Meditação da semana

Paz seja convosco!

11/04/2024

E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. (João 20.26).

Estamos no período entre a Páscoa e a Ascensão. Neste período de 40 dias, Jesus ainda se apresenta entre seus seguidores e seguidoras, já ressuscitado. Mudanças de pensamento e atitude precisam de algum tempo. Todas as pessoas, naqueles dias, ainda estavam impactadas pelo acontecimento da crucificação. Mesmo que o próprio Jesus tivesse anunciado a sua ressurreição, essa nova realidade era algo difícil de crer. Mas, no encontro com os discípulos, ele insiste em anunciar a paz. Paz era o que mais estava ausente na atribulada e amedrontada vida dos discípulos, que temiam serem presos e condenados também.

A paz que Cristo anuncia é o começo de uma nova realidade. Significava um sentimento que nenhum outro ser humano, ou poder constituído, pudesse oferecer. A paz de Cristo é o anúncio da vitória sobre os poderes da morte. Novo sentido de vida ocorreu e ocorre ainda hoje: o sentido de vida oferecido por Deus, que não ficou limitado pelo poder do mal. Por isso, esse é o tempo da verdadeira Paz.

Da mesma maneira, essa paz nos coloca na caminhada da nova vida, onde não há temor e há impulso para a missão de anunciar a vitória sobre morte. Também nós somos agraciados e agraciadas com essa vitória, a partir da fé em Cristo. Isso significa, entre outras coisas, deixar de lado o pensamento de que a realidade da violência e da morte sempre dominarão. Novas relações entre pessoas e comunidades, motivadas pela paz de Cristo, são possíveis.

Esse anúncio nos encoraja, como pessoas e comunidades, a experimentarmos a convivência sob os critérios da paz. Não uma falsa paz imposta a partir da dominação, mas uma paz que nos faz andar na certeza de que a vida está aos cuidados de Deus e podemos, por isso, anunciar que uma nova realidade é possível. Como pessoas que creem no anúncio da paz, cabe-nos denunciar todas as formas de violência e anunciar a paz que nos é ofertada pelo próprio Cristo. Que a Paz seja convosco!

Oração: Senhor, permita que esse tempo seja oportuno para nos transformar de tal maneira que a paz de Cristo seja o nosso rumo e direção a seguir. Dá-nos a tua presença, na força consoladora do Santo Espírito, para anunciarmos que a vida venceu a morte e, por isso, faça-nos ser mensageiros da tua Paz. Por Cristo, amém.

P. me. Oscar Miguel Lehmann
Pastor na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Gramado

 

REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br