A Missão de Deus é a Nossa Paixão

08/04/2010


O tema da IECLB para 2010 é o casamento da novidade com a continuidade. A continuidade se mostra com o mesmo tema de 2009: Missão de Deus – Nossa Paixão. A missão sempre é de Deus e leva para ele. Nós somos os instrumentos de que Deus dispõe para fazer a sua missão. Deus é apaixonado pela sua criação e nos convida a que nos apaixonemos em palavra e ação pela sua missão. Deus nos chama e convoca para tomarmos parte de sua missão, o que deve nos encher de ânimo e coragem para assumir ativamente a nossa fé colocando-a em ação nas comunidades e na sociedade.

A novidade da campanha 2010 fica por conta do lema bíblico que diz: Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia (Mt 6.11). A missão de Deus é essencialmente prática. A missão de Deus acontece no dia a dia em nossa vida família, comunitária e social. Este versículo faz parte da oração que nosso Senhor, Jesus Cristo, ensinou a seus discípulos e que nos acompanha até hoje, sendo expressão de tudo o que uma pessoa cristã necessita para viver. A oração que Cristo nos ensinou aponta para a comunitariedade das necessidades, sendo sua solução igualmente comunitária. O pedido pelo pão é para todas as pessoas independentemente de raça, cor, credo ou pertença à determinada classe social. O pão tem a ver com a dignidade da vida do ser humano e não com o merecimento ou o esforço maior ou menor para obtê-lo.

O lema bíblico em apreço também encontra uma palavra explicativa em Martim Lutero, reformador da Igreja Luterana. Quando ele faz a explicação do quarto pedido do Pai Nosso diz que pão é tudo o que se refere ao sustento e às necessidades da vida. Lutero ainda diz que Deus nos dá tudo sem pedir, inclusive dá o pão para as pessoas más. Sendo assim, com mais certeza Deus dá o pão para cada dia da vida de filhos e filhas. Está aí o desafio de receber e prover de pão o nosso próximo, reconhecendo que é de Deus que provém comida, casa, bons governos, comunidade... O desafio é receber em gratidão e ofertar adiante, gratuitamente, o que de graça recebemos.

O tema nos convida a refletirmos seriamente sobre como lidamos com os bens que Deus nos confiou. A quem foram confiados muitos bens tem uma responsabilidade social maior, porque tem mais condições de auxiliar o próximo. Isso não isenta os que têm menos posses de buscar o pão para quem não o tem.

A arte expressa no cartaz do tema de 2010 aponta para um grande leque de possibilidades de envolvimentos práticos da comunidade. O tema e o cartaz nos convidam a envolver-nos, movidos pela fé, na transformação da realidade de injustiças em vida digna para todas as pessoas. Jesus confiou a seus discípulos, e por conseqüência, a todos nós, a tarefa de ser sal e luz para o mundo (Mt 5.13ss).

A decisão de participar na transformação da sociedade é individual e pessoal, mas as ações acontecem comunitariamente. Deus estende o convite a todos, mas só os sábios que se deixam dirigir pelo Espírito Santo o aceitam e participam da construção de uma comunidade ativa, acolhedora, aberta e que acolhe pessoas enfraquecidas na caminhada. Deus! Dê-nos também hoje o pão nosso de cada dia e assim teremos as condições necessárias para nos apaixonarmos pela tua missão. Amém.

P. Jair Holzschuh


Autor(a): Sínodo Uruguai
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
ID: 9111
Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br