Meditação da semana

O Rei e o Jumentinho

21/03/2024

“Alegre-se muito, ó filha de Sião! Exulte, ó filha de Jerusalém! Eis que o seu rei vem até você, justo e salvador, humilde, montado em jumento, em um jumentinho, cria de jumenta. ” Zacarias 9.9

Estamos às vésperas da celebração do Domingo de Ramos. Neste domingo recordamos a chegada de Jesus a Jerusalém. O profeta Zacarias havia previsto que o Messias entraria em Jerusalém “justo e vitorioso, humilde e montado num jumento. ” Chamamos este evento de “entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. ”

Contudo, esta “entrada triunfal de Jesus em Jerusalém” montando um jumento parece muito estranha aos nossos ouvidos modernos. Se Jesus era de fato o rei messiânico chegando à capital Jerusalém, não deveria estar numa carruagem puxada a cavalos? Ou montando um grande cavalo branco?

Acontece que nos tempos bíblicos, reis e pessoas ricas montavam estes animais, que eram criados, nas cercanias de Bagdá e Damasco. O cavalo era um animal de uso militar. A imagem do cavalo estava associada aos reis estrangeiros que escravizaram o povo de Deus, como os egípcios ou que chegaram para invadir Jerusalém, como os assírios, babilônios.

A imagem do jumento está presente na vida de Jesus, desde antes de seu nascimento. Maria vai a Jerusalém montada sobre um jumento. No presépio, lá está ele, o jumento junto à manjedoura do Filho de Deus, o rei justo e humilde nascido na estrebaria. Ao escolher um jumento como montaria, Jesus indica que seu reinado será diferente; será de humildade, paz e salvação. A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém é o triunfo da vida, morte e ressurreição de Jesus!

Ao escolher esse tipo de montaria, Jesus indica o tipo de rei que ele é! Jesus é o Rei que vem como um servo, justo, humilde e salvador, montado num jumento, e não num grande cavalo branco, não em vestes reais, mas em roupas dos pobres e humildes. Jesus Cristo não vem para conquistar pela força como os reis terrenos, mas pelo amor, graça, misericórdia e seu próprio sacrifício pelo seu povo.

O rei que vem a nós anunciou o Reino de Deus. Seu reinado está fundamentado no amor, na justiça; é um rei cujo poder não está nas espadas, nas armas, nem na violência, seja ela física ou verbal. Com o Domingo de Ramos, iniciamos a Semana Santa e vamos em direção à Páscoa. A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém aponta para o triunfo, o Seu triunfo sobre a cruz, a morte e seus poderes, quando no domingo da Páscoa gloriosamente ressurgiu dentre os mortos. Desta vitória, deste triunfo participamos nós, todas as pessoas que creem.

Deixemos que Jesus faça sua entrada triunfal em nossas cidades, nossas vidas, nossos lares e corações, para que reine a paz e o amor. Amém.

Oração: Louvado sejas Senhor Jesus Cristo porque vens a nós em nome do Senhor nosso Deus! Vens a nós em amor e mansidão. Concede-nos que te recebamos com alegria em nosso coração, de tal forma que reines verdadeiramente em nossa vida. Clamamos e aguardamos em fé e esperança o grande e glorioso dia em que triunfalmente venhas com teu Reino e contigo possamos triunfar sobre a morte e seus poderes. Amém.

P. Odemir Simon
Pastor na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Picada Café
  

REDE DE RECURSOS
+
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br