1 Pedro 3.13-22 - 6° Domingo da Páscoa - 17/05/2020

Caderno de Cultos 2020 - Sínodo Mato Grosso

17/05/2020

17/05/2020 – 6° Domingo da Páscoa
Pregação: 1 Pe 3.13-22; Leituras: At 17.22-31; Sl 66.8-20
Missionária Cledimar Becker – Gaúcha do Norte - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Sejam todos bem-vindos!
Saúdo-os com a Palavra bíblica: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem.” (Romanos 12.12-14)
Que possamos com alegria e amor, acolher esta palavra, que produza bons frutos!

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
332 – HPD 2 – Deus está aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos aqui, vivemos de todo lugar e queremos a fé partilhar! Assim nos reunimos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
318 – HPD 1 – Vem, espírito de Deus, vem nos consolar

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS

Querido e amado Pai, chegamos a ti, pois tu és a nossa força, tu nos conheces e sabes o que se passa em nosso coração. Por isso Pai, confessamos que somos fracos e falhos, necessitamos do teu perdão, por tua infinita misericórdia, perdoa-nos Senhor. Tu és o Rei dos reis, Senhor dos senhores, tira tudo o que é mal, e transforma nosso viver! Em nome de Cristo Jesus. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Amados e amadas, se você confessou de todo o coração que realmente é pecador, e deixou seus pecados aos pés da cruz, receba o perdão de Jesus.

KYRIE
Pai, somos gratos por tudo o que tens feito e vais fazer. Esteja conosco a cada novo dia. E que Teu Espírito mostre-nos o caminho que nos leva a ti. Abençoa-nos querido Deus.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorificamos a Deus cantando:

345 – HPD 2 – Glória demos ao Senhor

ORAÇÃO DO DIA
Querido Pai, Tu nos amas tanto, que enviaste seu Filho único para nos salvar. Com gratidão estamos diante de ti. Obrigado pela minha família, amigos, pelo pão de cada dia! Tu és a minha rocha e salvação! Fala conosco durante este culto, que a Tua Palavra nos oriente e nos traga uma vida verdadeira contigo! Por Jesus! Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Atos 17.22-31

2ª Leitura Bíblica: Salmos 66.8-20


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
383 – HPD 2 – A lei do Senhor é perfeita

PREGAÇÃO

Querida comunidade!
O tema do qual queremos refletir é sofrendo por fazer o bem! Sim, você ouviu certo! Parece contraditório sofrer por fazer o bem, não é mesmo?
Umas das principais questões da carta de Pedro é fortalecer os cristãos no seu início da fé. Esses conselhos têm como objetivo ajudar cristãos do mundo todo, independente do tempo da sua caminhada cristã o fato é: a dependência de Deus deve fazer parte da vida do cristão em todo tempo!
Precisamos ser sinceros: a lógica de Deus é muito diferente da lógica do mundo! É muito mais fácil e cômodo para o ser humano fazer aquilo que lhe agrada, o que lhe convém em seu próprio egoísmo. Nessa carta, encontramos pessoas que buscavam viver a lógica de Deus!
Mas o que estava acontecendo com esses cristãos? Qual eram as questões que rondavam suas vidas?
A perseguição acompanhava a vida deles, pois a fé que viviam, fazia-os não se amoldar ao que a sociedade os impunha: a corrupção, a maldade, levar vantagem sobre os outros e barganha. Eles eram uma comunidade pequena, mas, um grande efeito poderia ser visto pela fé nas suas palavras e ações. Ao invés de Pedro dizer: “Você querem viver como Deus pede de vocês? Isso não vai dar em nada, vocês são em poucos.” como voz de Deus ele enfatiza: “É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal”.
Observando todo esse contexto podemos refletir:
Primeiro: Que é melhor viver a vontade de Deus e sofrer por isso, do que viver agradando as pessoas e viver hoje e eternamente longe Daquele que te criou.
Segundo: Qual é o sofrimento que você tem vivido hoje: um amor não correspondido? A perda de alguém? A falta de vontade de viver? A luta pela vida por uma doença?
A partir dessas perguntas o versículo 18 destaca: “Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito”. Queridos irmãos, será que o teu sofrimento é maior do que o sofrimento de Cristo? Analisando a vida e tudo o que Cristo fez por toda a humanidade com sua morte de cruz, chegamos a uma conclusão: O maior sofrimento que alguém poderia passar foi vivido por Jesus Cristo. Quando somos lembrados disso, somos constrangidos pelo Seu amor por nós, e que, nosso sofrimento é tão pequeno em vista daquele que nos amou e se entregou por nós!
Querida comunidade,
Conta-se uma fábula que um homem que andava pelas ruas levando uma pedra na mão direita, um tijolo na esquerda, nas costas um saco de terra e sobre a cabeça ainda equilibrava uma abóbora. Em seu caminho encontrara uma pessoa que pergunta a ele:
- Cansado viajante, por que carregas essa pedra tão pesada em suas mãos?
- É estranho, mas eu não havia notado ela! – disse ele e jogou a pedra fora.
Passou outra pessoa:
- Diga-me viajante por que carrega essa abóbora em sua cabeça?
- Realmente, não há necessidade carregá-la! – Respondeu mais uma vez o homem.
Assim, foi acontecendo com cada uma das coisas que levava de forma desnecessária. Por fim, tornou-se um homem livre, leve e caminhou desse jeito! Na verdade, qual era o seu problema? A pedra, a abóbora? Não! Era a falta de consciência da existência delas! Quando as viu como carga desnecessária livrou-se delas e passou a se sentir menos cansado!
Esse é problema de muitos de nós: estamos carregando cargas sem perceber, não é de estranhar que estamos tão cansados! O que são algumas dessas cargas que sobrecarregam na mente da humanidade e roubam suas energias? Seus pensamentos que tudo dará errado, culpar e acusar outras pessoas, permitir que maus pensamentos tomem conta da sua mente, carregar culpas por coisas que não dependem apenas de si, acreditar que não existe mais saída! Todos têm suas cargas especiais e que roubam suas energias. Mas, quanto mais cedo começarmos a descarregá-las aos pés da cruz, mais cedo nos sentiremos melhor e poderemos assim caminhar olhando para o que de fato interessa!
Precisamos viver em fidelidade a Cristo! Mesmo que tenhamos de sofrer por fazer o bem, mas que não vivamos sofrendo por cargas desnecessárias: o pecado que cega e nos impede de prosseguir libertos.
É Deus que nos convida: Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
(Mateus 11:28-30)
Que Deus nos capacite a testemunhar fielmente da sua palavra em nossas vidas! Para honra e glória daquele que não mediu esforços e se doou até o fim, para recebermos uma esperança viva por meio Dele! Se sofrermos, sermos perseguidos, que seja por fazer o bem pela causa de Cristo e não pelos nossos caprichos de carregar cargas desnecessárias que nos cansam e tiram o foco do Evangelho e a mudança de vida da qual nos chama a viver! Amém!

HINO
414 – HPD 2 – Quem quer cantar do amor

CONFISSÃO DE FÉ
Como igreja, queremos confessar nossa fé nas palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
229 – HPD 2 – Os que confiam no Senhor

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4

Senhor, agradecemos por este culto, e que tua Palavra possa crescer em nossa vida, para que possamos dar frutos de alegria, amor e humildade. Esteja sempre conosco Senhor! Tudo o mais queremos incluir na oração que Jesus Cristo ensinou a orar...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que Ele seja o Senhor e Salvador de tua vida!


ENVIO
Vamos na paz de Cristo, amando e servindo a Ele com grande alegria e gratidão em nossos corações! Amém!

CANTO FINAL
191 – HPD2 – Não temas, pois que eu


Autor(a): Missionária Cledimar Becker
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 6º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Pedro I / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 13 / Versículo Final: 22
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 56316
REDE DE RECURSOS
+
Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br