Cuidado com a Criação



ID: 2691

Jejum de Quaresma por Justiça Climática

05/02/2020

A ação de jejum “Só o quanto você precisa...” está inserida na tradição cristã da prática de abstinência consciente no período da Quaresma, respeita o tempo da Paixão que antecede a Páscoa e liberta as pessoas para pensar e agir de outra maneira a partir de sua fé.

A motivação para esta ação de jejum na Quaresma é o agravamento do aquecimento global e as graves consequências das mudanças climáticas em curso no planeta. Os cientistas estão alertando há anos para os principais riscos. Por isso, cada vez mais pessoas estão preocupadas, protestando e reduzindo seu consumo pessoal e coletivo; governantes no mundo todo propõem medidas de redução dos impactos da ação humana sobre o clima. Também as igrejas se juntam a esta causa, solidarizando-se, por exemplo, com os jovens estudantes no mundo todo que protestam contra o aquecimento global, no movimento Fridays for Future.

As igrejas desejam uma “ética do suficiente”. Este jejum da Quaresma propõe diferentes maneiras práticas de exercitar tal ética, cuja ideia é que todas as pessoas tenham o suficiente para viver dignamente, sem ultrapassar limites ou desperdiçar. O objetivo é fazer você refletir sobre a medida justa do seu consumo e praticar o cuidado com a Criação. Nesse sentido, desejamos um tempo de Quaresma sob as bênçãos do Criador.

O que você pode fazer para adequar seu consumo à “ética do suficiente”, neste tempo de Quaresma de 2020? A seguir, damos algumas dicas bem concretas do que você pode fazer durante as sete semanas até a Páscoa.

Veja publicação digital logo abaixo.

Veja também o vídeo na midiateca.

Você pode se interessar também por: 

Kairós para a Criação: Confessando Esperança para a Terra - O Chamado de Wuppertal

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
JEJUM CLIMATICO 2020.pdf

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br