A sabedoria de Deus é para o bem de todos

Senhas diárias

13/10/2019

O Senhor Deus é a origem de tudo e Ele mantém a vida de tudo. É dele que vem a sabedoria e o conhecimento, pois Ele é a origem do pensamento e do discernimento. O profeta Daniel se propõe a explicar um sonho que o rei Nabucodonosor havia tido. Para isso, sua primeira ação, juntamente com seus amigos, é buscar sabedoria e capacidade de interpretação no Senhor. Ele clama a Deus para que lhe seja revelado o significado do sonho e o Senhor assim o faz. Isso faz com que Daniel, antes de revelar o significado, expresse seu louvor e sua adoração ao Senhor, o qual dá sabedoria aos sábios e inteligência aos inteligentes. Com isso, o profeta dá seu testemunho e exalta a Javé, o Senhor, como o único Deus. O rei se satisfaz e honra a Daniel e a Javé. Com isso, os muitos sábios babilônicos são salvos da morte.
Tiago também nos diz que a sabedoria que vem do alto, de Deus, e diferente da sabedoria que vem da terra, do ser humano. Elas se discernem na aplicação do resultado a que chegam, que normalmente é o mesmo. A sabedoria de Deus fez com que fossem criados remédios a partir de descobertas científicas e doenças podem ser curadas; a sabedoria humana criou armas químicas com estas descobertas e mata seu semelhante. A sabedoria de Deus dá capacidades especiais a algumas pessoas, como no esporte, e estes esportistas podem ganhar muito dinheiro com isso e ajudam pessoas necessitadas; a sabedoria humana faz com estes esportistas acumulem para si fortunas e deixem que tantos permaneçam na miséria e sofrendo com doenças e males que a miséria causa. A sabedoria de Deus possibilitou que o ser humano criasse ferramentas e máquinas capazes de fazer quase tudo e elas podem ser usadas para o progresso da humanidade; a sabedoria humana usa estas ferramentas e máquinas para criar armas cada vez mais sofisticadas para matar seus semelhantes. E assim tantas coisas que foram possibilitadas ao ser humano fazer, através da sabedoria que Deus dá, mas que foram usadas de forma perniciosa e maléfica por causa da sabedoria humana. Por isso que Tiago diz que a sabedoria de Deus, que vem do alto, é antes de tudo pura, é pacífica, bondosa e amigável. É cheia de misericórdia, colhe boas ações, ações em favor do próximo e não é preconceituosa. Sejamos sábios conforme a sabedoria de Deus.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 53760
REDE DE RECURSOS
+
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br