Quebra-cabeça e Ressurreição

Subsídio para Culto Infantil | 2º Domingo da Páscoa - Marcos 16.12-18

04/04/2024

 


PROPOSTA DE REFLEXÃO PARA CULTO INFANTIL
Marcos 16.12-18 | 2º Domingo da Páscoa – 07 de Abril de 2024

 

Proposta: a ideia é falar da ressurreição de Jesus e sua aparição aos/às discípulos/as através de um quebra-cabeça de apenas três peças montáveis. Quando receberam a notícia da ressurreição através do anjo, as mulheres ficaram “possuídas de temor e de assombro; e, de medo, nada disseram a ninguém” (Marcos 16.8). Elas e os discípulos precisaram “quebrar a cabeça” pra conseguirem entender o que estava acontecendo. A proposta é usar o quebra-cabeça para contar essa história de maneira simples às crianças.

 

Material e montagem: CLICANDO AQUI você tem acesso às 36 páginas do quebra-cabeça para impressão. Recomenda-se usar folhas com gramatura maior que folhas de ofício. Após imprimir as 36 páginas, recorte as margens e cole todas as folhas juntas – mas atenção: sempre deixe margens em algumas páginas para você poder colar umas folhas nas outras. Após a montagem do quadro, recorte nas linhas indicadas do quebra-cabeça. No total, você terá 5 partes. Para instigar a curiosidade das crianças, duas peças (4 e 5) já podem estar em suas posições desde o início. As outras três peças serão encaixadas ao longo da história. Você pode ver a numeração das peças nas imagens no topo desta página ou CLICANDO AQUI.

 

O encontro: disponha um espaço para o quebra-cabeça. Pode ser na vertical em alguma parede ou até mesmo no chão ou sobre uma mesa. Já deixe as peças 4 e 5 no lugar e conforme for contando a história, encaixe as peças 1, 2 e 3.

 

Inicie o encontro perguntando se as crianças já montaram quebra-cabeças e para partilharem sobre como foi a experiência. Que imagens montaram? Tiveram a ajuda dos pais/responsáveis? Tiveram ajuda dos/as amigos/as? Como foi a experiência?

 

Em seguida, anuncie que será montado um quebra-cabeça único sobre a ressurreição de Jesus – quando ele apareceu para as mulheres e para os seus amigos.

 


PEÇA 2:

A primeira peça desse quebra-cabeça é muito importante e ela é Jesus. Na Páscoa, algo incrível aconteceu: Jesus, que é muito especial, voltou à vida e apareceu para seus amigos e amigas, os discípulos e as discípulas. Isso mostra como Deus, lá do céu, ama muito todos nós e quer estar perto de nós.

 

Deus quis começar nossa história com um presente gigante, que foi trazer Jesus de volta para dar um sorriso e dizer que está sempre com a gente. Se a gente não começar com essa peça de Jesus, nosso quebra-cabeça não vai ficar certo, vai faltar a parte mais importante!

 

É como se Deus tivesse dado o primeiro passo para mostrar seu carinho, colocando Jesus como peça número um do nosso quebra-cabeça. Quando essa peça está no lugar, todas as outras podem se encaixar direitinho e a história fica completa e feliz.

 

Então, no dia da Páscoa, a gente lembra que Deus nos deu o melhor presente de todos: Jesus! E com essa lembrança, a gente pode ver como nosso quebra-cabeça da vida fica bonito, porque começamos com a peça mais especial. Sem Jesus, nosso quebra-cabeça não estaria completo. Com Ele, tudo fica mais bonito e cheio de amor!

 


PEÇA 1:

Então, as mulheres ouviram uma notícia muito surpreendente: Jesus tinha voltado à vida. Elas ficaram muito espantadas e até um pouco assustadas. Sabe, às vezes as coisas que Deus faz podem parecer estranhas ou difíceis de entender. Podemos pensar que algo não está certo, mas, na verdade, está tudo perfeito do jeito que Deus planejou.

 

Muitas vezes, ficamos com medo e isso nos impede de ver Jesus como um amigo que está sempre ao nosso lado. O que será que mais nos faz esquecer de que Jesus quer ser nosso amigo? Muitas vezes, são nossos próprios problemas. Em vez de pensar em Jesus, ficamos pensando nas coisas difíceis que acontecem, seja na escola, em casa, ou em qualquer outro lugar.

 

Mas aqui vai um segredo bem especial: quando estamos com problemas ou com medo, a melhor coisa a fazer é pensar em Jesus. Ele está vivo e quer nos ajudar! Não precisamos ter medo. Podemos confiar nele e lembrar que Jesus é o melhor amigo que a gente pode ter. Ele quer nos ouvir e nos ajudar em tudo, então, sempre que algo estiver difícil, lembre-se de olhar para Jesus e contar tudo pra Ele.


PEÇA 3:

Jesus voltou à vida! Isso quer dizer que não precisamos ficar super preocupados com os problemas, porque Deus está sempre do nosso lado. Saber que Jesus está vivo é como descobrir que não estamos sozinhos. Ele é como um amigo que está sempre por perto.

 

E tem mais uma coisa muito legal: podemos contar essa novidade para todo mundo! Nem todos os nossos amigos sabem que Jesus está por perto e pode ser um amigo para eles também. Nós podemos mostrar para as pessoas como Jesus é especial, sendo amigos legais e cuidando dos outros, bem do jeito que Jesus faria. Não brigando. Não gritando. Não fazendo o mal.

 

Montar nosso quebra-cabeça da vida fica muito mais fácil e nos deixa felizes, sabendo que Jesus está conosco. Então, não precisamos deixar os problemas fazerem nossa cabeça ficar toda confusa. Basta lembrar de Jesus. Ele está sempre com a gente, não importa o que aconteça, hoje, amanhã e para sempre.

 


Oração: Obrigado por Jesus, nosso amigo especial, que está sempre conosco. Ajuda-nos a não ter medo dos problemas, porque sabemos que Você está do nosso lado. Ensina-nos a ser amigos bons como Jesus, compartilhando amor e cuidado com todos ao nosso redor. Ajuda-nos a lembrar que, com Jesus, nosso quebra-cabeça da vida pode ser completo e feliz. Amém.

 


 

P. William Felipe Zacarias

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz - Sapiranga/RS
 


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 12 / Versículo Final: 18
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 72617
REDE DE RECURSOS
+
Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br