Amós 8.4-7 - 15º Domingo Após Pentecostes - 18/09/22

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

15/09/2022

18/09/22 – 15º Domingo Após Pentecostes
Texto de prédica: Amós 8.4-7
Demais leituras: Lucas 16.1-13; 1Timóteo 2.1-7
Miss. Sérgio Rocha – Comunidade Chapadão do Céu- GO

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia amados irmãos e irmãs! Sejam todos bem vindos neste dia tão especial que o Senhor nos despertou para buscarmos ouvir a sua Palavra. Que bom que chegamos neste lugar. Muitos de nós deixamos nossas tarefas para vir Adorar e Exaltar ao Nosso Deus!
ACOLHIDA AO VISITANTES: Queremos acolher, com alegria e uma grande satisfação as pessoas que nos visitam, desejamos que todos se sintam bem e possam expressar a sua fé no Senhor Jesus conosco neste culto.
Canto de entrada
Nº HPD 333 Estamos aqui Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos reunidos em culto em Nome e na presença do Deus Pai criador e sustentador de tudo, Deus Filho nosso Senhor e Salvador e Deus Espirito Santo aquele que nos congrega em comunidade neste dia.
CANTO DE INVOCAÇÃO
Nº HPD 332 Deus está aqui.
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Amado e bondoso Deus como é bom estarmos na sua presença! Somos gratos a ti por nós acolher, como seus filhos amados. Mesmo não merecendo tamanho acolhimento perdão e graça. O Senhor nos acolhe quando nós cometemos o delito de pecados e nós sabemos muito bem que nosso pecado separa-nos da presença do Senhor. Pedimos perdão pela nossa desobediência, quando não levamos a Tua Palavra Senhor a sério, perdão Senhor se sofrimento te causei. Que o sangue do Senhor Jesus possa nos limpar e purificar de todo os nossos pecados que aqui confessamos ouça Senhor nosso Deus a nossa oração que por seu amor possamos receber o Perdão e graça.
ANUNCIO DO PERDÃO
No momento que confessamos os nossos pecados com sinceridade de coração. Deus em sua infinita misericórdia nos perdoa e nos reconcilia consigo pois Deus estava na Pessoa de Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo (2 Coríntios 5.18-19) Deus nos concedeu seu perdão.

Oração do dia
Obrigado Senhor por este dia tão especial onde nos reunimos em sua casa com a intensão de exaltar seu Santo nome. Te agradecemos pelo teu grande Amor pela tua fidelidade e compaixão. Graças te damos porque entregaste teu amado Filho para morrer por nós.
Amado Deus te peço Guie a caminhada do teu povo para que estes não se esqueçam do teu agir em seu favor. Fortalece-nos com tua presença ajuda nós a ouvir a tua Palavra e ás coloca-las em prática. Fortaleça no amor e nos oriente. Isso te pedimos em nome de Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

Leituras bíblicas: Texto de prédica: Amós 8.4-7
1ª Leitura Bíblica: Lucas 16.1-13
2ª Leitura Bíblica:1 Timóteo

CANTICO INTERMEDIÁRIO
379 – HPD II – Estou pronto Senhor

 

PRÉDICA: Amós 8.4-7
Querida comunidade quando a religião ou a igreja perde a sua voz profética que é a essência de sua existência e associa aos interesses do Estado; Não tem mais o porquê de sua existência. Pois a Igreja ela está no mundo, mais ela não do mundo e sim tem o poder de chamar o mundo ao arrependimento. Igreja deve ser a consciência Estado. Se ela se une a ele deixar de ser a voz de Deus no mundo. A religião em Israel havia sido transformado num instrumento de interesse político e todos reis caminharam por este caminho e atraíram o juízo de Deus sobre a nação.

Queridos e irmãs no capitulo 8 de Amós, Deus mostra ao seu profeta um descrição simbólica do que está preste acontecer seu Juízo sob a nação de Israel.
v.1 Deus mostra a Amós em visão um cesto de frutos de verão, estes frutos estavam no ponto de serem colhidos estes frutos maduros são um símbolo que a nação de Israel estava madura para o Juízo. O tempo da oportunidade havia acabado a nação seria levada ao cativeiro sem jamais ser restaurada.
Querida comunidade uma nação que corrompem seus princípios e valores morais está sujeita a cair em ruínas. Israel havia desrespeitado a lei de Deus e deixado de viver de acordo com a sua aliança. Deus havia deixado 2 tabua da lei ou melhor onde se tinha os 10 mandamentos. A primeira tábua da lei se referia-se ao relacionamento do povo com Deus, e a segunda ao relacionamentos com o próximo. A nação de Israel havia se rebelado contra todas essas leis. Já não amavam a Deus e muito menos ao próximo. (Mt 22.36-40).

Uma pergunta pertinente que devemos fazer é. Quais foram os pecados que levaram essa nação à ruína?
1. A tirania ao pobre, amar mais a injustiça do que o exercício da misericórdia (8.4)
O desejo insaciável levou a classe abastada de Israel a praticar crimes horríveis ao olhos do rei, com a ajuda de juízes corruptos sem nenhuma condenação dos sacerdotes. Os ricos tinham uma vontade de fazer mal contra os necessitados e destruir os miseráveis da terra. Se pudessem eles engoliriam os desamparados e os aboliriam da terra. Tal atitude provocou a ira de Deus e a ruína da nação de Israel. A religião sem o exercício da misericórdia é inútil. Como a fé sem obras é morta.
Russell Norman Champlin diz que o resultado da opressão era eliminar os pobres com morte material e morte física. Os ricos estavam assinando o atestado de óbito social dos pobres
O Menosprezo pelo culto a Deus, amar mais o lucro do que a Deus (8.5)
O calendário litúrgico dos ricos era analisado apenas por aparência. Eles não sentiam prazer em Deus durante a celebrações seus cultos, mas buscavam oportunidades para oprimirem ainda mais os necessitados. Eles iam ao templo não para adorar nem para ouvir a voz de Deus. Havia uma clima de impaciência com o sábado quando todo o comércio era fechado isso mostra que o deus deles era o dinheiro e no altar de Mamom eles estavam dispostos a sacrificar os pobres. Porém, os observavam de maneira superficial, seus pensamentos estavam no termino desses dias sagrados a fim de retornarem de novo as suas buscas insaciáveis de ganhos materiais. O texto nos mostra que estas pessoas amavam o lucro mais do que amavam a Deus. O dia de sábado se observava como um dever, mais não um deleite.
Deus abomina a desonestidade.
Os israelitas articulavam meios de fraudar e lesar os pobres, vendendo o pior produto, por um peso menor, por um preço super faturado. “Não usem medidas desonestas quando medirem comprimento, peso ou quantidade.
Usem balanças de pesos honestos, tanto para cereais quanto para líquidos. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês, que os tirei da terra do Egito. (Lv 19.35,36)”. Os Israelitas ricos não se atentavam para o fato que a palavra de Deus proibia tais atitudes eles estavam embebedados pelo luxo e pelo conforto e estavam dispostos a fazer qualquer coisa para não perder estes privilégios de morar em grandes castelos, de beber bebidas caras escutando as melhores músicas.
Queridos irmãos e irmãs este texto em apreço nos leva a pensar nossas atitudes devem ser pautado em nosso temor a Deus. Devemos ter em nossa mente e coração que o Senhor Deus é um Deus amor e também um Deus de justiça.
Que tenhamos prazer em obedecer a sua lei. E que prestemos cultos em gratidão a Deus e não por obrigação. Hoje é o tempo da graça hoje é o dia de salvação. Arrependam se de seus maus caminhos e voltem-se para Deus.” Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto. Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.” Isaías. 55.6.
Amém.
Em resposta a esta palavra convido a Comunidade reunida a confessar a nossa fé com as palavra do credo apostólico.

CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta a palavra que acabamos de ouvir e movidos pelo Deus de amor queremos agora confessar a nossa fé.
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 249 – HPD1 – Graças Senhor

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
Amado e bondoso Deus te agradecemos pelo culto que tivemos te damos graça pela sua manifestação do teu Santo Espírito. Agradecemos por tua palavra que é uma palavra viva e que tem falado profundamente ao nossos corações.
Senhor Deus que possamos aquietar-nos diante do Senhor Jesus para que possamos ouvir a tua voz e assim obedecer os teus mandamentos.
Que sejamos lembrados constantemente do teu imenso amor e através Jesus de Cristo nos trouxe vida nova e salvação para que tenhamos vida abundante. Que tenhamos um coração grato pela benção que recebemos por meio da tua graça.
Assim também Senhor ouve os nossos pedidos: e nos assista com sua misericórdia. Deus obrigado por ser tão fiel para com seus filhos obrigado Senhor Jesus. E os demais pedidos que tenhamos colocamos na oração que teu Filho Jesus nos ensinou.
Pai nosso ...
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
Que o Senhor esteja a tua frente para mostrar o caminho certo.
Que o Senhor esteja atrás de ti, para te livrar da falsidade das pessoas má.
Que o Senhor esteja ao teu lado para te abraçar enquanto estiveres triste.
Que o Senhor esteja abaixo de ti para te levantar quando caíres.
Que o Senhor esteja sobre ti para de abençoar. Assim abençoa o Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém
ENVIO
uma semana abençoada vão na Paz do Nosso Deus e o sirva com alegria nesta nova semana.
CANTO FINAL
165 – HPD II – Há sinais de paz e de graça.

 

 


 


Autor(a): Missionário Sérgio Rocha
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 15º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Amós / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 4 / Versículo Final: 7
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 67526
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br