A Vontade de Deus empolga?

09/05/2011

justica
Biblia
1 | 1
Ampliar

Ao lermos os versículos bíblicos previstos nas Senhas Diárias desta semana (9 a 14 de maio de 2011) somos postos diante de temáticas como: Vontade de Deus, Justiça, Conhecimento de Deus, Obra de Deus, Palavra de Deus, sede da Palavra de Deus e Proximidade de Deus. Estas expressões são o alicerce ético da práxis cristã, isto é, a espiritualidade traduzida em testemunho prático para dentro dos relacionamentos entre os seres humanos e destes com toda a criação. Uma leitura cuidadosa dos textos bíblicos, tanto do Novo como do Antigo Testamento, irá nos mostrar como estes assuntos insistem em se apresentar nas sagradas escrituras. É verdade que em muitos púlpitos nas comunidades Evangélicas de Confissão Luterana também se insiste em pregá-los com paixão e esperança utópica. Mas parece não serem temas prediletos das pessoas que participam dos cultos, pois tenho a impressão não se sentirem empolgadas ao ouvirem pregações que os abordam. Isso é preocupante, pois quando estes temas não chamam mais a atenção, quando eles não causam empolgação o que podemos esperar quanto às relações humanas, quanto a postura da humanidade diante do todo da Criação. A pergunta é: podemos ainda ter alguma esperança para o ser humano e para o meio no qual e do qual ele vive se na religiosidade ou na espiritualidade das pessoas temas como justiça se tornam um tabu?

A palavra de Deus está simplesmente sendo abandonada na medida em que se deixa de aprofundar um dos temas sem os quais não se entende a Vontade de Deus: “Buscai em primeiro lugar o seu Reino e a sua Justiça.” O que realmente os seres humanos estão buscando em primeiro lugar? Será mesmo o Reino de Deus e a Sua Justiça ? Parece que o ser humano esta entendendo este sua como se fosse a sua própria justiça e a sua própria vontade e o seu próprio reino e não o de Deus. Em função dos milhões de pessoas que se confessam a fé cristã no mundo a história deveria ser outra. Creio que o nome de Deus esta sendo usado em vão. Desconfio que nós estejamos sendo dirigidos por um ídolo, adorado e idolatrado todos os dias, o qual instalou a sua vontade e o seu reino no mundo. A justiça dele é impiedosa e não conhece a palavra perdão e o seu nome é Lei do Mercado. O mundo o adora e o venera. O mundo o quer. Por um lado ele oferece maravilhas, mas com alto preço que ainda não sabemos bem qual será. Mas não custa lembrar que já recebemos sinais de cobrança; e bem pesados.

O tema da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Paz na Criação de Deus é oportuno, mas temo que não resulte em ações significativas em função de não apaixonar as pessoas, as comunidades. É uma pena. Termino, lembrando que uma das senhas diárias da semana, a do Antigo Testamento prevista para o dia 11, é de juízo: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. Correrão por toda parte, procurando a palavra do Senhor, e não a acharão.” (Amós 8.11-12)


 
P. Adelcio Kronbauer, pastor da IECLB em
Nova Friburgo/RJ

A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br