A sopa de pedra da vida

14/09/2010

1 | 1
Ampliar

Quero contar uma história...

Era uma vez um estranho montou seu cavalo fez uma longa e cansativa viajem, para bem longe de sua casa e de sua terra. Era tarde, muito tarde, e o homem estava cansado e com fome. Ao longe viu uma pequena vila. Eu vou pegar algo para comer lá e encontrar um lugar para passar a noite, pensou.

De repente, o cavalo tropeçou, jogando o estranho no chão. Depois que ele se levantou e sacudiu a poeira, ele viu que o cavalo havia tropeçado numa pedra que saia do chão, bem no meio da estrada.

Ele andou até ela e cavocou a pedra para fora da terra de modo que não estragasse viagem de mais ninguém. Era uma pedra esplêndida, quase perfeitamente redonda e lisa. O estranho gostou da pedra, então ao invés de jogá-lo fora, ele colocou em sua bolsa de sela, subiu em seu cavalo, e continuou para a vila.

Enquanto ele passava pelas primeiras casas do povoado, alguns pararam seus afazeres para olhar. Ele acenou para vários deles, mas ninguém acenou de volta. Ele apeou do cavalo e aproximou-se uma mulher de pé em frente de uma pequena casa. Boa tarde, disse alegremente, você poderia arrumar um pouco de comida para um homem com fome?

A mulher começou sacudindo a cabeça mesmo antes de ter começado a sua sentença. Nós tivemos uma colheita ruim aqui. Estamos muito preocupados que mal há comida suficiente para nossa família. Eu sinto muito. E ela entrou em casa e fechou a porta.

O homem continuou na casa ao lado, onde um agricultor estava trabalhando em sua carroça. Você tem um lugar em sua mesa para um viajante com fome?, questionou. Não choveu durante o último mês antes da colheita, disse o agricultor afirmou. O pouco que temos é necessário para os nossos filhos.

Em cada casa o estranho ouviu a mesma história triste: a colheita tinha sido pouca, não havia comida suficiente para passar o ano até a outra safra. Todos estavam muito preocupados com si mesmos e suas famílias imediatas.

Completamente desanimado e com muita fome o homem sentou-se na sombra de uma árvore na praça da vila. As pessoas pobres: ele pensou, em algumas semanas eles vão estar tão famintos como eu. De repente, uma idéia brilhante o atingiu. Ele enfiou a mão no alforje, tirou a pedra e falou para o povo. Gente querida, ele gritou: Suas preocupações se cabaram. Tenho em minhas mãos uma pedra especial que irá ajudá-los até a próxima colheita. Esta é uma pedra mágica. Com ela a gente pode fazer uma sopa de pedra.

Sopa de pedra? repetiu um velhinho. Eu nunca ouvi falar de sopa de pedra.

A maravilha da sopa de pedra, o estranho continuou, e que não só se alimenta de pessoas com fome, ele também aproxima as pessoas.” Agora, quem tem um panelão para ceder? Rapidamente uma enorme panela de ferro foi encontrada e entregue ao estrangeiro em um carrinho de mão. A panela é apenas grande o suficiente, mas serve, disse o estrangeiro. Agora temos de encher o pote com água e acender o fogo.

Ansiosos as mãos carregavam baldes de água e lenha. Logo, o panelão foi colocado sobre um fogo. Quando a água começou a ferver o homem dramaticamente levantou a pedra mágica acima de sua cabeça, e então ele gentilmente colocou no panelão. Sopa de pedra precisa de sal e pimenta, anunciou o desconhecido. Duas crianças correram para encontrar o sal e a pimenta. Depois que a água tinha fervido por alguns minutos o estranho sorveu a bebida.

Esta pedra faz uma sopa excelente, mas seria melhor se tivéssemos um pouco de cenouras. Temos algumas cenouras que estamos dispostos a compartilhar, disse um agricultor. Imediatamente sua filha correu para casa e voltou com um avental cheio de cenouras. É muito ruim, a colheita foi tão ruim, disse o estranho. Sopa de pedra é sempre muito mais saborosa quando colocamos nela um repolho ou dois. Eu acho que sei onde encontrar um repolho, gritou uma jovem mãe que correu para para a casa dela. Quando ela voltou, ela foi levando três grandes cabeças de repolho.

A última vez que fiz a sopa de pedra estava no castelo de um homem rico. Ele acrescentou algumas batatas e um pouco de carne . Várias pessoas falaram baixinho: Um pouco de carne e podemos comer como pessoas ricas, um sussurrou. Eles voltaram para casa e logo retornaram não só com carne e batatas, mas trouxe um pouco de creme de leite, cebola e queijo coalho também.

Até o momento a sopa ficou pronta já era quase noite. Foi a mais deliciosa sopa que alguem jamais tinha cheirado... e pensar que tudo vinha da pedra mágica. O estranho finalmente disse que estava pronto e convidou todos para que todos pudessem comer.

Depois que todos haviam comido a se fartar, alguns populares trouxeram as suas violas, violões e sanfonas, mais uma zabumba. Todos começaram a cantar e dançar - e eles continuaram até as primeiras horas da manhã. Nunca o pessoal daquela vila tivera uma festa tão maravilhosa.
Na manhã seguinte, todos da aldeia se reuniram para dizer adeus ao estranho. Enquanto montava no seu cavalo uma criança gritou: Você esqueceu de pegar a sua pedra mágica!

O estranho sorriu. Vou deixar a pedra com você como presente de gratidão por sua hospitalidade, disse ele. Lembrem-se, enquanto você fizerem sopa de pedra, vocês nunca terão que se preocupar em estar com fome. Quando ele partiu um avô pôs o braço em volta dos ombros de sua joven neta e disse: Você se lembra de algo mais da magia que o estranho disse quando ele prometeu fazer sopa de pedra? , ele perguntou. Sim, disse ela, a pedra aproxima as pessoas.

Nós celebramos a bondade de nosso Deus, que fornece-nos a graça de terra, mar e céu - a bondade de Deus que concede a nós tanto tempo de semear e colher, a bondade de Deus, que compartilha conosco o amor que está em seu coração e nos convida para também compartilhar.
Alguns fatos que vieram em uma nota que recebi pela internet há algum tempo. Trata-se de uma variedade das bênçãos que temos recebido, na mais especial terra em que vivemos. O que eu recebi foi isto:
Se você possui apenas uma Bíblia, você é abençoado abundantemente. Um terço da população mundial não tem acesso a mesma .. Se você acordou esta manhã com mais saúde que doença, você é mais abençoado que o milhão que não sobreviverá esta semana .. Se você nunca experimentou o perigo da batalha, a solidão da prisão, a agonia da tortura ou as pontadas da fome, você está à frente de 500 milhões de pessoas em todo o mundo .. Se você pode ir a uma igreja, ou seguir uma religião, sem o medo de perseguição, prisão, tortura ou morte, você é mais abençoado que quase três bilhões de pessoas no mundo.Se você tem comida na geladeira, roupas sobre o corpo, um teto sobre sua cabeça e um lugar para dormir, você é mais rico que 75% das pessoas deste mundo.Se seus pais ainda estão casados e vivos, que é muito raro, até mesmo aqui no Brasil. Se você mantém sua cabeça erguida com um sorriso no rosto e é verdadeiramente agradecido, você é abençoado porque ama maioria pode, mas a maioria não .. Se você pode segurar a mão a alguém, o abraça ou mesmo tocá-los em o ombro, você é abençoado porque pode oferecer a cura de Deus pelo toque ..Se você orou ontem e hoje, você está em minoria porque você acredita na vontade de Deus para ouvir e responder oração.A história da Sopa de Pedra é uma história sobre a partilha e carinho, quando bênçãos e compaixão parecem escassos. A pedra aproxima as pessoas, e alimenta aqueles que estão com fome. Ela nos lembra que todos, não importa quão pobre que possamos parecer, temos alguma doação ou contribuição que pode ser dada para a melhoria de todos. Uma dádiva pela qual devemos sempre dar graças. Uma dádiva que a nós torna ricos, com a contagens de riquezas do mundo e da criação de Deus, as quais não devemos ignorar ou esquecer - não importa quão pequena que esta dádiva pode parecer para alguns.

Nós somos abençoados. Alguns têm mais – outros menos - mas cada um um de nós tem algo que pode compartilhar - de alguma forma em que podemos oferecer o toque renovador de Deus - uma forma em que podemos nos unir e adicionar à panela que alimenta todos os que têm fome de comida e bebida e de carinho e amor, de paz e justiça.

Entregamos nossa oferta de gratidão para a obra de Deus e muito mais, nós entregamos a nós mesmos, nossa oferta, nosso “sacrifício vivo e santo que agrada a Deus”, como disse o Apóstolo Paulo. Nós temos nossa própria versão da sopa de pedra acontecendo - sem precisar do panelão ou da pedra - e isso é bom.

Mas Ação de Graças não é simplesmente sobre a partilha, quer se trate da nossa abundância ou da nossa pobreza relativa. Temos de Ação de Graças com os seu componentes

É AÇÃO de graças É partilha ou doação de uma parte das bênçãos que temos e de nós mesmos. São as bênçãos sejam elas pouco ou muito, é sobre confiança e fé. A confiança que Deus proverá tudo o que precisamos no dia a dia, para a nossa sobrevivência. E da fé para viver como Deus tem nos direcionado a viver, não importa quais as nossascircunstâncias possam ser. Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? Ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Graças a Deus que realmente nos deu tudo o que precisamos - bênçãos não só de comida e bebida, calor e abrigo, bênçãos, mas também de amor e aceitação, perdão e esperança, a oração e louvor, amor e alegria.

Confia nele, a cada dia e viver como ele leva você para viver seguro no amor de Cristo Jesus, nosso Senhor e nosso irmão, - Ele que ofereceu a sua vida para o mundo sabendo que Deus seria verdadeira às suas promessas.

P.Armin A.Hollas - Pastor da IECLB em Teófilo Otoni/MG


Autor(a): Armin Andreas Hollas
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7619
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br