Meditação da semana

A Ressurreição nos impulsiona para a Missão

04/04/2024

Quando a gente lê as descrições que os evangelhos fazem do Domingo da Ressurreição, há alguns detalhes que nos chamam a atenção. Primeiro, as mulheres são as primeiras testemunhas do ocorrido. Na cultura da época, o testemunho das mulheres era desprezado diante de tribunais. Segundo, a reação destas testemunhas, incluindo os próprios discípulos, é de desalento e temor, mesmo diante do túmulo vazio. Não cabia em seus pensamentos entender exatamente o que estava se desenrolando nos propósitos de Deus com aquele acontecimento. Afinal, o que significava a paixão, morte e, agora, suposta ressurreição do mestre amado?

Nos dias que se seguem após este fato, não temos registro de muitas atividades ou conversas de Jesus com os discípulos. O que os evangelhos destacam, notavelmente, é que Jesus não lhes diz coisas do tipo: Os inimigos queriam fazer todo o mal, mas eu venci, estou aqui de volta. Ou ainda: Agora esperem só como será a vingança do Deus Todo Poderoso.

O fato é que Jesus reúne estes seus seguidores e os incumbe de uma tarefa que, certamente, diz respeito também a nós hoje. No evangelho de João, ele já havia pontuado que pelo amor demonstrado uns aos outros, os discípulos seriam conhecidos como seus seguidores (confira João 13.34-35). E, mais adiante, afirma: “Assim como o pai me enviou, eu também vos envio.” (João 20.21). Sob a força do amor de cunho sacrificial, e na força do Espírito Santo, seus seguidores são impulsionados a viver o padrão de vida que o Mestre lhes havia mostrado, indicando que, com a ressurreição, o novo mundo de Deus está em curso, rumo à eternidade! Deus tem como propósito curar, salvar, restaurar e transformar o mundo, instaurando os novos céus e nova terra, nos quais habita justiça (2 Pedro 3.13) e nos mobiliza para estarmos juntos neste projeto!

Viver como Jesus viveu! Pregar a Palavra, conscientizando as pessoas de sua condição de pecado para serem resgatadas para o Reino do amor de Deus! Eis o chamado do povo de Deus, a partir da ressurreição: vida que vence a morte! Se estamos em Cristo, estamos vivenciando o ser nova criatura na nova criação de Deus!

Oração: Senhor Deus amado, a história do mundo foi impactada e atinge seu clímax com a morte e ressurreição de Jesus. Eis a notícia a ser proclamada e vivida. Saiamos pelo mundo proclamando o amor libertador do Cristo ressurreto, apontando para a qualidade da nova vida que temos em Jesus! Amém!

P. Me. Oscar Elias Jans
Pastor na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Cristo Bom Pastor em Caxias do Sul
 

REDE DE RECURSOS
+
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br