A verdadeira igreja

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Colossenses 3.1-4

A vossa vida está oculta juntamente com Cristo, cm Deus”. (v. 30)




Quem governa a Igreja é o Espírito Santo, e os santos são também movidos e governados por ele (Romanos 8). E Cristo está com sua Igreja até o fim dos tempos.
Mas, aqui, surge a pergunta: Aqueles que vocês consideram Igreja são de fato Igreja? Ou, não é assim que durante toda sua vida, eles estavam perdidos e ultimamente voltaram ao caminho certo? Pois considere o caso do povo de Israel no tempo do profeta Elias. Todos os líderes, os grandes e notáveis, os governantes, mestres e ocupantes de outros postos estavam entregues à idolatria, a ponto de Elias pensar que tinha ficado só. Mas o Senhor Deus tinha conservado sete mil e quem viu estes sete mil e quem se deu conta de que eram povo de Deus?
E que foi que houve no tempo do Senhor Jesus Cristo, quando todos os apóstolos se escandalizaram e caíram? Quando todo o grande e glorioso povo renegou, rejeitou, condenou e crucificou a Cristo, de modo que também sobraram apenas um ou dois: Nicodemos, José, Maria e o malfeitor na cruz? Não eram esse também chamados povo de Deus? Ou não restava nada do verdadeiro povo de Deus? Sim, havia povo de Deus. Só que não tinha o nome e a aparência.
E que tal se, desde o início do mundo (pois as obras de Deus são totalmente contrárias à razão humana e diferentes das obras dos homens), foi assim com a Igreja ou o povo de Deus: alguns receberam o nome de povo de Deus e santos, mas, na verdade, não o foram, enquanto que outros, o pequeno e desprezado grupinho que sobrou, não tiveram esse nome, mas, de fato, eram povo de Deus?
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: Uma Santa Igreja Cristã
Ditoso o homem que se compadece e empresta Salmo 112
Uma santa igreja cristã Efésios 4.1-6
A verdadeira Igreja Colossenses 3.1-4
O fundamento da Igreja João 17.6-10
O povo do perdão Isaías 33.17-24
O ofício das chaves Mateus 18.15-18
O santuário da cruz Mateus 5.11-12
Comunhão 1 Coríntios 10.14-22

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Colossenses / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 4
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22546
REDE DE RECURSOS
+
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br