Comissão do Hinário realiza a 15ª. reunião de trabalho

12/04/2015

reunião abril
reunião abril1
reunião em agosto, com Pastor Creutzber e esposa, Joinville
reunião fevereiro
reunião novembro 2014
1 | 1
Ampliar

A Comissão do Hinário, nomeada em 2011 pelo Conselho da Igreja para ocupar-se com a temática do hinário para a IECLB, realizou sua 15ª. reunião de trabalho, nos dias 10 a 12 de abril de 2015, em Porto Alegre, na sede da IECLB. É a segunda reunião realizada em 2015, sendo que a primeira aconteceu em fevereiro.

Desde a sua formação, em 2011, a comissão realizou um trabalho de elaboração de critérios para a confecção de um hinário, bem como catalogação de repertório. Atualmente, dedica-se à seleção do repertório, sempre de acordo com os critérios estabelecidos. Trabalhos de revisão textual e de autoria são encaminhados. Dentro disso, procura-se sempre o olhar para a versão mais original, inclusive no que se refere ao idioma. O repertório é analisado de acordo com a sua relevância musical e teológica, sendo que se busca um equilíbrio entre as sessões temáticas e entre repertório tradicional e contemporâneo. Aspectos de linguagem precisam ser revisados, para que se observem formas mais inclusivas.

Aspectos e sugestões de diagramação também estão sendo discutidos, levando em conta a acessibilidade do hinário. Prepara-se, para breve, um caderno com proposta de diagramação, a ser testado em comunidades.

Ainda há muito trabalho pela frente! A Comissão tem sido apoiada por duas iniciativas: o Banco de Dados do hinário, desenvolvido especialmente para este trabalho, e a assessoria do musicista Eduardo L. B. Ulrich. O Banco de Dados funcionará, após a conclusão do trabalho da Comissão, como fonte permanente de pesquisa para a IECLB. Ali, são inseridas diferentes versões de texto, arranjos e partituras, para que a comissão sobre elas se debruce para encontrar as formas mais adequadas para o hinário. Todo o trabalho de inserção desse repertório é feito pelo assessor da Comissão, Eduardo.

A comissão já concluiu o período de recebimento de sugestões de repertório, mas eventualmente ainda pode fazer uma chamada dentro de temáticas específicas, para as quais se perceba a carência de repertório. Portanto, você ainda pode participar de alguma forma da elaboração do novo hinário. E-mail para contato é sugestaohinario@gmail.com.

Fonte: Dra. Soraya H. Eberle – coordenadora de Música da IECLB e secretária da Comissão do Hinário.
 

COMUNICAÇÃO
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br