Solidariedade a Xanxerê

28/04/2015

Xanxerê - imagem NPFriedrich
Xanxerê - imagem NPFriedrich
Xanxerê - imagem NPFriedrich
Xanxerê - imagem NPFriedrich
Xanxerê - imagem NPFriedrich
Xanxerê - imagem NPFriedrich
Xanxerê - imagem NPFriedrich
1 | 1
Ampliar

Irmãs e irmãos em Cristo!

Duas pessoas caminhavam e conversavam. Jesus delas se aproximou e perguntou: Sobre o que vocês estão conversando pelo caminho? (Lucas24.17). O assunto da conversa eram os acontecimentos dos últimos dias. Naquele caso, o assunto fora a crucificação de Jesus.

Se formos à cidade catarinense de Xanxerê, a conversa principal entre seus habitantes é sobre o que seus olhos enxergam. E isso é a destruição de parte da sua cidade.

Eu tive a oportunidade de visitar Xanxerê na sexta-feira passada. É assustador ver a destruição que a força do vento pode provocar. Machuca a gente quando se vê tantas casas destruídas. Não é exagero dizer que em Xanxerê o vento destruiu parte da sua história. Inversamente, aquela destruição ficará como parte da sua história.

Conversei com membros da IECLB que residem em Xanxerê. Falei com outras pessoas que lá residem. E o sentimento é um só: não podemos desanimar. É hora de erguer a cabeça e procurar reconstruir o que o vento aniquilou.

Cabe lembrar que outras pessoas em outros lugares do globo convivem com desastres. No caso do terremoto no Nepal, a Federação Luterana Mundial lançou uma resposta imediata de emergência em grande escala com a sua equipa de emergência, que já está em Kathmandu nos escritórios da FLM, os quais escaparam do pior impacto do terremoto. A FLM está atualmente trabalhando em conjunto com o governo do Nepal, o sistema das Nações Unidas e parceiros da igreja na rede da aliança ACT para coordenar a ação. A equipe de solo se prepara para distribuir suprimentos de auxílio imediato para salvar vidas, tais como água, alimento, abrigo e medicamentos para os atingidos.

Nas ações de emergência no Nepal, a IECLB se sente envolvida, pois é membro da FLM. No mutirão de reconstrução de Xanxerê nós também queremos participar como IECLB. É o convite que dirijo às comunidades da IECLB! Assim como os dois caminheiros se reanimaram quando souberam que o Jesus crucificado estava sentado ao seu lado, pois ressuscitara, assim queremos acompanhar em oração e ação solidária a população daquela cidade. Para isso, convidamos as comunidades da IECLB para que nos próximos domingos coloquem em suas orações a gente que sofre. Sugerimos esta intercessão:

Deus Criador, em meio à destruição e o sofrimento causados pela força do vento e o tremor da terra,
olha com teu olhar de misericórdia as pessoas que sofrem no Nepal, em Xanxerê e arredores.
Ampara, consola, fortalece! Dispõe-nos para ações de solidariedade.

Ao mesmo tempo, disponibilizamos esta conta bancária para doações em dinheiro:

Banco do Brasil
Agência 0010-8
C/C: 60.000-8
Favorecido: IGREJA IECLB CALAMIDADES
CNPJ: 92.926.864/0001-57

As doações em dinheiro serão colocadas aos cuidados do Sínodo Uruguai e da Paróquia Evangélica de Chapecó para encaminhamento devido.

Em Cristo, o ressuscitado, nossa esperança,

Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente

COMUNICAÇÃO
+
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br