Alfonso Butzke (1924-2006)

Obra e Biografia

29/06/2012

Butzke, Alfonso (1924-2006) HPD 286

Nasceu no dia 23 de abril de 1924 em Blumenau, SC.

Faleceu no dia 11 de maio de 2006, em Blumenau, SC.

Sepultado em Blumenau, SC.

Alfons Butzke era filho de Arnoldo Butzke e Anna ns. Kästner. Aos treze anos iniciou a vida como padeiro. Depois foi confeiteiro e bancário. Aposentado por motivos de saúde, iniciou com a venda de Bíblias e tornou-se representante comercial de uma indústria de tapetes. Viajou, até que a degeneração da retina o impossibilitou de dirigir.

Na igreja, integrou por diversas vezes, os presbitérios da comunidade e, na IECLB, foi membro do Conselho Fiscal por vários anos. Como pessoa temente a Deus Alfons se engajava no trabalho para o Reino de Deus. Por mais de vinte anos foi o tradutor dos livrinhos “Sinos de Natal”, dos cadernos para os Estudos Bíblicos da MEUC e do Roteiro anual da OASE. Dirigiu por muitos anos estudos bíblicos. Gostava de cantar em corais e fazer música. Por mais de uma década foi integrante do Conselho de Redação do jornal O CAMINHO; esteve no projeto deste jornal desde sua fundação em 1985, assumindo parte da venda de anúncios. Butzke era dono de uma extensa biblioteca e tinha uma invejável cultura. Era fascinado pela leitura e um bom interlocutor sobre assuntos de fé e de teologia.

Sua esposa é dona Iris Butzke, que lhe deu um filho, o P. Dr. Paulo Butzke, e uma filha, a bióloga Dra. Ivani Butzke Dellandrea (falecida em 2003).

O hino da autoria de Alfons Butzke “Obrigado, Pai Celeste, pelas bênçãos que nos deste” (HPD nº 286), foi feito em 1977 e, com a melodia de Hans Günther Naumann, vem sendo cantado com alegria em muitas comunidades da IECLB. Nas três estrofes agradecemos pelas inúmeras bênçãos de Deus, recebidas no lar e na igreja, e no final da 3ª estrofe prometemos: “Quero, pois, a Ti servir e somente a ti seguir”.

Fonte: Clóvis Horst Lindner “Alfons Butzke morre aos 82 anos” em O CAMINHO de Junho 2006, pág.04.
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15531
REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br