A Capela de Cristo cresceu ou diminuiu entre 2006 e 2014?

14/03/2014

Caro membro de nossa comunidade!

Nossa comunidade cresce em número ou diminuí? As nossas lideranças normalmente tendem a dizer que no mínimo não crescemos.

Nossa comunidade sempre foi pequena. Existe até no artigo do “Brasilpost” sobre a inauguração da Capela de Cristo em 26/06/1966 uma meia frase crítica sobre o “número pequeno” para encher futuramente a nova Capela.

Ao longo das décadas a frequência fora de dias de festa e outros momentos especiais nunca foi muito expressiva e honestamente não a é até hoje.

Na condução das atividades houve uma reação no sentido de dedicar cada vez mais atenção na Capela de Cristo que primeiro era um Ponto de Pregação sendo atendido a partir de Santo Amaro, depois virou comunidade em 1989 e finalmente em 2006 criou sua autonomia como paróquia Vila Campo Grande-Diadema com auxílio de um projeto missionário de Hermannsburg/Alemanha com duração até 2015.

Agora tem pastor dedicado exclusivamente a nossa comunidade. Será que fez efeito? Subjetivamente talvez um o outro diz que não mudou muita coisa.

Para ser mais objetivo é bom ir atrás dos números. Mesmo sabendo que números têm um alcance limitado já são alguma coisa. Nos últimos 10 anos melhorou bastante a qualidade do cadastro da comunidade de tal forma que uma análise cuidadosa é possível. E é bom fazer isto porque permite sair dos “achismos”.

Pois bem os números surpreendem. A seguir usamos a contagem “tradicional” de “membro titular” sem contar os dependentes:

 
Após a criação da paróquia em 2006 houve um rearranjo dos cadastros com a comunidade de St. Amaro, Vila Campo Grande ficou com 103 membros em 2006. Em 2013 não encontramos mais 18 destes membros no cadastro, seja por motivo de falecimento, transferência ou afastamento. Ficariam então 85 membros se não houvesse crescimento nenhum. Mas constam em 2014 como titulares ativos 125 membros. Significa que desde 2006 chegaram 40 novos membros titulares em nossa comunidade! Olhando os nomes no cadastro vemos que estas pessoas novas de fato existem.
Podemos olhar por diversos ângulos mas sempre fica a grata surpresa que a comunidade cresceu! São mais de 20% de crescimento e uma terça parte de renovação. Isto surpreende até conhecedores íntimos da comunidade. Na página seguinte o gráfico mostra o desenvolvimento outra vez.
 

Claro que fica muito para analisar e fazer. Como está a inserção destes novos membros? Eles aparecem nos cultos e programações? Como vai o compromisso deles com a contribuição? Mas isto fica para outra vez. Hoje é só alegria!
A Diretoria

 

Observe o Gráfico so lado!


Autor(a): Diretoria da Paróquia Vila Campo Grande - Diadema
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
ID: 27274
COMUNICAÇÃO
+
Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br