Missão nas Escolas



ID: 2662

A identidade evangélico-luterana na prática educativa escolar

31/01/2022

 

Neste mundo em acelerada transformação, denominado por Zygmunt Bauman de Modernidade Líquida, a identidade também passa a ser fluida. Aquilo que as pessoas ou instituições tinham como seus preceitos, atuação, modo de vida há 20 anos ou mais, mudou significativamente e muito rapidamente. Hoje não existem mais regras rígidas e únicas que definem padrões de comportamento, padrões visuais, estilos arquitetônicos e até formas de louvar ao transcendente. Hoje a regra é “você pode ser o que você quiser”! E sempre haverá quem goste e admire você! Assim também é em relação as instituições educacionais. Cada qual busca sobreviver, inovar e crescer no mercado, o que faz com que a sua identidade vá se modificando para acompanhar as mudanças culturais, sociais, econômicas e políticas em que está inserida.

Nesse sentido, a Rede Sinodal de Educação (RSE), com as suas 51 instituições associadas, desde o ano passado está num processo de Planejamento Estratégico. É um momento muito importante em que, em conjunto, se olha para o passado para entender o presente e planejar o futuro. Mas, como escolas evangélico-luteranas, a Rede Sinodal de Educação entende que este mundo em veloz transformação também apresenta perigos que facilmente podem nos desviar daquilo que construiu a nossa proposta pedagógica, que tem a sua base nos ensinamentos de Jesus de Nazaré (evangelho) e nas pregações e escritos de Martim Lutero. Esquecer a nossa tradição e herança pode nos desviar do foco que construímos ao longo da história, perdendo assim, inclusive, a nossa identidade.

Rememorar a história, discutir sobre a missão, princípios e valores das escolas evangélico-luteranas é fundamental para não perder a sua identidade. As escolas da Rede Sinodal fazem uma grande diferença na sociedade brasileira e em cada cidade e comunidade onde estão inseridas. Hoje atendem mais de 40 mil crianças, adolescentes e jovens, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior. O fazer pedagógico das escolas da RSE é um ato educativo marcado pelo espírito cristão. Os princípios, que se traduzem na prática no arquitetônico e predial, no institucional, no organizacional, no relacional, no metodológico e no conhecimento, são fundamentais para as famílias identificarem a proposta evangélico-luterana, tanto faz se a escola se localiza no RS, SC, PR, SP ou no MT.

Como instituições sinodais, nossa meta é caminhar juntos e juntas, o que supõe a horizontalidade nas relações. Isso deve acontecer em todos os espaços, desde entre estudantes, equipes de profissionais, nas relações com e entre famílias, mantenedoras, comunidade em geral. Como disse Rubem Alves, não caminhar juntos “como um rebanho, mas como pastores da alegria”, onde o amor a Deus e ao próximo são o nosso alvo.
 


Autor(a): Profª Cat. Ma. Joni Roloff Schneider - Coord. Pedagógica da RSE
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
Área: Missão / Nível: Missão - Formação / Subnível: Missão - Formação - Educação em Escola
Natureza do Texto: Artigo
ID: 66014

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
REDE DE RECURSOS
+
É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br