Isaac Watts (1674-1748)

Obra e Biografia

29/06/2012

Isaac Watts (1674-1748) HPD nº 198

Nasceu: 17 de julho de 1674 em Southampton, Inglaterra.
Faleceu: 25 de novembro de 1748, em Stoke Newingon, Inglaterra.
Sepultado no Bunhill Fields Cemetery, em Londres, Inglaterra.

O pai de Isaac Watts era Não-conformista, preso duas vezes por causa das suas idéias religiosas. Isaac aprendeu o grego, latim, e hebreu com o Sr. Pinhorn, Reitor de Todos os Santos, e diretor da Escola secundária em Southampton. O gosto de Isaac para versos mostrou-se já cedo na sua infância. Apostando em suas habilidades o doutor local e outros amigos lhe ofereceram uma educação universitária, supondo que ele seria ordenado na Igreja da Inglaterra. Porém, Isaac recusou, e ao invés entrou em uma Academia Não-conformista em Stoke Newington em 1690, aos cuidados de Thomas Rowe, o pastor da Congregação Independente em Girdlers’ Hall. Isaac se juntou a esta congregação em 1693.

Isaac Watts deixou a Academia com 20 anos de idade; e depois permaneceu dois anos em casa; era durante este período que ele escreveu a maior parte do seu cancioneiro Hymns and Spiritual Songs. Eles foram cantados de manuscritos na Capela de Southampton, e publicados em 1707-1709.

Os próximos seis anos da sua vida ele estava novamente em Stoke Newington, onde trabalhou como tutor para o filho do eminente Puritano John Hartopp. O intenso estudo destes anos é refletido no material teológico e filosófico que ele publicou nos anos seguintes.

Watts fez o seu primeiro sermão com 24 anos de idade. Nos três anos seguintes, ele pregou freqüentemente, e em 1702 foi ordenado como pastor da Congregação Independente em Mark Lane. Naquele tempo ele passou a residir na casa de um Sr. Hollis no Bairro das Minorias. A saúde dele começou a fracassar no ano seguinte, e Samuel Price foi designado como o seu assistente no ministério. Em 1712, uma febre quebrou as suas foças, e Price se tornou o co-pastor da Congregação, a qual se havia mudada para uma capela nova na Rua Bury Street. Foi neste tempo que Isaac se tornou o hóspede do Senhor Thomas Abney. Ele viveu com Abney (e posterior com a viúva de Abney) o resto da sua vida, na maior parte no Bairro Theobalds em Hertfordshire, e depois, durante 13 anos, em Stoke Newington.

Em 1728, a Universidade de Edimburgo premiou Watts com o título de Doutor de Teologia.

Dos 510 hinos de Isaac Watts temos no HPD nº 198: Oh, bem cego eu andei e perdido vaguei, na tradução de Henry M. Wright. O estribilho é da autoria de Ralf Erskine Hudson.

Fonte: www.cyberhymnal.org
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15691
REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br