristo. É concentrar-se naquilo que Jesus fez por nós: entregou-se na morte horrível da cruz. Ressuscitou no domingo da Páscoa. E nos dá a vida eterna. Essa é a entrada definitiva no Reino de Deus, sobre a qual Jesus falava ao Nicodemos.

Voltando à comparação do tratamento, que sinais aparecem mostrando que estamos curados? Volta o apetite, voltamos a sorrir, a trabalhar, temos novas energias, certo?

O apóstolo Paulo falava nos sinais de um coração curado. Ele falava dos frutos que o Espírito Santo produz: amor, alegria, paz, paciência... (Gálatas 5.22)
Desejo que nessa Quaresma e Páscoa você seja tomado desses bons sintomas de Vida, de Saúde no corpo e na alma. Amém.

Pastor Paulo Sergio Einsfeld
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Nova Petrópolis
 

REDE DE RECURSOS
+
Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br