1 Tessalonicenses 1.1-10 - 20º Domingo Após Pentecostes - 18/10/2020

Caderno de Cultos 2020 - Sínodo Mato Grosso

18/10/2020

18/10/2020 - 20º DOMINGO APÓS PENTECOSTES
Prédica: 1 Tessalonicenses 1.1-10
Leituras bíblicas: Isaías 45.1-7 * Salmo 96.1-9(10-13) * Mateus 22.15-22
Cor litúrgica: verde
Pastora Camila Laís Karsten – Paróquia do Leste Matogrossense
LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Lema da semana: Segundo o seu querer, Deus nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Tiago 1.18
Bom dia/boa tarde/boa noite. Como é bom estarmos reunidos e reunidas em culto. Deus deseja que nós vivamos segundo a sua vontade, por isso é imprescindível buscarmos suas orientações e ensinamentos, estarmos com nossa comunidade de fé. Sejam todos bem-vindos e todas bem-vindas. Especialmente as pessoas que nos visitam. (Se preferir, convide as pessoas visitantes a se manifestarem e se apresentarem).

CANTO DE ENTRADA
09 – LC (Livro de Canto) – Esta é tua casa

SAUDAÇÃO
Nós nos reunimos na certeza da presença de Deus entre nós. Aquele que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. (+)

CONFISSÃO DE PECADOS
Quando nós nos reunimos em comunidade, para celebrar culto ao nosso Deus, podemos e devemos chegar diante dEle e entregar tudo aquilo nos deixa angustiados, tristes, envergonhados... todos os nossos pecados. Em oração nos acheguemos diante de Deus:
Oração: Misericordioso Deus, somos pessoas gratas a ti por nos acolher como filhos amados e filhas amadas. Reconhecemos Senhor, que por vezes erramos, não agimos conforme o Teu querer. Isso nos deixa tristes e envergonhados. Mas sabemos que Tu és um Deus bondoso e misericordioso, e concede teu perdão aos que com sinceridade te pedem. Por isso, humildemente te pedimos: tem piedade de nós e nos perdoe. Ouça a nossa oração, e que por seu amor possamos receber o Perdão. Amém

ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus é fonte inesgotável de amor e misericórdia, pois se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e Justo para perdoar e nos purificar de todos os nossos pecados. Vinde a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, eu vos darei alivio (Mt 11.28).
Quem em sinceridade se arrepende de seus pecados, recebe o perdão. Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! (+)

KYRIE
Reconciliados e reconciliadas com Cristo, somos chamados e chamadas a clamar pelas dores do mundo. Nossos irmãos e nossas irmãs na fé estão sofrendo por toda a parte desse mundo. Os motivos são muitos: fome, guerra, intolerância, corrupção, escravidão, epidemias e tantos outros males. Irmanados pelo mesmo batismo, clamamos a Deus por todas essas situações e pessoas cantado:
56 - LC – Pelas dores deste mundo.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus ouve o nosso clamor e nunca nos abandona! E neste dia certamente ele ouviu nosso clamor em favor das pessoas, por isso Ele é grandioso, Ele é digno de toda honra e Glória. Por isso podemos render Glórias a Deus e ao seu Santo Nome cantando:
73 - LC – Ontem, hoje e para sempre

ORAÇÃO DO DIA
Deus de amor e cuidado! Rendemos graças a ti por estarmos hoje reunidos e reunidas em tua casa. Graças porque ao longo da história sempre de novo tu te voltas para o teu povo e nos concede segurança e consolo em meios as tribulações. Graças porque podemos receber novamente de ti a tua boa e santa palavra. Que teu Espírito Santo abra nossos corações e mentes para recebe-la, assim como terra fértil recebe boa semente. Oramos em nome de teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 45.1-7

2ª Leitura Bíblica: Salmo 96.1-9(10-13)

3ª Leitura Bíblica: Mateus 22.15-22

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
168 - LCI – Vede que grande amor

PREGAÇÃO
1 Tessalonicenses 1.1-10
Queridas irmãs e irmãos,
Quais são as características que nos definem como pessoas cristãs? Quais as características que nos definem como pessoas luteranas? (deixar as pessoas responderem). A leitura da primeira carta aos Tessalonicenses que ouvimos hoje nos dá um vislumbre dos primeiros dias do cristianismo.
Juntamente com Timóteo, Paulo funda a comunidade de Tessalônica por volta dos anos 50, em sua segunda viagem missionária. Mais tarde, de Atenas, ele envia Timóteo de volta a Tessalônica. Os dois se reúnem em Corinto, onde Paulo escreve a carta à comunidade em Tessalônica. Essa carta também é a mais antiga das cartas paulinas que recebemos e a mais antiga dos vinte e sete escritos do Novo Testamento.
Na primeira parte da carta, Paulo recorda com gratidão os fundamentos desta igreja e seus primeiros dias. Ele destaca a fé, amor e esperança daquela comunidade. Estas formas de agir dizem respeito não apenas às atitudes do coração, mas também às obras e ações.
Lemos que as pessoas cristãs daquela comunidade deixaram os ídolos e passaram a seguir e servir ao Deus vivo. Ter Fé é isso, acreditar e seguir aquilo que deixa os nossos corações aquecidos e aliviados.
Além disso, as pessoas cristãs em Tessalônica caracterizam-se pelo amor. Isso mostra que o amor cristão não é apenas um sentimento que pode ser passageiro, ou apenas com determinadas pessoas. Pelo contrário, o sentimento do amor cristão deve ser demonstrado a todas as pessoas, independentemente de raça e etnia. Devemos buscar sempre amar como Jesus amou, e como Deus nos ama.
Por fim, a fé e o amor das pessoas cristãs em Tessalônica estão essencialmente ligados à sua esperança. Não se trata de qualquer esperança, mas a esperança que vem de Jesus Cristo, nosso Senhor. Ele é o Filho de Deus, a quem Deus ressuscitou dos mortos, e que é esperado do céu. Na esperança do retorno de Jesus ou de sua parousia, as pessoas cristãs em Tessalônica são firmes contra os desafios de seu ambiente politeísta.
Fé, amor e esperança - centrados em Jesus Cristo e em sua palavra - moldam a vida das primeiras pessoas cristãs, tanto em sua forma de agir, como de pensar e viver a fé em Deus.
Queridas irmãs e irmãos, embora o tempo da comunidade cristã em Tessalônica seja há quase dois mil anos, apesar de todas as suas diferenças, essa mesma carta poderia ser endereçada a nós hoje.

Pois bem, como anda o assunto da fé, do amor e da esperança na vida de vocês? E na vida desta comunidade/paróquia? Como as outras pessoas nos veem?
Passamos por dias difíceis, estamos ou enfrentamos uma pandemia (é preciso ter em mente que esta pregação foi escrita em Junho, onde vivenciávamos a cada dia o pico de contaminação da covid-19 em MT). Quais foram nossas atitudes e ações durantes estes dias? Agimos como pessoas cristãs?
Ter fé é acreditar em nosso Deus. Orar, não se desesperar, orar (de novo), ajudar e/ou participar de uma ação diaconal, orar (outra vez), ajudar as pessoas mais necessitadas que encontramos pelo nosso caminho, e orar! Essas e muitas outras, são atitudes de uma pessoas cristã em meio a uma tribulação.
Além disso, fazer tudo o que fazemos, com amor, é imprescindível. Estamos praticando/agindo com amor para com toda a criação de Deus?
Por fim, nos é necessário termos esperança. A esperança que é alicerçada em Cristo Jesus nos auxilia a viver cada dia da nossa vida com mais calma e paciência. Essa esperança não nos deixa ficar de braços cruzados esperando que tudo caia do céu, ou que tudo aconteça ao acaso. Pelo contrário, ela nos impulsiona a agirmos com amor e fé, para buscar por transformação ou para fortalecer atitudes que já tínhamos.
Perguntei no início desta pregação quais as nossas características como pessoas cristãs. Visto que Paulo escreveu na carta aos Tessalonicenses, que outras pessoas comentavam a respeito daquela comunidade, que eram reconhecidas por agir com fé, amor e esperança. Será que nós ainda somos conhecidos por isso? Será que somos reconhecidos por sermos pessoas que agem conforme aquilo que pregam? Pensemos sobre isso!

Que Deus nos auxilie a agirmos com amor e bondade com a pessoa próxima, que Jesus Cristo nos seja sempre fonte de esperança e que o Espírito Santo nos anime e console para nunca deixarmos a chama da nossa fé se apagar. Amém

HINO
568 - LCI – Nem só palavra é o amor

CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos a nossa fé, com as palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
84 - LCI – Por tudo o que tens feito


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Querido e bondoso Deus, te somos pessoas imensamente gratas por tudo o que Tu tens nos dado e feito na vida de cada um e cada uma de nós. Gratas somos por Tua Palavra que nos move a sermos pessoas cristãs melhores e mais responsáveis. Gratas que pela nossa fé, amor e esperança podemos ser reconhecidas como tuas filhas e teus filhos, e que nunca nos esqueçamos do teu amor dado a nós através de Jesus Cristo.
Intercedemos pelo nosso mundo, país, estados e municípios. Que as pessoas que governam possam ter discernimento e sabedoria para poderem cumprir seus papeis e agir com responsabilidade visando sempre vida digna à todas as pessoas e criação divina.
Intercedemos pelo corpo de Cristo, por todas as Igrejas e pessoas que são uma parte deste grande corpo. Que possam continuar suas vidas agindo com fé, amor e esperança.
Oramos pelos motivos aqui mencionados (pode-se lembra-los nesta hora)
Motivos de Oração:

 

1. Aniversariantes
2. Pessoas doentes/hospitalizadas
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor levante sobre ti a sua face e te dê a paz. (+). Amém.

ENVIO
Vão na paz que Cristo nos dá e sirvam a Deus com jubilo e alegria.
Comunidade: Demos graças a Deus!

CANTO FINAL
285 - LCI – Que a luz de Cristo brilhe
 


Autor(a): Pastora Camila Laís Karsten
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 20º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Tessalonicenses I / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 10
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 58420
REDE DE RECURSOS
+
Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br