"Abrindo a Picada" | Marcos 1.1-8

2º Domingo de Advento - ANO B

06/12/2023

 

Amados irmãos, amadas irmãs,

João Batista foi um profeta – um grande profeta. Embora tenha sido importante, João Batista é o prelúdio para a música que é Jesus. Sua missão não era ser o Messias Salvador, mas preparar o caminho para a chegada do Messias Salvador. Por isso, todos os anos na época do Advento nós lembramos de João Batista, pois ele foi o precursor da vinda de Jesus.

Nesta semana, fiquei pensando bastante na imagem da preparação do caminho e de João Batista como um precursor. Lembrei-me, então, que todos estamos aqui porque houve precursores antes de nós que possibilitaram de aqui estarmos hoje! E claro, a imagem que me veio à mente foi a chegada dos imigrantes alemães, na maior parte luteranos, em São Leopoldo em 1824.

Vieram para cá com a promessa de um paraíso. Contudo, quando aqui chegaram, não havia estrutura alguma para sua sobrevivência. Então, precisaram logo colocar mãos à obra. E fazem algo que possui um nome notório até hoje: abrem as picadas! Em Santa Catarina são as “tifas” e no noroeste do Rio Grande do Sul e no Paraná são as “linhas”.

Aqueles precursores não eram João Batista, mas tiveram que preparar o caminho para que as pessoas pudessem passar! Lúcio Fleck diz:

Em 1833, três colonos destemidos e arrojados, avançaram pela selva, subiram o morro e, no primeiro planalto, no meio do mato, longe de qualquer habitação, construíram seus ranchos. Os nomes eram: Jakob Müller, Jakob Wasem e Jakob Walber. Em virtude dos nomes “Jakob”, a localidade recebeu o nome de “Jakobstal”, Vale dos Jacós, hoje Picada São Jacó. Somente doze anos mais tarde, em 1845, começou a colonização na várzea, a qual a Imobiliária Schmidt & Krämer registrou como “Picada Ferrabraz”.[1]

 

Um pouco mais tarde, por causa de dois moradores de nome Krämer, uma “picada” foi chamada de “Krämereck” (canto dos Krämer). E assim, aqueles precursores foram preparando o caminho para o futuro. Hoje, os caminhos estão preparados e precisam apenas ser cuidados e aperfeiçoados. Picadas foram abertas e acessos foram criados. Isso possibilitou o nascimento e o crescimento da cidade de Sapiranga, bem como o desenvolvimento do Vale dos Sinos.

João Batista me lembrou essa história. Trazendo para a nossa linguagem, poderíamos traduzir o texto bíblico da seguinte forma: “Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual abrirá a picada”. Simbolicamente, essa foi a missão de João Batista: onde tudo era uma densa mata, ele foi chamado para abrir um caminho ao Senhor.

Ele faz o prelúdio para o Messias, mas ele mesmo não era o Messias. E o próprio João Batista tinha consciência da sua missão. Ele disse: “Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das suas sandálias”. (Marcos 1.7). Sua missão “não subiu para a sua cabeça”. João Batista tem discernimento de que “está abrindo a picada”, mas que quem passará por ela em glória é o Senhor Jesus!

Precursores sempre foram importantes em toda a história humana. Quero lembrar apenas de alguns:

·       João Batista foi o precursor de Jesus;

·       Os discípulos de Jesus foram os precursores do apóstolo Paulo;

·       Francisco de Assis foi o precursor de uma das primeiras reformas na Igreja Cristã;

·       Johann Hus e John Wycliffe foram os precursores de Lutero;

·       Martinho Lutero foi o precursor da maior Reforma da Igreja e do Mundo Ocidental;

·       William Wilberforce foi o precursor pela abolição da escravatura na Inglaterra;

·       André Rebouças, José do Patrocínio, Luiz Gama e outros foram os precursores da abolição da escravatura no Brasil;

·       Martin Luther King Jr. e Rosa Parks foram os precursores da luta pelos direitos civis nos EUA;

·       e etc.

 

Percebem como os precursores são importantes? Mas conseguimos perceber também que aquilo que vêm após eles é ainda mais significativo?

·       Das picadas abertas pelos precursores herdamos hoje belas cidades;

·       Da Reforma e seu precursor Lutero, herdamos uma teologia sólida e um Ocidente cheio de heranças seculares do movimento reformatório;

·       Das lutas pela abolição da escravatura e pelos Direitos Civis, queremos construir um mundo justo e igualitário a todas as pessoas.

 

Precursores tem essa importante finalidade de causar transformações que mudam a vida e o futuro para sempre! Agora, João Batista teve um privilégio que nenhum outro precursor teve! João Batista foi o precursor do único personagem que foi capaz de dividir a história em antes e depois de si mesmo! Jesus Cristo está no centro da história! Há uma história antes dele e outra história após ele! E João Batista teve a alegria de ser o seu precursor! De abrir a “picada” para Jesus passar!

 

Amados irmãos, amadas irmãs,

o mundo continua precisando de precursores com a humildade e com o caráter de João Batista. Sabemos que ele foi morto e que sua cabeça foi servida em um prato. Ser um precursor pode significar arriscar a própria vida e a própria cabeça:

·       o apóstolo Paulo possivelmente foi condenado à morte;

·       Francisco de Assis enfrentou resistência e deboches em sua atuação;

·       Johann Hus e John Wycliffe foram mortos;

·       Martinho Lutero escapou da morte na fogueira por causa da proteção do Príncipe Frederico, o Sábio;

·       William Wilberforce foi muito criticado por agir pelo fim da escravatura na Inglaterra;

·       André Rebouças, José do Patrocínio, Luiz Gama e outros foram perseguidos por lutarem pela abolição da escravatura no Brasil;

·       Rosa Parks foi presa após protestar pelos direitos civis; Martin Luther King Jr. foi assassinado.

 

Ser precursor/a de uma mudança pode ter consequências não planejadas – como a morte!

Contudo, esse é o nosso chamado! O mundo precisa de mudanças. Estamos no tempo de Advento que é o período do calendário litúrgico para refletirmos sobre como vivemos até aqui e como poderemos viver o nosso futuro. E hoje, você está sendo chamado/a a ser o/a precursor/a da mudança na sua família, no seu trabalho, nos seus estudos e para quem está à sua volta!

Lembre-se: o/a precursor/a não é mais importante que o Mestre! Somos chamados a preparar o caminho para a volta do Senhor! O apóstolo Pedro escreveu: “Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis, e tende por salvação a paciência de nosso Senhor.” (2 Pedro 3.14-15a).

Prepare o caminho para a volta do Senhor! Abra você também “as picadas” para um mundo melhor: mais humano, mais solidário, mais compassivo, mais compreensivo, mais acolhedor; com menos fofocas, menos violência, menos egoísmo, menos julgamentos!

Vamos ser os precursores de um novo mundo a partir dos valores do Reino de Deus. Vamos agir para cuidar da Criação de Deus; vamos agir para que a paz esteja em cada rua e em cada lar; vamos ser nós os precursores das mudanças. E isso começa na maneira como tratamos uns aos outros! Como temos tratado uns aos outros? Com julgamentos? Com apontamentos de dedo? Com fofocas? Com desrespeito?

Vamos ser os/as precursores/as da sinceridade amorosa, do amor fraternal e do respeito que tolera. Vamos ser os/as precursores/as da vida e vida em abundância. Vamos ser os/as precursores de caminhos que vão ao encontro da outra pessoa para o abraço fraterno e não para o julgamento e a humilhação.

Como João Batista, Deus nos use como precursores do seu Reino – mas que toda a honra e toda a glória pertençam somente a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.

 

1º DOMINGO DE ADVENTO | VIOLETA | CICLO DO NATAL | ANO B

03 de Dezembro de 2023

 

P. William Felipe Zacarias

 



[1] FLECK, Lúcio. Sereis minhas testemunhas. Sapiranga: Edição do autor, 2001. p. 13.


Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 8
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 71880
REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br