1 Pedro 3.18-22 - 1º Domingo na Quaresma - 18/02/2021

16/02/2024

1 Pedro 3.18-22 - 1º Domingo na Quaresma - 18/02/2021
Caderno de Cultos 2024 - Sínodo Mato Grosso
18/02/2024 - 1º Domingo na Quaresma
Prédica: 1 Pedro 3.18-22;
Leituras: Gênesis 9. 8-17; Salmo 25.1-10; Mc 1. 9-15
P. Osmar Diesel – Rondonópolis - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Jesus respondeu ao tentador: “Está escrito. Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus.”. (Mateus 4.4)
Acolhemos a todos/as com esta palavra Bíblica. O tentador queria mudar os rumos de Jesus convidando-o a usar seu poder para provar que era o Filho de Deus e para usar esse poder para benefício próprio e assim matar a fome transformando uma pedra em pão. Jesus disse não.

Acolher os/as visitantes
Bem-vindo/a você da comunidade! Bem-vindo/a você que nos visita, é bom saber que está aqui com a gente. cantamos:

CANTO DE ENTRADA
Nº 6 – Livro de Canto – Aqui você tem lugar.
Ou: Nº ____________________________________________________

INVOCAÇÃO DA TRINDADE
Estamos reunidos em culto em nome de Deus, Pai e Criador de tudo e todos, Deus Filho em Jesus Cristo, Rei dos reis, e em nome do Espírito Santo, que consola e renova nossas forças. Amém.

Invocamos o Deus Triúno cantando

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº - 1ª estrofe e estribilho – Livro de Canto – Vem, Espírito Santo.

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor Jesus! O Senhor venceu o tentador. Nós ao contrário cedemos muitas vezes as tentações e trazemos prejuízo para nossas vidas e de outros, nós queremos a nossa própria vontade. Dispensamos a tua orientação para fazermos as coisas do nosso jeito. E por isso erramos em nosso pensar e agir diante da tua criação. Não vemos que todas as pessoas deste mundo foram criadas a tua imagem e semelhança. Reconhecemos o fracasso das nossas tentativas de conduzir a nossa vida por conta própria. Confessamos, Senhor, a nossa culpa e nosso pecado e clamamos pela tua misericórdia e pelo teu perdão. Em nome de Jesus. Amém.
Cantar:
Tem misericórdia de nós, tem misericórdia de nós. Senhor ajuda-nos a crer. Tem misericórdia de nós. (Baseado no hino 31 do Livro de Canto composto por Oziel Campos de Oliveira Junior)


ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus permanece fiel. Ele se alegra por aqueles que se voltam novamente para ele. Jesus mesmo disse: Vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam de arrependimento. Por isso, àqueles que com humildade confessaram os seus pecados, anuncio a graça e o perdão de Deus. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Jesus, o Senhor é o Rei dos Reis. Mas sabemos que, por enquanto, tua vontade neste mundo é feita só em parte, porque teu reino não é deste mundo. E clamamos por todas as pessoas que sofrem por guerras, roubos, assassinatos e doenças. Sabemos que reinas na vida daqueles que buscam em ti a orientação para a vida. Teu reino completo ainda está por vir, quando isto acontecer, já não haverá morte, nem tristeza, nem choro e nem dor. Deus mesmo enxugará todas as lágrimas. Enquanto esperamos tua volta, Jesus, vemos que não estamos entregues ao mal. Obrigado por vermos sinais de tua graça neste mundo e podemos contar com alegrias em nossas vidas.


GLÓRIA IN EXCELSIS
Agradeçamos a Deus e glorifiquemos o seu nome, pois, em sua misericórdia e bondade, acolhe e ouve o nosso clamor e a nossa oração. Por isso, cantamos Glória, glória, glória a Deus nas alturas...

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, nosso bondoso Pai e Rei! Obrigado por termos uma comunidade para nos reunirmos como irmãos e irmãs. Ensine-nos a ampararmos e acolhermos uns aos outros e aos visitantes que aqui estão. Aqui também temos a oportunidade de ouvir a tua palavra. Precisamos desta tua orientação para a jornada da nossa vida. Por isso, pedimos que venha falar conosco. Pela tua Palavra nos ensine a vencermos as tentações. Que teu Santo Espírito nos ajude a silenciar para que possamos te ouvir e entender tua vontade para nossas vidas. Concede-nos um culto abençoado. Em nome de Jesus. Amém

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Gênesis 9. 8-17

2ª Leitura Bíblica: Salmo 25.1-10

3ª Leitura Bíblica: Mc 1. 9-15

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 627 – Livro de Canto – Por tua mão me guia

Ou: Nº ____________________________________________________

PREGAÇÃO: 1 Pedro 3.18-22
(Obs.: Neste texto está escrito nEle e dEle. O corretor pode dar como erro, eu sei disso, mas gosto de Destacar Com maiúscula para honrar Jesus, Deus filho, e o Deus Pai.)

Bom dia. Queridos, como é bom estarmos juntos ao Deus trino neste culto. Nos aproximamos da Páscoa, que é o tempo de lembrarmos com mais destaque da morte de Jesus. Uma morte que apaga os nossos pecados e um convite para que o rumo de nossa vida seja em obediência aos seus ensinos.

Nesta mensagem queremos ver algumas coisas difíceis para entendermos no texto, por causa da influência dos tempos atuais. Somos influenciados pelas pessoas com quem convivemos e nem sempre elas estão certas no que pensam. Eu mesmo como pastor já me posicionei a ideias pelas quais hoje peço perdão a Deus porque estava errado. Precisamos aprender orar e a refletir melhor sobre as opiniões que acolhemos.

A mensagem principal é que o pecado merece castigo. Se mato mereço castigo, se minto também mereço. E pode parecer absurdo, mas até o bem que faço pode ser pecado se feito exclusivamente para que a minha imagem perante os outros apareça bem na foto. (RISOS). Por isso Jesus critica aqueles que a 2000 anos oravam nas praças para serem vistos por outros. Então se sou pecador eu mereço ser julgado por Deus e condenado a viver separado de Deus eternamente. Porém Deus nos ama e eu recebi o meu castigo pelo pecado quando Jesus foi crucificado e morreu. Sua morte substituiu a morte que eu mereça pelo meu pecado.

Assim você também. Você que está me ouvindo merece a morte pelo teu pecado. É duro ouvir isso, não é? MAS a morte de Jesus substitui a tua morte. Então ao crer em Jesus como teu Salvador você está livre da condenação pelo teu pecado.

Você já ouviu falar da festa das ovelhas? Nas leis do Antigo Testamento foi ordenado que um cordeiro seria sacrificado todos os dias no templo para o perdão dos pecados. Pobrezinhas das ovelhas, elas eram mortas como oferta para ter o perdão de Deus. As ovelhas fizeram uma festa quando Jesus morreu na cruz porque não era mais preciso sacrificar os cordeiros. Soltaram foguetes, fizeram um círculo para dançar. Tinha muita música, hinos de louvor a Deus. Foi um festão. (Risos). Nós podemos nos alegrar como as ovelhas. Não seremos mais condenados, as portas do céu, do Reino de Deus está aberta para nós pela confiança de que Jesus é nosso Salvador.

Claro que a morte de Jesus é algo triste, seu sofrimento, sua dor. Mas sua morte realizou o perdão para aquele que crê nEle. Os pecadores tem o perdão.

Então posso continuar pecando? Não, não pode. Se você continuar vivendo tendo como opção de tua vida viver no pecado você estará abusando da graça de Deus. Talvez você pergunte: Tem alguém que vive sem pecar? A resposta é simples, não tem. Não tem quem viva sem pecar. Eu e você que cremos em Jesus como nosso Salvador continuaremos a ser pecadores.

Mas não tem incoerência nisso? Oh coisa difícil de entender (SORRISSO). Se vivo em pecado sou condenado. Então tenho que crer em Jesus e me afastar do pecado. Mas se creio em Jesus continuo pecando. Afinal qual é a diferença entre alguém que crê em Jesus e quem não crê?

Quem não crê em Jesus, não crê que Deus o perdoa, não crê que Deus o quer como seu filho ou sua filha. Aqueles que não creem não estarão eternamente no Reino de Deus. E por não crer em Jesus não terão o Espirito Santo que sempre nos ajuda em nossas fraquezas nos fazendo voltar para o Pai arrependidos. Quem não crê vai ser apenas pecador, vai ser pecador sem progresso na vida com Deus e sem a misericórdia de dEle.

Quem crê em Jesus o pecado não será a opção de sua vida. Sua opção vai ser afastar-se de pecado, mas nós continuamos neste mundo e ainda estamos sujeitos a tentações e a tomarmos decisões erradas. Mas por crermos em Jesus temos o Espírito Santo que nos avisa em nossa consciência que erramos e precisamos do perdão e de reparar o mal que fizemos. Como Zaqueu que sendo rico por ter tirado dinheiro de muita gente se arrependeu e devolveu muito mais a quem tinha roubado. Ele deu metade do que tinha aos pobres e devolveu o que roubou. Ele não fez isso para comprar o perdão, mas porque Jesus lhe deu certeza que Deus o perdoou, foi por isso que Zaqueu deu aos pobres e devolveu o que roubou.

O pecado está no roubo, no adultério, etc. Vivemos num mundo em que quanto mais dinheiro temos, mais nos sentimos abençoados por Deus. O dinheiro pode ser uma benção. Com ele podemos viver melhor e ajudar muitas pessoas a terem uma vida melhor. Mas nós não nos acostumamos a pensar no acúmulo de bens como pecado. Jesus previne que o acúmulo de dinheiro pode ser uma maldição quando ele ocupa o lugar do amor a Deus e ao próximo em nosso coração.

Certa reportagem sobre o Faustão me chamou a atenção. Nela era contado que ele já tinha doado pelo menos 200 casas aos seus empregados. Ele vai para o céu por isso? Isso quer dizer que ele é cristão? Não, mas essa deve ser a atitude de quem é cristão. Usar sua fortuna para beneficiar quem está precisando.

Conheço outra história de um trabalhador que vivia com muita dificuldade. Eram ele a esposa e quatro filhos. Todos sob o seu sustento. Ele cumpria de verdade suas tarefas, as vezes tinha que levantar de madrugada para ir ao trabalho e voltava tarde da noite, isso dava as vezes até 14h de trabalho. Como isso faz muitos anos não tinha como recorrer as leis trabalhistas. Ele pediu aumento ao patrão e o patrão disse que não tinha dinheiro para o aumento do salário. Mas para construir uma casa enorme, uma mansão, ele tinha. Então seu amor estava mais ligado aos bens que possuía do que aqueles que colaboravam para ter um auto rendimento.

Então neste tempo de reflexão sobre a morte de Cristo em teu lugar pense em como você pode amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a você mesmo.

Resumindo o que foi dito até aqui:
1. Somos pecadores e por isso não temos acesso ao Reino de Deus quando morrermos.

2. Em Jesus, e só nEle, temos as portas para a vida eterna ao lado de Deus abertas, pois em Jesus temos o perdão do pecado.

3. Crer em Jesus inclui afastar-se do pecado.

4. Crer em Jesus inclui uma vida de amor a Deus, isso significa orar, ler a Bíblia, etc.

5. Crer um Jesus inclui uma vida de amor aqueles que estão necessitados de nosso auxílio.

Que Deus nos abençoe em nosso crescimento na fé. Desejo a você todas as bênçãos de Deus e vamos fazer que em nossa vida tenhamos a bênção de sermos de fato filhos e filhas de Deus. E que tenhamos uma boa época de preparo para comemorar a ressurreição de Jesus.

HINO
Nº 520 – Livro de Canto – Sobre toda a terra tu és Rei.
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos a fé no verdadeiro, único, Senhor e Salvador, com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 221 – Livro de Canto – O que vem de Deus
Ou: Nº ____________________________________________________

 

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração: Pode perguntar a comunidade motivos de orações e incluir os aniversariantes.

Senhor amado como é difícil deixar o Senhor definir em nossa vida o que devemos e o que não devemos fazer. Nós queremos fazer nossas próprias escolhas. Sabemos que algumas das escolhas que fazemos trazem alegria para nós e para os outros. Mas tantas vezes nossas escolhas trazem tristeza e dor porque somos pecadores. Te somos gratos pelo perdão, mas não permita que o perdão seja uma desculpa para continuarmos no erro e fazendo o que é mal.

Colocamos nossas nas tuas mãos, nossos governantes, e pedimos pelo nosso mundo que todos possam te conhecer e aceitar como Rei de suas vidas.
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Nº 479 – Livro de Canto – Graças dou por esta vida
Ou: Nº ____________________________________________________

BÊNÇÃO

Que o Senhor esteja à tua frente para te guiar;
Que o Senhor esteja atrás de você para te proteger;
Que o Senhor esteja ao teu lado para caminhar contigo;
Que o Senhor esteja embaixo de você para não te deixar cair;
Que o Senhor esteja dentro de você para te consolar;
Que o Senhor esteja acima de você para com sua poderosa mão te abençoar.
Portanto, que o Senhor te abençoe! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Vamos servir o nosso Rei cheios de alegria pelo seu grande amor. Que Ele nos conceda esse mesmo poder de amar até quem nos prejudica nossa vida.

CANTO FINAL
Nº 519 – Livro de Canto – Jesus Cristo é rei e Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Testamento: Novo / Livro: Pedro I / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 18 / Versículo Final: 22
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 72318
REDE DE RECURSOS
+
Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br