ADVENTO OUTRA VEZ!

1 Tessalonicenses 3.9-13

11/12/2013

Advento
Advento 2
1 | 1
Ampliar

Advento é tempo de plantar, cultivar, colher e repartir os frutos do amor. Preparar com dedicação aquele solo fértil que somente nós conhecemos, nossa vida, nosso coração. As palavras da carta de Paulo aos Tessalonicenses nos mostra a preocupação de Paulo com a Comunidade. Ele estava com medo de que iriam fraquejar diante das perseguições que estavam sofrendo. Paulo sabia que deveria visitá-los, mas não podia ir, por isso enviou seu amigo Timóteo para ver como estava a Comunidade. Timóteo retorna trazendo boas notícias, disse que a Comunidade estava firme na fé. Diante da boa notícia, em gratidão, Paulo escreve esta carta, nesta Palavra Bíblica, assim como em Lucas 21.25-36 nos é lembrado a segunda vinda de Cristo. A nós compete pemanecer firmes na fé, vigiar e orar, pois não sabemos o dia e a hora em que Cristo vai chegar. O apóstolo Paulo também estava em época de espera e de preparo. Sua ênfase é de que cresçamos no amor e na doação, pois a vinda de Jesus é certa e repentina. Ele ora pela Comunidade para que o Senhor os faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros. Mas por que este pedido de oração? Para que as pessoas estejam isentas de culpa quando Cristo vier. Faz-se necessário a busca por uma vida mais digna e repleta de esperança e fé, onde a palavra de Deus esteja no centro de nossa vida.

Em meio a tantas opções sedutoras que levam a caminhos confusos o maior e mais sublime dos dons é o amor, que levou Jesus Cristo a entregar a sua vida na cruz. Como Comunidade de pessoas cristãs, de irmãos e irmãs na fé, precisamos de ânimo e esperança na nossa vida constantemente. Precisamos ser lembrados da importância de viver o amor entre nós, este dom tão belo e sublime que por vezes fica esquecido até mesmo por pessoas de nossa própria Comunidade. O tempo para as coisas de Deus, para a dedicação na vida em Comunidade para muitos já é escasso. Feliz a pessoa que pode sentir seu coração pulsando com intensidade, pela notícia que nos foi dada de que o filho de Deus realmente nasceu! Ele veio para nos trazer a salvação e somente Ele é o caminho, a única certeza, a única esperança! Nós cremos na sua segunda vinda, de acordo como diz a escritura sagrada.Tempo de advento nos faz lembrar da promessa de Deus, onde nosso coração ganha novo ânimo e força. A fé nos faz enxergar as coisas boas da vida, tira do nosso coração todo sentimento negativo de que nada vai dar certo, os ouvidos ficam mais sensíveis ao clamor dos que sofrem, nossas mãos se abrem com mais facilidade para dar, afagar e curar. Nosso coração se torna mais sensível, capaz de ajudar sem olhar a quem, livre de qualquer preconceito que nos afaste de outras pessoas. Nesse advento algo precisa ser diferente. O arrependimento faz parte da caminhada, a humildade é a roupa mais bonita e brilhante para este Natal. Deus permite transformação, ele nos dá uma nova chance, sim várias chances de começar de novo, fazer nossa vida mais repleta de sentido, de amar verdadeiramente nosso próximo, pois Deus precisa de nós para realizar a sua obra.

O que nós queremos fazer diferente para este Natal? Gostaríamos que mais pessoas ouvissem o testemunho da sagrada escritura? Gostaríamos que mais pessoas se preparassem para a vinda de Jesus? Pois bem, ainda é preciso muito trabalho! É necessário falar do que está cheio o nosso coração, do amor de Deus revelado em Jesus. Que a verdadeira luz deste Natal ilumine nossa vida em fé, esperança e amor. Que o verdadeiro aniversariante seja homenageado e lembrado em nossas Comunidades, em nossas casas, enfim, em nossa vida. Não sabemos o dia e a hora em que Cristo vai voltar, o que nos compete é vigiar e orar! Paz e Bem a todos! Amém.

Pa. Mônica Barden Dahlke
 


Autor(a): Pastora Monica Barden Dahlke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Tessalonicenses I / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 9 / Versículo Final: 13
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 26111
REDE DE RECURSOS
+
O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br